Passo a passo de como escolher o melhor ERP para varejo

Passo a passo de como escolher o melhor ERP para varejo 591 294 Cléber Piçarro

Muitos motivos fazem que um software ERP seja essencial para o varejo. Desde o controle de estoque até a capacidade de gerenciar com precisão os descontos concedidos, esses programas auxiliam na gestão da empresa e possibilitam um maior controle sobre aspectos fundamentais do negócio.

Mas será que você sabe escolher o melhor software para a realidade do seu negócio? Há diversas opções e características de ERP para varejo. Pensando nisso, preparamos uma postagem especial para ajudá-lo nessa missão. Continue lendo e aprenda para não errar na escolha!

Como calcular o retorno do investimento de um ERP no varejo

Documente seus objetivos

Antes de começar a analisar suas opções, defina os objetivos para a implementação do software no seu negócio e documente tudo. O que você espera dele? Em uma realidade perfeita, como ele funcionaria? Quais são os problemas que você pretende resolver com o software ERP?

Cada uma dessas respostas será fundamental para que você escolha o programa ideal para o seu negócio. Além disso, sempre pense em metas: defina um prazo para a implementação. Considerar esses pontos antes de contratar um fornecedor te ajudará na aquisição correta de um software que atenda às necessidades da sua empresa.

Defina o orçamento

Outro ponto fundamental é definir a verba disponível para a implementação do ERP. O investimento para aquisição da tecnologia deve ser definido com base no faturamento da empresa. Você também pode considerar o retorno financeiro ao traçar as metas e os objetivos.

Normalmente as empresas do varejo definem entre 3% e 5% do faturamento líquido anual para investimentos na área de TI (Tecnologia da Informação). É importante lembrar que esse investimento também deve incluir a infraestrutura necessária para a implementação da tecnologia no seu varejo e também a manutenção dele nos próximos anos.

Mapeie os processos internos

Para que seja possível adaptar o software ERP nas especificidades de sua empresa é muito importante que você mapeie todos os processos internos do seu varejo. Esse mapeamento deve ser explicitado para possíveis fornecedores durante a negociação.

Algumas soluções são mais flexíveis que outras, por isso é importante que os detalhes também constem nesse mapeamento. Ao conciliar o orçamento disponível com as possibilidades de cada fornecedor será possível encontrar o melhor software para a sua realidade.

Considere contratar um especialista

Implementar um software ERP não é simplesmente instalar um programa nos computadores, mas envolve uma complexa rede de infraestrutura e uma série de detalhes fundamentais para que sua empresa aproveite 100% de suas potencialidades.

Levando isso em conta, considere contratar um gerente de TI. Esse profissional deverá seguir os passos acima a fim de definir as necessidades da empresa e avaliar potenciais fornecedores. Além disso, gerenciará o processo de implementação e acompanhará de perto a utilização do sistema. Com certeza é um investimento altamente recomendado!

Busque referências

Contratar um software ERP requer um investimento considerável, principalmente do seu tempo. Por isso, busque referências de fornecedores em associações (como da classe patronal e da classe sindical), em outras empresas do seu segmento e com profissionais da área. E o mais importante: lembre-se de visitar o seu novo fornecedor e alguns clientes do seu ramo se possível. Vá até eles e conheça as pessoas que estão por trás da empresa, a infraestrutura que ela possui e a opinião que os clientes atuais possuem sobre o ERP que você está contratando. Só depois disso tome a sua decisão!

A internet também pode ser uma boa fonte de informações. O mais importante é que você esteja seguro da contratação para não ter problemas e prejuízos no futuro!

Quer receber informações valiosas diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter e faça parte de nossa comunidade!


Leia também: Desafios do ERP no varejo, pra quê sofrer?

Compartilhe