nerus
Área do cliente

Boas práticas de gestão empresarial: como ter melhores resultados com suas ferramentas?

boas práticas de gestão empresarial

Somente ter as ferramentas de gestão não é o suficiente para se fazer uma boa gestão. É preciso utilizá-las da forma correta para que seja possível maximizar os resultados com o auxílio delas.

Abaixo, seguem algumas dicas simples e boas práticas de gestão empresarial que todo gestor pode facilmente aplicar em conjunto com qualquer ferramenta de gestão.

Algumas delas geralmente são altamente recomendadas.

Leia também: Gestão integrada otimiza resultados

5 boas práticas de gestão empresarial que você precisa usar em sua empresa

1- Cultura da gestão

Não importa se é o sistema mais simples ou o mais completo ERP do mercado. Quando falamos das ferramentas de gestão, independentemente do tamanho, tanto quem insere os dados como quem faz a interpretação deles são as pessoas.

Assim, é importante que mesmo antes da implantação de uma ferramenta de gestão, deve ser implantada uma cultura da gestão. Seus colaboradores devem se sentir estimulados a abastecer o sistema com todos os dados possíveis. Para isso, devem estar cientes de que as melhores práticas da empresa no futuro podem sair daquela ferramenta.

Lembre-se que a cultura só irá existir se você, líder, explicar a todos a importância daquelas ações. Deve também motivá-los através das histórias e dos casos.

E ainda cobrar insistentemente.... até que finalmente... isso se torne parte da cultura de sua empresa. Você sabe por que você escova os dentes todos os dias?

Simplesmente porque a sua mãe ficou no seu pé, dia e noite, durante longos 12 anos, até que um dia... Ela não precisou mais lembrar você da importância dessa ação!

Eu só isso descobri depois que tive meus filhos... Que luta para fazer os pimpolhos lembrarem que tIem de escovar os dentes!

Não é fácil lidar com a cultura organizacional. Confira este infográfico com algumas dicas:

boas práticas de gestão empresarial

Fonte: Siteware

2- Bons equipamentos

Investir um pouquinho mais em equipamentos de qualidade e que darão conta de executar todos os processos das ferramentas de gestão de forma ideal é um ponto importante.

Não é raro encontrarmos empresas que buscam economizar na hora da aquisição dos equipamentos. Mas se esquecem de analisar o funcionamento deles com os sistemas internos.

Aí o computador sempre trava, executa os comandos com lentidão e vai desestimulando o colaborador. Assim, muitas vezes, precisa executar suas tarefas com mais pressa.

Inclua nesses itens também os equipamentos de infra-estrutura de redes. Eles são bastante neglicenciados, e também os coletadores de dados e as impressoras.

Todos esses equipamentos são vitais para que a sua operação no varejo flua com tranquilidade e agilidade.

Portanto, inclua a aquisição de bons equipamentos entre suas boas práticas de gestão empresarial.

3- Equipe treinada

Pode parecer um tanto quanto lógico, mas muitos gestores torcem o nariz quando há a necessidade de investir em treinamento de sua equipe.

De fato, parar as atividades ou ter que reduzir o fluxo de trabalho nem sempre é bom. Mas é preciso lembrar — e aqui evocamos a primeira dica: cultura da gestão — que uma pausa em determinado momento pode ser um avanço em outro.

Assim, é muito importante que sua equipe seja treinada para dominar com maestria as ferramentas de gestão de sua empresa.

A qualidade dos dados inseridos e a possibilidade de uma boa análise deles depende disso. É muito comum empresas cuja equipe não é bem treinada e acabam por não abastecer seus sistemas internos com todos informações necessárias ou com informações de qualidade. Seu time de futebol do coração não treina todos os dias?

E lembre-se que nem sempre ele ganha, agora imagina se não treinasse? Então se você quer ser um campeão do varejo, sua equipe tem de ser bem treinada e muito afiada!

DICA: Como plataformas de EAD estão transformando o treinamento de varejo

4- Benchmarking

Para quem desconhece esta prática, é muito comum que empresas de segmentos diferentes e que não são concorrentes se ajudem através do compartilhamento de processos e técnicas de gestão. A troca de informações gerenciais possibilita que os gestores tenham novas perspectivas para seus próprios negócios.

Portanto, procure saber de outras empresas que adotaram as mesmas ferramentas de gestão que a sua e troquem experiências. Não deixe de visitar ativamente e conhecer as operações de seus concorrentes em outras cidades, estados ou países!

Quer mais dicas de benchmarking? Então, confira este vídeo que trata de mais uma das boas práticas de gestão empresarial, da Caput consultoria:

5- Manter-se atualizado

A última de nossas dicas de boas práticas de gestão trata da importância de manter-se atualizado.

A conjuntura atual tem um de seus pilares na evolução contínua e na velocidade das mudanças. Isso ainda é mais válido para o varejo que se renova totalmente em poucos anos.

Assim, é fundamental que os gestores fiquem atentos às novidades de suas ferramentas e do mercado. Por isso, fique sempre atento para não acabar sendo ultrapassado no mercado!

Estas são apenas algumas dicas gerais, é claro que cada empresa tem suas peculiaridades, que passam desde a sua equipe até a sua estrutura física. Cabe ao gestor de cada uma saber analisar e sempre manter-se informado.

E você, o que acha de começar praticando um pouco de benchmarking? Participe deixando, aqui nos comentários, alguma outra dica sobre como melhor utilizar ferramentas de gestão. Compartilhe conosco!

Confira em nosso blog: Dilema na Gestão de Franquias: Tamanho dos Franqueados

O Nérus é um ERP para varejo criado por varejistas. Por isso, tem tudo que você precisa para fazer um excelente gestão de seu negócio.

Quer se manter atualizado sobre as boas práticas do varejo? Então, conheça a Revista Update! 

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross