nerus
Área do cliente

Implantando Sistemas (e "Neurônios") - 6 dicas importantes!

dicas de controle de estoque

Depois de "bons anos" implantando sistemas de gestão, acabamos aprendendo ​algumas "armadilhas" com as quais devemos tomar muito cuidado.

​Para explicar melhor, uma das "estórias" que costumo contar para nossos Clientes e colaboradores é que "implantar sistemas é fácil" (muitos fazem cara de susto nessa hora...). O difícil, é implantar "neurônios" (ou ideias e conceitos na cabeça dos outros). Implantar sistemas, de maneira simplificada, é preparar o hardware necessário (computadores e acessórios) e instalar o software devidamente parametrizado nestes equipamentos. Contudo, implantar ideias é bem mais sofisticado pois exige motivação, esforço e muito aprendizado de ambos os lados. Implantar se parece muito mais com um processo de educação. Infelizmente, na maior parte das vezes, nos preocupamos muito com a primeira parte e nos esquecemos ou reduzimos muito a importância da segunda. Para implantarmos "ideias", de forma muito reduzida, precisamos:

  1. Entender as pessoas que irão usar os sistemas- isso significa ouvir, refletir e principalmente confirmar o que entendemos. Exige envolvimento entre pessoas e especialização de quem está encarregado (a Nérus é muito especializada);
  2. Motivar e convencer as pessoas que temos algo que pode melhorar sua vida- isso significa investir um bom tempo explicando com cuidado que estamos trazendo algo novo que pode melhorar a rotina e a vida das pessoas na empresa (caso contrário, não compensaria usar um novo sistema);
  3. Aceitar que nem sempre nós (produtores de sistemas) estamos certos- sim, isso mesmo, muitas vezes agimos de forma arrogante entendendo que somos (produtores de sistemas) donos da verdade. Vez por outra, manter algo como funcionava (às vezes até manualmente) é muito mais prático e inteligente. Temos também que nos adaptar de vez em quando. Mais uma vez só especialização associada a maturidade permite enxergamos isso;
  4. Certificar que tudo foi feito dentro da qualidade esperada, em conjunto- ou seja, testar, testar, testar, testar... É preciso termos certeza que tudo foi devidamente ajustado, junto com quem vai usar. Em especial, o entendimento das pessoas sobre como o novo sistema vai funcionar;
  5. Certificar que além de funcionar, que as pessoas "aprenderam de fato"- existem vários nomes para isso (prova, certificação de conhecimento, controle de aprendizado, etc) mas no final é termos certeza que as pessoas que vão usar os sistemas estão devidamente treinadas. Temos que garantir o aprendizado. Neste ponto acreditamos muito em nossa metodologia, a MIG (metodologia de implantação e gestão da Nérus);
  6. Aceitar que o imponderável pode ocorrer- sabendo que imprevistos acontecem, temos que estar prontos para dar o apoio necessário as pessoas que vão usar os sistemas. Além de treinar, é estar pronto para apoio no momento mais crítico que é o "uso do conhecimento". Aprender é uma parte. Aplicar o aprendizado é outra totalmente diferente. Exige confiança, segurança pessoal.

Em resumo, implantar sistemas não é um bicho de sete-cabeças. Ajudar pessoas a entenderem, cooperarem e aplicarem o conhecimento adquirido é desafiador. Não subestime isso. "Educação é tarefa de profissionais". Na dúvida, não arrisque. Chame o especialista. Se seu negócio é gestão de redes de lojas (varejo), a Nérus está aqui para isso se precisarem...

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .