nerus
Área do cliente

Problemas com seu controle de estoque? Saiba como organizar um estoque de uma empresa

como organizar um estoque de uma empresa

Não há nada mais inconveniente do que ir atrás de um produto anunciado por uma loja e não encontrá-lo, não é mesmo?

Além de gerar uma expectativa falsa no cliente, criando uma má impressão para a reputação da empresa, também perde-se credibilidade por conta de desorganização e logística.

Com um mercado tão concorrido, a satisfação do cliente é fundamental!

Portanto, toda atenção é pouca! E saber como planejar estoque e mantê-lo organizado significa não perder dinheiro.

Ainda que pareça uma simples forma de controle dos varejistas, a organizado de estoque de forma sistematizada é sinônimo de lucro para a empresa e satisfação para o cliente.

Quando há algum problema de contagem e faltam produtos no estoque surge um grande problema: o cliente sairá da sua loja frustrado. Como isso, terá que procurar pelo produto na concorrência.

Assim, poderá fazer com que ele descubra, por exemplo, que outra loja vende o mesmo produto, só que mais barato. Ou que uma loja mais perto da casa dele também comercializa o que ele procura.

O que isso significa? Significa que não saber como gerenciar um estoque pode levar a perda de cliente e, consequentemente, de lucro. Mas como fazer para ter uma gestão de estoque eficiente e não perder dinheiro?

É isso que vamos mostrar no post de hoje. Você verá como organizar um estoque de uma empresa e descobrirá a diferença entre usar planilha de gestão de estoque e um software de controle de estoque.

Como organizar um estoque de uma empresa

Geralmente, o controle e gestão de estoque inclui atividades como:

  • controle de qualidade;
  • o custo unitário;
  • o custo total de todas as mercadorias adquiridas e vendidas.

No entanto, não podemos falar em como organizar um controle de estoque sem mencionar outro ponto importante. A organização de estoque deve ser capaz de mostrar se o saldo presente no controle de estoque confere com o das mercadorias armazenadas no estoque físico da empresa.

Cada saída de material deve ser acompanhada com a devida identificação e formulário de requisição. Assim, consegue-se o máximo de informações possíveis, tais como procedimento e motivo.

Seja por venda, troca, transferência e até extravio ou perda, a baixa deve ser notificada no estoque com as determinadas especificações. Não há como organizar um estoque de uma empresa sem esses procedimentos mínimos.

A seguir, veja mais 3 importantes dicas de como gerenciar um estoque.

Porém, antes de seguir a leituira, confira este vídeo do SEBRAE com algumas informações importantes sobre a gestão de estoque eficiente:

Veja também: 5 passos rotineiros para um estoque preciso

1- Use a tecnologia

A transformação digital trouxe várias maneiras de se gerenciar o estoque e manter a verificação sempre em dia.

As opções informatizadas hoje contam com opções modernas que acompanham a necessidade da empresa, com agilidade e eficiência. O código de barras, por exemplo, foi uma invenção da década de 50, e até hoje é utilizado para controle de estoque.

Hoje, praticamente 100% de todas as mercadorias saem de fábrica com o código de barras estampado na embalagem.

Se utilizarmos um coletor de dados ou um leitor de código para fazer a leitura dos produtos da loja, em todas as entradas e saídas, teremos um controle e gestão de estoque muito mais eficiente. Muito melhor do que deixarmos nossos funcionários fazendo anotações em planilhas de papel.

Você sabe como funciona o código de barras e como ele ajuda na organização de estoque? Então, confira este vídeo do canal Integrando Conhecimento:

Quando usar uma planilha Excel?

Aconselhável para micro e pequenos empresários, essas planilhas devem conter cálculos relativos a cada item, como custo individual, preço médio, e quantidade disponível no estoque.

Além de manter um inventário atualizado dos produtos, alguns modelos também apresentam controle informando o momento certo de se fazer a reposição.

Mas atenção! Em determinado momento o seu negócio não caberá mais em um formato de gestão tão simples. Chega um hora que não tem como organizar um estoque de uma empresa usando planilhas.

Leia também: “Excel Resource Planning” (ERP) – O varejo precisa mais que planilhas

Vantagens de usar um Software ERP

Os programas ERP são de grande importância para as empresas de varejo. Afinal, fornecem inúmeras soluções, como controle de estoque, movimentação financeira, obrigações fiscais, gestão de clientes etc.

Como cada empresa apresenta um porte e desempenho, o ERP é feito de modo integrado com a empresa, analisando para cada caso qual a melhor solução. Caso a empresa não tenha uma equipe de tecnologia, pode contratar uma que faça essa instalação ou consultoria.

Definir primeiramente quais as reais necessidades da empresa, assim como as condições de suporte e manutenção oferecidas pelos provedores é o ponto de partida. O software precisa de atualizações, além de ser modernizado conforme a demanda da empresa.

Você sabe como é a estrutura de um sistema ERP, também chamado de SGI - Sistema de Gestão Integrado? Então, dê uma olhada nesta ilustração com um exemplo:

o que é Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Conclusão

Controlando todas as etapas de movimentação da mercadoria, este tipo de software ajuda a fazer uma gestão do estoque mais eficiente e ágil.

Não é necessário ir até o estoque para conferir a mercadoria ou elaborar relatórios que acumulam serviço e dão margens para erros. Vale lembrar, ainda, que quando o assunto é varejo, não há tempo a perder.

Como já dissemos acima, os consumidores não esperam, e se você não fornece um produto ou serviço de maneira rápida e eficiente o seu cliente vai buscar por outras opções no mercado e poderá acabar comprando da sua concorrência.

Confira em nosso blog: Desafios da automatização no varejo: 4 obstáculos mais frequentes na implantação do sistema ERP

E você, anda passando por problemas de controle de estoque? Que tal buscar uma solução para otimizar as suas vendas? Se você ficou com alguma dúvida de como organizar um estoque de uma empresa não deixe de escrever pra nós através dos comentários!

O Nérus é um ERP de gestão de varejo criado por varejistas. Por isso, tem todas as funcionalidades que sua empresa precisa, porque foi criado por especialista no assunto.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar sua empresa? Então, baixe nosso e-book gratuito: 5 passos para promover a transformação digital em sua rede

Leia também: 5 dicas de controle de estoque que vão mudar sua forma de trabalhar

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross