Por que o Cliente precisa testar o software? Parte I

Por que o Cliente precisa testar o software? Parte I 600 300 Cléber Piçarro

Calma! esse assunto é meio “árduo” mas tenho certeza que no final ficará mais claro.

Em nenhum momento a Nérus irá parar de testar. Aliás, muito pelo contrário. No último mês de outubro submetemos nosso desenvolvimento à certificação de qualidade MPSbr. É mais ou menos a mesma coisa que a ISO 9000 para software. Lógico que testes fazem parte do processo de qualidade e temos uma equipe dedicada exclusivamente para testar o sistema.

Mas então por que está pedindo para o cliente testar?!

Simples: não é possível fazer um teste perfeito nem em laboratório nem no Cliente. Cada Cliente tem um contexto diferente do outro mesmo com o grau de especialização da Nérus. Aliás, acho que dentre os fornecedores nacionais temos uma das melhores condições de teste pois a especialização em redes de lojas ajuda em alguns aspectos.

Tudo bem, mas por que a Nérus não se esforça para testar ainda mais? Simples também. Para que o teste trouxesse realmente resultado para cada Cliente, precisaríamos usar (a) a base de dados do Cliente, (b) a parametrização dele, (c) os servidores dele, (d) a rede de dele, (e) o software de TEF dele, (f) a nota fiscal e o cupom eletrônico dele, (g) o software de crédito dele, etc, etc… nenhum fornecedor consegue simular todas as combinações em casa. Logo, por mais testes que faça, nunca consegue cobrir todos os pontos. Claro que existem técnicas de desenvolvimento para garantir qualidade mas elas não são perfeitas. Logo, testar continua sendo essencial.

Ok, você como cliente entendeu e até gostaria de ajudar no teste mas fica uma dúvida: como se faz isso sem gastar um tempo enorme? Solução: peça ajuda para o suporte da Nérus. Nós já possuímos roteiros prontos, cobrindo as rotinas mais importantes do sistema. Estimamos que manualmente, estes testes podem ser feitos em 1 ou 2 dias. Logo, como cada cliente fica com a mesma versão por 60 ou até 90 dias, trata-se de um investimento bem razoável. Nesses testes, vamos cobrir as áreas que não podem parar sob hipótese alguma. Entre em contato e veja como pode ser feito.

Bom, não podemos esquecer que para fazer testes você precisa de um ambiente de testes (servidor de aplicação e de banco de dados separados pelo menos). Para os clientes que acham isso caro e complicado, temos opções na AWS (nuvem) bem baratas que podem ser ligadas apenas no momento dos testes.

Além disso, para os clientes maiores, podemos oferecer uma assessoria e preparar um ambientes testes estruturado. Além disso, nessa mesma assessoria iremos apresentar um recurso exclusivo do Nérus: as Macros para testes. Com as “Macros” do Nérus o cliente pode automatizar todos os testes. Isso garante ainda mais qualidade e velocidade nos testes. Todo cliente Nérus pode usufruir disso. Depende apenas de infra-estrutura.

Logo, não perca tempo e entre em contato com a Nérus. Estamos a disposição para ajudá-los.

Nos próximos artigos explicaremos mais detalhes sobre esse tópico.

Compartilhe