Otimismo. Esta é a palavra que resume o sentimento do Varejo em relação ao Dia dos Namorados, uma das datas mais importantes para o segmento ao longo do ano.
Dois mil e vinte e dois marca a retomada com mais força do setor após dois anos de medidas restritivas necessárias devido à pandemia do novo coronavírus. Com a rotina praticamente normalizada, a economia dá sinais, mesmo que tímidos e longe do ideal, de recuperação.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (FECOMÉRCIO MG) realizou um levantamento para saber o que os empresários mineiros esperam da data que celebra o amor.
A pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Namorados 2022”, realizada entre os dias 9 e 17 de maio, entrevistou representantes de 403 empresas de todas as regiões de Minas. Os números são animadores: 80% dos entrevistados acreditam que os resultados nas vendas deste ano devem ser melhores que os de 2021.
E esse otimismo tem base em alguns fatores, como a diminuição dos casos de Covid 19, o apelo emocional da data e pelo fato do Dia dos Namorados fechar o calendário de promoções no primeiro semestre.
Tudo se explica pela questão comercial. O Dia dos Namorados foi criado pelo publicitário João Dória em 1948. Dono da Standart Propaganda, Dória foi contratado pela loja Exposição Clipper com uma missão: aumentar o volume das vendas, até então fracas justamente no sexto mês do ano.
O dia 12 não foi escolhido por acaso: é véspera de quando se celebra Santo Antônio, santo casamenteiro segundo a tradição católica. Um dos slogans da primeira campanha de publicidade feita para o Dia dos Namorados era “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A comemoração se tornou nacional logo nos primeiros anos e caiu no gosto dos brasileiros.
Números para 2022 e comportamento do consumidor
Quem atua no Varejo tem razão em se animar com o Dia dos Namorados: o comportamento do consumidor aponta que as vendas devem mesmo aumentar. É o que aponta pesquisa feita pela Mindminers para o grupo Globo. 58% dos 500 entrevistados comemoraram a data em 2021. Em 2022, 72% pretendem comemorar. 77% dos entrevistados acreditam que celebrar o Dia dos Namorados é importante para fortalecer o relacionamento.
A lista de itens na preferência dos consumidores é diversificada. Destaque para vinhos (31%), cervejas artesanais (30%), roupas (24%), perfumes (24%) e doces (23%).
O ticket médio em 2022 deve ser de R$476,00, um aumento de 74% em relação a 2021, quando o valor gasto foi de R$276,00, de acordo com levantamento feito pela NielsenIQ que contou com a participação de 3,1 mil pessoas. É a maior média desde o início da série histórica, em 2021.
Além de celebrar o amor, o Dia dos Namorados especificamente em 2022 representa a oportunidade de ficar mais perto de pessoas especiais e comemorar com uma preocupação menor em relação aos dois primeiros anos da pandemia. E a sua empresa pode aproveitar muito bem esse contexto!
Para isso, pode contar com as soluções da Nérus para o Varejo! Nossos sistemas foram desenvolvidos sob medida para os setores de Móveis e Eletro, Materiais de Construção, Autopeças, Magazines e Indústrias. Da integração da loja física ao online de ponta à ponta até a entrada em marketplaces e e-commerce, conte conosco! Fale com um de nossos especialistas e saiba como mais de 600 clientes em todo o Brasil tem turbinado as vendas com o nosso trabalho.
O que você quer encontrar?