treinamento ERP

Novo software ERP na empresa? Veja 5 passos que vão ajudar no treinamento de ERP

Novo software ERP na empresa? Veja 5 passos que vão ajudar no treinamento de ERP 608 405 Cléber Piçarro

Treinamento ERP

As empresas interessadas em trabalhar de forma cada vez mais eficiente estão acostumadas a se apoiar nas funcionalidades de softwares inteligentes para desenvolver suas atividades.

Após realizar as pesquisas necessárias, o gestor de TI ou liderança equivalente pode recomendar a adoção de um novo aplicativo para a empresa. Isso leva em conta a importância de se trabalhar de forma mais eficiente.

Quando uma empresa precisa passar pela implementação de um novo software ERP, por exemplo, seja para aumentar a produtividade das equipes ou simplesmente porque houve algum problema com o anterior, os funcionários podem ficar temerosos.

Afinal, nem sempre o processo é rápido e fácil. Isso depende do programa escolhido e dos profissionais envolvidos. Além de escolher o melhor aplicativo para ser utilizado, a equipe também precisa conduzir a transição da melhor forma possível.

No artigo de hoje você vai conferir 5 passos que vão ajudar no treinamento ERP do pessoal para a efetiva utilização de um novo software.

Veja também: Como plataformas de EAD estão transformando o treinamento de varejo

Como montar um treinamento ERP passo a passo

A gestão da mudança relativa a implantação de um novo software não é fácil. Isso envolve, entre outros pontos, o treinamento do software.

E um treinamento de ERP pode ser ainda mais complexo. Afinal, envolve diversas áreas da empresa, que serão integradas.

Por isso, preparamos estas dicas, para que você saiba como montar um treinamento passo a passo de seu novo software.

1- Faça um planejamento

A implementação de um novo software na empresa é algo que requer um bom planejamento. Já falamos sobre a implantação de ERP sistema integrado de gestão aqui.

Como a tecnologia integra grande parte do dia de trabalho de alguns profissionais, é preciso considerar que qualquer mudança neste setor pode gerar problemas se não for feita de forma harmoniosa.

Considere:

  • o perfil dos profissionais;
  • o tipo de negócio em que a empresa está envolvida;
  • qual software será implementado.

Desenvolva um planejamento levando em conta estes fatores para que a transição seja suave e sem incidentes.

2- Treine grupos

A implementação de um novo aplicativo em uma empresa é um processo delicado, que deve ser feito com um cronograma planejado.

O treinamento de ERP não deve ser dado para toda a empresa de uma vez só.

Pelo contrário. devem ser selecionados pequenos grupos, para que o treinamento se torne mais intimista e eficiente.

É possível, por exemplo, dividir este processo por departamentos, o que ajuda, ainda mais, a aplicar as possibilidades do software no dia a dia dos profissionais. Interessante também a formação de usuários chave que irão disseminar o conhecimento dentro da empresa.

Uma forma de deixar treinamentos de software menos burocráticos é fazendo dinâmicas de grupo divertidas.

Conheça uma delas:

3- Crie um projeto-piloto

Para todo tipo de implementação, é importante realizar um teste com o máximo de características reais que for possível.

Isso significa dar início a um projeto-piloto usando o novo software. Mas sem envolver toda a empresa.

Escolha um departamento específico para ser o primeiro a usar este novo aplicativo e monitore de perto a forma como essa adoção acontece. Para isso, mensure os problemas que surgirem e outras possíveis dúvidas.

Somente depois deste período é possível ter uma ideia melhor de como o software se comportará em larga escala.

Saiba mais: Entenda de uma vez por todas o que são os projetos de processo

4- Desenvolva materiais de apoio

Um treinamento ERP não se restringe à linguagem oral, com demonstrações práticas. Para que um software possa ser implementado sem problemas em uma empresa, é essencial que também seja criado um material de apoio para a equipe consultar.

Isso significa desenvolver um guia ou tutorial, no formato que for mais conveniente, para mostrar a melhor forma de utilizar o novo aplicativo.

Na Nérus fazemos uso da tecnologia EAD (Ensino a Distância) com bastante sucesso para disseminar conhecimento internamente e também para a base de clientes, você precisa encontrar qual é a forma que mais se enquadra na realidade da sua empresa.

Por mais que o próprio software possa trazer um material equivalente, é importante que a empresa tenha o seu próprio guia, adaptado à realidade e ao tipo de trabalho que ela executa.

Quer saber mais sobre ensino à distância? Então, confira este vídeo com o Marcelo Tas:

5- Demonstre transparência

É importante que as lideranças responsáveis pelas implementações de aplicativos tenham sempre um diálogo aberto com o resto da equipe a respeito dos programas utilizados.

Fica muito fácil para os outros profissionais permanecerem em suas zonas de conforto se não compreenderem bem o motivo que levou a empresa a buscar um novo software.

Sendo assim, seja transparente e busque explicar de forma contextualizada o que está acontecendo e os motivos que levaram à transição.

Momentos como o da implementação de um novo aplicativo requerem um bom planejamento por trás e timing estratégico. É muito importante que a empresa esteja sempre em busca de maneiras novas e mais eficientes de trabalhar com a tecnologia.

Por exemplo, com softwares cada vez melhores e com novas maneiras de conduzir suas atividades. Mas este processo precisa ser feito de forma eficiente.

O resultado será uma equipe que abraça as mudanças sem reservas e uma transição que não impacta a qualidade do trabalho.

Fique atento: As 10 principais causas na falha de projetos de softwar

E então, está pronto para treinar a sua equipe para receber o novo software? Você também tem alguma dica para compartilhar sobre treinamento de software? Deixe o seu comentário!

Aproveite: Clientes Nérus tem conhecimento técnico e gratuito a seu dispor!

Nérus é um sistema ERP para varejo que faz questão de auxiliar ao máximo seus clientes a treinar e capacitar seus colaboradores. Para isso, conta com um sistema de gestão do conhecimento e com o Nérus EAD.

Cadastre-se agora no Nérus Conhecimento

Compartilhe