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Como Nérus ERP e O2 podem ajudar a implementar as estratégias digitais

Como Nérus ERP e O2 podem ajudar a implementar as estratégias digitais

Toda estratégia digital vencedora tem como foco colocar o consumidor em primeiro lugar. Apesar de ser um tanto óbvio, muitas empresas ao ingressarem no mundo digital optam por estabelecer mais um canal de vendas ao invés de ir de encontro das necessidades de seus consumidores. Ou seja a estratégia digital passa a ser apenas vender mais. “Mas Nannetti, não entendi a diferença?” Vou explicar: para vender mais você pode entrar em algum marketplace ou criar um e-commerce próprio e com certeza suas vendas vão acontecer, mas se você não pensar em seus clientes atuais e como essas ações irão contribuir para o aumento da satisfação deste consumidor com sua loja, você apenas criou mais um canal de vendas e provavelmente conquistará novos consumidores, acabando por ter dois negócios um digital e um físico que terão resultados e objetivos distintos e que muitas vezes não conversam entre si, e o pior com custos duplicados.

Para não cair nesta armadilha, devemos nos perguntar quais são as necessidades que iremos atender e quais os serviços devemos portar para o mundo digital? O que os meus consumidores atuais gostariam que fosse digitalizado em minha loja? Estas deveriam ser as perguntas centrais para quem já está estabelecido. Veja você já tem uma clientela, uma maneira de atender as pessoas que funciona e portanto deveria se concentrar em melhorar os produtos e serviços para os seus clientes atuais e depois pensar como conquistar novos clientes com aquele mesmo perfil.

Se você concorda comigo, o Nerus ERP e Nerus O2 faz justamente este papel, a integração dos canais físico e digitais. E como podemos implementar esta estratégia digital vai depender da maturidade de sua empresa e de seus clientes. Mas podemos pensar em um modelo que passa por:

Ter um catálogo virtual - quando você está na loja física você não precisa de preocupar em descrever e ter fotos dos seus produtos porque simplesmente você pode mostrar o produto ao cliente, mas quando vamos para o digital é necessário ter um catálogo virtual bem feito para que o cliente conheça melhor o produto. Mas importante ainda, para aqueles setores que fazem venda em dois tempos com ajuda de um vendedor ou consultor como os ramos de autopeças e material de construção, são as informações que estão na cabeça dos vendedores e gerentes que fazem a diferença. Tais como a peça serve para o modelo X ano tal? como faço para aplicar o produto? Pense que o seu catálogo virtual deve conter todas estas informações do contrário você não irá ajudar o seu consumidor e o pior, poderá induzir a comprar o produto errado.

Começar a ter uma operação de venda através de um Marketplace - sim é por lá que você vai aprender como se faz um processo de entrega do produto no mundo digital. Muitas vezes o lojista não está acostumado a ter de separar um pedido, embalar corretamente, emitir os documentos fiscais, colocar em uma transportadora, acompanhará a entrega e fazer o SAC com o cliente. Tudo isso no mundo digital é bem diferente da loja física. Ainda temos as devoluções e os cancelamentos, portanto o marketplace é o canal ideal para que você possa ter acesso aos procedimentos básicos de logística.

O passo seguinte é conseguir vender através da loja própria, um e-commerce - neste ponto você vai aprender a fazer marketing digital e as possibilidades de integração entre o físico e o virtual começam a ficar mais claro. Aqui você pode permitir ao cliente fazer uma compra e retirá-la em uma de suas lojas. Isto ajuda a aumentar o fluxo de pessoas na loja além de ser uma comodidade para aquele cliente que já sabe o que quer.
Prosseguindo com nossa transformação digital, temos de pensar em disponibilizar todos os programas e serviços que temos na loja para o digital. Aqui podemos pensar nos programas de fidelidade, as opções de financiamento, os serviços que prestamos. Idealmente deveríamos oferecer mais comodidade, informação e um atendimento mais rápido para o nosso cliente.

A transformação nunca para. É um processo contínuo de aprendizado e adaptação, sempre pensando no consumidor. As vendas são consequência disso e obviamente são importantes. Sempre foi assim no varejo físico e não teria como ser diferente no mundo digital e no omnichannel.

Se você chegou até aqui e gostou do processo de transformação e das possibilidades de crescimento que ele abre para o varejo físico, entre em contato conosco e vamos juntos ajudar a você a vender mais e melhor.

Forte Abraço!

 

Este artigo foi escrito por : Marcos Nannetti

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