O ano de 2020 foi um dos melhores para quem faz vendas pela internet. Isso, principalmente, devido ao isolamento social. A pandemia de Covid-19 fez com que os clientes buscassem lojas online para fazer suas compras e, consequentemente, mudassem seus hábitos de consumo. Mas, o que seria picking e packing?
Você sabe o que esses termos significam? E como tudo isso está relacionado com as estratégias logísticas de e-commerce? Acompanhe este artigo para saber mais sobre as novas possibilidades do varejo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ABComm - Associação Brasileiro de Comércio Eletrônico, o faturamento do varejo digital cresceu 56,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando a marca de R$ 41,92 bilhões em agosto/2020.
Apesar do momento ser promissor, ainda podemos identificar diversos desafios na operação online, sendo, uma das principais, a logística de distribuição de produtos.
A partir disso, podemos observar que, ao realizar a entrega o mais rápido possível, com os produtos e dados certos, é possível realizar uma economia considerável, evitando custos com:
Ainda de acordo com dados da ABComm, 61% das lojas virtuais do país têm como principal problema o atraso nas entregas. Nesse sentido, vale destacar que o primeiro contato do cliente com a empresa "física" no comércio eletrônico acontece ao receber o produto.
Por isso, faz-se necessário não apenas cumprir os prazos de entrega, mas, sim, tornar a experiência do cliente surpreendente.
Dentre tantas opções de performances para processos de uma operação logística, existem duas que se destacam das demais, isso porque afetam não somente a operação, como também a satisfação dos consumidores, são eles Picking and Packing.
Em tradução livre podemos chamar de “Separar e Embalar”, onde sua função é aumentar a eficácia nesses dois processos. Pode parecer simples, mas ambos são processos importantes para qualquer operação logística.
Para tanto, esses fatores podem causar desgastes entre as equipes responsáveis pelas tarefas, sendo que cada negócio possui um processo de expedição próprio, adaptado à realidade específica.
Considerado um processo crítico, o Picking é o processo no qual envolve cerca de 40% do custo com mão de obra. É responsável por controlar o tempo na execução do ciclo de um pedido, desde o momento da solicitação até o recebimento do produto.
Atualmente, as empresas optam por automatizar o processo, mas isso deve ser feito com cautela e análise em relação ao seu custo/benefício, no qual pode ser realizado de diversas maneiras:
Assim como o picking, o packing é um processo que exige organização, cujo vem sendo automatizado pelas empresas. Um erro e o produto pode sofrer uma avaria e ser devolvido.
No entanto, apesar de soar como uma tarefa corriqueira, o processo envolve a embalagem do produto de acordo com suas especificações. Ou seja: utilizar a embalagem correta para cada produto.
O objetivo do processo de packing é juntar os produtos a fim de facilitar o manuseio, preservação e, até mesmo, a descaracterização da embalagem para evitar furtos.
A Nérus oferece uma gama de soluções tecnológicas pensadas e planejadas para diversos tipos de negócios. Um exemplo é o recurso que possibilita a conferência e separação de mercadorias, para as vendas originadas pelo e-commerce, sendo possível:
Você percebeu como a Nérus tem a solução prática e simples para o seu negócio? Por fim, se você chegou até aqui e se interessou em entender mais sobre o processo de picking e packing, entre em contato conosco. Na Nérus, ajudamos a sua empresa a trilhar este caminho da forma mais suave possível. Conte com a nossa equipe para alcançar o sucesso no mundo digital. Boas Vendas!
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