Grande parte dos consumidores aproveita esse período de promoções para comprar produtos que estão há algum tempo desejando.
Então, esta é uma ótima oportunidade para você, varejista, investir na Black Friday e alavancar suas vendas. Quer saber como? Continue a leitura do nosso artigo.
A Black Friday é uma das datas mais importantes e lucrativas para o comércio, uma vez que traz grandes oportunidades de vendas para os varejistas.
Eles aproveitam essa data para criar promoções especiais para os consumidores, queimar o estoque e renová-lo para o próximo ano e outras ações para vender mais.
Veja mais: Promoções: Redenção ou Perdição para o Varejo! – Parte I
Mesmo em um cenário econômico ainda instável, a projeção de vendas é positiva tanto no PDV quando no e-commerce.
Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima-se que, neste ano de 2018, cerca de 91% dos consumidores brasileiros pretendem fazer uma compras na Black Friday.
Diante desse número positivo, os varejistas devem estar preparados e atentos a pontos importantes.
Confira algumas dicas de como se preparar para promoções na Black Friday, ações para vender mais e até para queima de estoque na Black Friday:
Esse é o ponto mais crucial para o sucesso nas vendas na Black Friday. Para evitar problemas, é necessário pensar, repensar, planejar e replanejar para uma boa organização do plano de ação a ser realizado.
Uma boa gestão e planejamento evitará que erros técnicos, logísticos e promocionais sejam cometidos, além de que possíveis falhas e soluções sejam propostas de forma antecipada.
O planejamento contribuirá ainda, categoricamente, para a assertividade das suas ações promocionais, assim como para a satisfação de seu cliente em receber um serviço de pré-venda, venda e pós-venda de qualidade.
Como a Black Friday é sinônimo de ofertas e promoções, é necessário que você planeje quais tipos de promoções oferecerá ao consumidor e investir fortemente nelas.
O consumidor atual é moderno e antenado. O consumidor 4.0 realiza pesquisas incessantes na internet, PDV, aplicativos e tantos outros canais para achar o produto que deseja, com melhor preço, forma de pagamento e entrega. Lembre-se, o consumidor agora é omnichannel.
Promoções como: descontos progressivos, brindes, compre um e leve dois, entre outros, fazem muito sentido nesse período.
Porém, invista em promoções e ações para vender mais que estejam realmente conectadas à sua proposta de negócio e ao perfil de seu consumidor.
É na Black Friday que muitos varejistas aproveitam para queimar aqueles produtos que não foram vendidos durante o ano e renovar o estoque.
É a já tradicional queima de estoques na Black Friday!
Dessa maneira, é muito importante conhecer de fato o perfil de seu consumidor, como ele se comporta e o histórico de vendas de suas lojas nos anos anteriores.
A partir do cruzamento desses dados, você poderá se concentrar nos produtos mais vendidos. Ter essas informações em mãos é fundamental para trabalhar com números mais precisos para não errar em seu planejamento. Só assim você conseguira, efetivamente, aumentar vendas na Black Friday.
É muito importante planejar suas vendas com base nas quantidades de produtos que você tem no estoque. E, dessa forma, não frustrar seu cliente por não ter mais o produto.
Assim, mais do que vender, é necessário ofertar uma boa experiência ao consumidor para que ele possa retornar futuramente.
Neste período de promoções, a tendência é que seu número de compras aumente bastante, principalmente nos canais digitais.
Mais uma vez, o planejamento é necessário. Pois, para que o cliente esteja satisfeito com seus serviços, ele deve receber o produto dentro do prazo informado no ato da compra. Ou ter a opção de retirar o produto exato adquirido na internet na loja escolhida.
O processo de entrega e logística é muito importante para a efetividade de sua ação promocional de Black Friday. Por isso, ele deve estar alinhado e preparado para o aumento repentino nas demandas.
Portanto, tenha sempre uma solução prática para eventuais problemas na entrega ou retirada do produto. Isso evita o estresse e frustração do cliente caso ocorra alguma falha.
A tecnologia é um dos principais pilares para seu sucesso na Black Friday. Para o varejista, um bom software de varejo completo e robusto, pode tornar mais fácil e eficiente o controle de suas promoções, reduzindo tempo e esforço com questões que podem ser facilmente automatizadas por um ERP.
Leia também: 5 dicas para os varejistas aproveitarem a Black Friday
Como você viu, uma coisa puxa a outra! Por isso, não deixe de se planejar com ajuda de um bom software de varejo.
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