Conexões com marketplaces via Hubs ou plataformas mais elaboradas, como OMS Omnichannel, são uma necessidade muito grande. Seja pelas questões logísticas ou por soluções tecnológicas e de serviço.
Segundo dados de 2017, o Mercado Livre contava com 10 milhões de vendedores. Se nesse caso, ao invés de usar 10 ou 12 Hubs homologados, o Mercado Livre liberasse o acesso de qualquer um conectado a suas APIs, o problema a ser gerenciado seria milhões de vezes maior. Logo, os Hubs tornam-se uma necessidade da plataforma em primeiro lugar.
Já em termos de atendimento, os Hubs são uma solução para os vendedores. Como as tecnologias estão sempre em evolução, toda vez que um vendedor tenta se conectar diretamente com um marketplace, ele traz uma responsabilidade para dentro de casa que será difícil de ser administrada.
Os Hubs e as plataformas OMS Omnichannel, de forma geral, trazem para si a responsabilidade de acompanhar as mudanças tecnológicas e blindar os sellers dessa preocupação. Portanto, prestam um serviço essencial para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.
Os Hubs nasceram para permitir que um pequeno seller venda o mesmo produto em diferentes marketplaces de forma simultânea. Com o tempo, foram reconhecidos como uma boa solução multiplataforma por empresas de médio porte, mas, à medida que ganharam espaço, suas limitações foram identificadas.
A principal delas é que a conexão multiplataforma é essencial, mas não suficiente para entregar um processo de negócio completo. Assim, ao passo que o volume de vendas aumenta, os sellers precisam adotar soluções de processos compatíveis com a venda digital.
Nesse sentido, processos como faturamento fracionado/lote, pick-and-packing, conciliação com marketplaces, fulfillment, entre outros, são essenciais para suportar a operação de vendas online. Normalmente, essas soluções são encontradas em backoffices especializados ou ERPs de e-commerce que usam os Hubs como uma peça adicional importante.
Assim, plataformas de integração OMS Omnichannel adotam Hubs de terceiros ou mesmo próprios para garantir um processo de negócio mais integrado e seguro.
De qualquer forma, Hubs e plataformas OMS são essenciais para uma integração de qualidade com os principais marketplaces, em especial para empresas que começam a vender de 100 a mais pedidos por dia.
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