Nérus na NRF 2020 (New York) – 3º Dia

Nérus na NRF 2020 (New York) – 3º Dia 600 350 Cléber Piçarro

Olá, pessoal.

Último dia! Hoje terminou a NRF 2020. De acordo com especialistas, a maior até hoje. Dia hoje foi mais curto em parte por conta de um engarrafamento. Isso, NY também engarrafa (trânsito “garrado” como dizem os mineiros). Contudo, duas ótimas palestras:

  • Trabalhando onde os consumidores estão (Running to where consumers are – Rod Sides Deloitte LLP & Kevin Plank – Under Armour)
  • Inovação em varejo na Velocidade da China (Retail Innovation at “China Speed”: Alibaba and Allbirds explain – Christina Fontana Tmall Luxury – Alibaba Group & Erick Haskell, President Allbirds)
  • Como a Ganni colocou o Omnichannel no centro da sua estratégia (How GANNI put omnichannel at the core of its retail strategy – Anders Lindberg e Kristian Bechsgaard – GANNI)

Último dia bem agitado.

Na primeira palestra, (a) a Under Armor, marca esportiva com mais de 11.000 funcionários e presente em mais de 15.000 pontos de venda no mundo em todo o mundo falou sobre sua estratégia. A empresa começou com a visão do presidente que era jogador de futebol americano e estava frustrado com a qualidade da roupa de baixo para jogar. 23 anos depois construiu um império. Obviamente vem toda aquela conversa de produto, tecnologia, blá, blá, bla, … Contudo, o que chama atenção é a visão do executivo: como conectar tanta gente e tantos pontos de venda? Simples, querer falar com pessoas. O cara é competente mas além disso um comunicador nato. Estratégia é importante, visão é importante mas comunicação é o grande desafio neste caso. Produtos, vão e vem, relatórios vão e vem, etc. Comunicação com funcionários, comunicação com fornecedores e, claro, comunicação com consumidores. Palestra e caso de sucesso muito interessante de ser analisado.

Na segunda, o grande Alibaba, … Opa, vou começar de novo. Na segunda palestra, O ENORME Alibaba, falou sobre seu desafio: vender muito para muita gente. 700 milhões de consumidores por ano, para ser um pouco mais preciso. Apenas por curiosidade, no ano passado, recebeu 100.000.000 (cem milhões) de novos consumidores… A fórmula pode até parecer simples: marketplace na China. Calma lá! Isso obviamente é o básico mas aí vem o problema: como se comunicar de forma eficiente onde existem tantos vendedores e tantos consumidores? Aí vai muita tecnologia e muito trabalho difícil: tecnologia de recomendação e muita rede social interna. Isso mesmo, os chineses são muito engajados em contar sua experiência de consumo: mais de 80% deixam suas opiniões. O que o T-mall faz (ex-taobao) é viabilizar que esses comentários (e os produtos relacionados) possam ser vistos para quem importa. O caso utilizado para explicar foi da Allbirds. Uma marca americana de calçados de luxo (matéria prima dos tênis é confeccionada nas mesmas fábricas italianas que fazem tecidos para caríssimos ternos) apresentou seu caso de sucesso onde usou estes comentários para fazer 42 modificações em apenas 1 ano para atender o mercado e na sequência teve um sucesso estrondoso de vendas. Bom, não apenas ter os dados, é preciso saber utilizá-lo.

A última que vamos comentar, certamente é a mais interessante: a Ganni. A Ganni é uma rede de roupas que privilegia a sustentabilidade, de origem Nórdica (Dinamarca, Suécia e Noruega). É uma rede que começou física e on-line há 5 anos ao mesmo tempo e já está com quase 30 lojas. Como começou a pouco tempo é Omnichannel desde o início! Você pode comprar on-line e receber na loja, comprar on-line e trocar na loja, comprar on-line e reservar na loja, virtualmente tudo. Cresce numa velocidade e, principalmente, com muita saúde financeira. Ou seja, é possível ganhar dinheiro com internet em especial sendo omnichannel. A frase que anotei e vamos usar muito: Omnichannel une a conveniência de comprar on-line com a segurança de uma loja física. Conveniência + Segurança.

Bom, por enquanto é isso, continuaremos a abordar este e outros temas no nosso blog e também no Infovarejo 2020. Apenas lembrando: 26/03 acontecerá a 4ª edição do Infovarejo. Não deixe de se inscrever.

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Este artigo foi escrito por: Cleber Piçarro.

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