nerus
Área do cliente

5ª dica para vender mais nos marketplaces: Retire na Loja.

Nossos clientes parecem não acreditar mas os clientes já aceitam retirar na loja.

Vender no marketplace e retirar na loja? Isso existe? Diversos clientes ainda tem dúvida sobre isso.
Sim, isso existe e é forte. De acordo com informações oferecidas pela própria Magazine Luiza no começo de 2020 (ainda com lojas abertas), essa modalidade de venda representava quase 30% das vendas de tudo que era vendido pelo marketplace.

Ok, você pode pensar, mas isso não pode não me interessar pois tenho uma rede de lojas e gostaria que os produtos sejam retirados na minha loja.
Fique tranquilo, hoje Mercado Livre, B2W (Americanas) e Magazine Luiza já oferecem as duas modalidades, tanto entregar o produto direto na loja própria, caso tenha um rede, quanto receber nas lojas de terceiros. A B2W e o Mercado Livre já oferecem pontos de entrega terceirizados.

O que eu ganho com isso? Aprendizado (maior volume de vendas), redução do frete (pois o cliente irá retirar na loja) e maior flexibilidade para quem não tem condições de estar em casa o dia inteiro.

Que sentido tem isso em termos de marketing?

Caso você tenha uma rede de lojas (muitos varejistas e atacadistas possuem uma estrutura própria) podem aproveitar sua rede física para facilitar a vida dos consumidores que moram perto ou passam perto de um ponto. Isso aumenta a confiança de receber a mercadoria e também oferece um contato humano em caso de qualquer problema.

Maior confiança significa mais vendas. Para aqueles que possuem uma rede própria também significa maior fluxo no ponto de venda (lojas) com maior chance de vender.

Algumas pesquisas apontando que o “retire na loja” pode aumentar entre 3% a 5% na venda física (ou até mais dependendo da sua força de vendas). Além disso, se tiver um
cuidado no atendimento do consumidor que vai na loja poderá capturar informações importantes para o seu marketing. Neste caso o marketplace realmente vai colocar o cliente na frente e basta “conversar direito com o consumidor”.

Que sentido tem isso em termos logísticos?

A logística é certamente o maior ganho. Quando o consumidor opta por retirar na loja já existe uma economia direta na “última milha” (entrega porta-a-porta). Uma logística mais concentrada pode deixar todos os pedidos da região em um único ponto sem ter que rodar casa a casa. Além disso, vai eliminar o famoso “o cliente não estava em casa”. Isso acaba.

Outra vantagem é a velocidade, como tudo vai junto para a loja de retirada, a entrega acontece muito mais rápido. Tempo é uma das grandes variáveis do e-commerce. Quanto mais rápido, mais vendas.

Por último e não menos importante, a redução de fraudes, pois o consumidor precisa se apresentar com um documento diminuindo muito as entregas erradas.

Quer saber mais sobre como ir para o mundo digital de forma segura e com sucesso, entre em contato com a Nérus e conheça nossos produtos e serviços.

Ajudamos nossos clientes a vender pela internet (e-commerce e marketplaces) de forma totalmente integrada com seu ERP atual. Tudo isso se reverte em qualidade de atendimento e redução de custos.

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross