Em linhas gerais, Customer Relationship Management (CRM) quer dizer gestão do relacionamento com o cliente.
Consequentemente, softwares de CRM são ferramentas essenciais para aproximar empresa e consumidor, facilitando e otimizando este relacionamento.
Neste post, você vai conhecer as vantagens do CRM para a empresa e como tirar o melhor proveito delas.
O CRM coloca à disposição do gestor e dos vendedores todas as informações necessárias para a concretização de uma venda.
Informação de estoques e preços, sistema de negociação de orçamento com alçadas de margens e descontos, além de análise completa de compras dos clientes, estão disponíveis no sistema.
A ferramenta mostra ainda quem são os melhores clientes e oferece a possibilidade de cartão fidelidade e premiação por volume de compras.
Dessa forma, você pode dar um “up” nas vendas.
Veja as principais vantagens de um CRM.
Não é incomum ter funcionários batendo cabeça em busca de informações de clientes, como pedidos e telefone de contato.
Uma das principais vantagens do CRM para a empresa é que planilhas, documentos e anotações perdidas, as quais apenas alguns colaboradores têm acesso, dão lugar a um arquivo organizado.
Assim, todas as informações ficam centralizadas em um só lugar, de fácil acesso a todos os funcionários.
Ao cadastrar todos os dados relevantes sobre clientes atuais ou potenciais em um sistema organizado, que centraliza todas as informações, você pode analisar e conhecer melhor o público da sua empresa.
Com isso, é possível planejar ações e promoções que sejam adequadas ao perfil e aos hábitos de consumo dos clientes que deseja atingir.
Rotinas de trabalho individualizadas fazem com que empresários e funcionários percam um tempo valioso no dia a dia.
Outra das vantagens do CRM para a empresa é que práticas como disparo de e-mails de aniversário ou mala direta são realizados pela ferramenta.
O sistema segmenta clientes por necessidades diferentes e pode realizar ações específicas para cada grupo.
A equipe de vendas também ganha tempo, já que o vendedor pode usar em tempo real as informações dos clientes que estão disponíveis no CRM.
Assim, se facilita o approach e aumentam as chances dele ser bem-sucedido.
O uso de um software de CRM tem como principal objetivo aumentar a satisfação do cliente.
A personalização do atendimento e a adoção de processos ágeis e totalmente automatizados (alguns dos grandes benefícios da ferramenta), são percebidos pelo consumidor como valor agregado.
Afinal, com o uso do recurso, a companhia atende o cliente mais rápido e melhor.
O CRM possibilita que você saiba o que seu cliente precisa e quando ele precisa. Por isso, o maior benefício de apostar em um software de CRM é ter consumidores mais satisfeitos e fiéis à sua empresa.
Veja também: Quero fidelizar o meu cliente, por onde começar?
O software de CRM conta com todas as informações atualizadas sobre seus clientes.
A partir destes dados, é possível identificar necessidades de consumidores em potencial. Assim, fica mais fácil planejar soluções para atendê-los da melhor forma. E o resultado são novos negócios e aumento no faturamento da empresa.
O CRM tem como objetivo principal atender melhor o cliente. Como isso, ele permanece fiel à marca e ainda indica a empresa para sua rede de contatos.
Com o software, é possível segmentar clientes por interesses e necessidades. Além disso, definir o potencial de mercado, melhorar o atendimento e até mesmo avaliar a equipe de vendas.
É importante buscar um software que seja atualizado constantemente e que conte com um sistema SAC. Assim, será possível responder aos clientes e permitir o controle do atendimento até o problema ser resolvido.
Você imaginava que existiam tantas vantagens do CRM para a empresa?
Investir em softwares de CRM e marketing de relacionamento é o segredo para manter uma relação duradoura com seu cliente.
E para certificar-se de que o investimento valeu a pena é importante mensurar resultados. Para isso, considere, por exemplo, quantos cliques determinado e-mail marketing alcançou e, destes cliques, quantos se converteram em vendas.
Avalie também suas redes sociais, como Twitter e Facebook, para analisar a qualidade das interações com seu público e as dúvidas e comentários que surgem nos perfis.
Acompanhar se seu público tem correspondido aos esforços da empresa em manter o relacionamento é essencial. Para isso, use ferramentas de marketing digital como Analytics. E em pesquisas também, como enquetes e perguntas. Assim, será possível analisar o retorno que suas mensagens têm tido com o público.
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