a importância do ERP nas empresas

A importância do ERP nas empresas e suas 4 vantagens no varejo

A importância do ERP nas empresas e suas 4 vantagens no varejo 590 389 Marcos Nannetti

a importância do ERP nas empresas

Uma empresa de varejo é como uma máquina que tem várias partes interligadas. Não adianta olhar para cada peça individualmente, é preciso enxergar sua empresa como um todo. Só assim é possível saber como melhorá-la.

Nesse sentido, a importância do ERP nas empresas é clara. Um sistema ERP trabalha para integrar vários processos do seu varejo, funcionando como uma ótima ferramenta de gestão.

Os sistemas ERP estão ganhando cada vez mais força por sua simplicidade de uso, eficiência e capacidade de especialização.

A melhoria contínua desses sistemas, com preços que valem a pena, faz com que diversas empresas passem a adotar as vantagens do sistema ERP como principal ferramenta de gestão empresarial. E elas estão mais do que certas.

Quer saber por que implantar um sistema ERP no seu comércio varejista? Quais as vantagens do sistema ERP?

Então, acompanhe o nosso artigo e descubra 4 vantagens de adotar um ERP como ferramenta de gestão no seu varejo!

Veja também: “Excel Resource Planning”: o sistema ERP gratuito que sai muito caro para o varejista!

A importância do ERP nas empresas e suas vantagens para o varejo

Controle de estoque mais preciso

O controle de estoque é uma tarefa essencial dentro de qualquer empresa de varejo. Integrando vários processos da sua empresa — como a compra, venda, logística, entre outras — o sistema ERP permite que o controle de estoque seja feito de forma mais eficiente e integrada.

Com um controle de estoque eficiente, fica bem mais fácil saber quando repor os produtos e acompanhar de perto as tendências de venda. O objetivo aqui é evitar ter mercadorias paradas em estoque e investir em produtos que rendam melhores resultados.

Nesse contexto, só um sistema ERP te fornece todas essas informações integradas e resumidas para realizar um ótimo controle.

Confira em nosso blog: 5 sinais que mostram o momento certo para investir em um ERP

Planejamento e acesso mais eficiente

A importância do ERP nas empresas se manifesta de várias formas.

Por exemplo: ter informações integradas e atualizadas é essencial para qualquer planejamento empresarial. Nesse sentido, um ERP trabalha para fornecer um grande quantidade de informações e permiti observar todos os dados importantes da sua empresa em uma só tela.

É importante lembrar que, quando tratamos de varejo, não é admissível perder tempo. Afinal, tempo é dinheiro!

O sistema ERP vai te fornecer uma visão geral clara da empresa. Assim, é possível observar como determinada ação de um setor impacta o outro e assim por diante.

Você também pode acessar as informações dos produtos em questão de segundos — reduzindo (e muito!) o tempo de espera do seu cliente.

Com esses dados é possível realizar um planejamento e um atendimento mais precisos e com chances muito maiores de darem certo.

Leia mais: ERP? Não seria melhor usar “EOS”?

Maior controle sobre as finanças

Por abordar seu negócio de forma integrada, os relatórios de controle financeiro gerados por um sistema ERP são ainda mais precisos do que os relatórios de sistemas financeiros convencionais.

Com informações mais exatas e integradas que o sistema fornece ao empreendedor, fica bem mais fácil realizar ajustes. E também evitar gastos desnecessários e identificar custos a serem cortados dentro da sua empresa.

Integração entre várias áreas da empresa

Esta é a característica que mais se destaca quando pensamos na importância do ERP nas empresas.

Em resumo: Integrar vários processos da sua empresa é a principal vantagem de adotar um sistema ERP. Afinal, reunir todos os dados e processos da sua empresa em apenas um sistema é mais eficiente do que utilizar diversos programas, um para cada área ou atualizar várias planilhas.

O sistema ERP trata todos os processos da sua empresa como uma grande máquina. Dessa forma, gerencia o trabalho para que as engrenagens operem simultaneamente. Enxergando sua empresa ao todo, esse sistema permite identificar onde estão os problemas da sua loja e como você pode aperfeiçoar seus processos.

Agora que você entendeu a importância do ERP nas empresas, planeja adotar um software ERP para seu negócio?

O que está esperando para otimizar o seu varejo com as vantagens do ERP para empresas? Se você ainda tem alguma dúvida sobre a adoção de um sistema ERP escreva para nós através do espaço de comentários!

Leia também: Como um ERP pode ajudar no gerenciamento de sua loja

O Nérus é um sistema ERP para varejo completo, porque foi desenvolvido por especialista nessa área. Tem um custo benefício excelente, funcionalidades exclusivas e customizáveis, além de um suporte muito eficiente.

Saiba mais: Tenha o controle do varejo em suas mãos com o Nérus App de varejo

Compartilhe