como fazer a gestão financeira de uma empresa

3 dicas básicas de como fazer a gestão financeira de uma empresa

3 dicas básicas de como fazer a gestão financeira de uma empresa 453 453 Marcos Nannetti

como fazer a gestão financeira de uma empresa

Mesmo em momentos de economia menos aquecida, o varejo se destaca como um dos setores mais ativos, e que mais colaboram para o equilíbrio financeiro do país.

Em contrapartida, mesmo com um cenário econômico relativamente favorável para as empresas que atuam no ramo de vendas, dados do Sebrae apontam que os índices de falência no setor continuam crescendo. Sobretudo nos primeiros anos das lojas, sejam físicas ou e-commerce.

Diante desse quadro, torna-se importante observar o que tem impactado para o fechamento prematuro dessas empresas. E, no topo do ranking, estão as falhas no controle ou planejamento financeiro.

Por essa razão, adotar um sistema eficaz de gestão financeira no varejo, o quanto antes, é essencial para aqueles empresários que desejam vida longa ao seu negócio.

Neste artigo separamos 3 dicas básicas para que você aprenda a implementar essa ação, de forma rápida e simplificada, fugindo dos erros mais recorrentes na área. Confira!

3 dicas de como fazer a gestão financeira de uma empresa

1- Planejamento

Você sabe como fazer o planejamento de uma empresa?

Começamos por essa dica porque sem um planejamento estratégico consistente, nenhuma empresa sobrevive no mercado. O ideal é que ele comece antes mesmo da inauguração da loja, com um plano de negócios robusto e detalhado.

Ele analisa a realidade que o seu empreendimento vai encontrar quando sair do papel, com todas as vantagens, competitividades e riscos, incluindo análise econômica e concorrência.

Mas se o seu varejo já está em funcionamento, não faz mal. Nunca é tarde para começar a inserir na empresa a cultura do planejamento.

Essa cultura oferece a organização necessária para que os riscos sejam minimizados. Afinal, o controle total de tudo o que entra e sai do seu varejo possibilita avaliar a situação do negócio e promover melhorias.

Isso tudo aliado a uma gestão financeira eficiente.

Tem dúvidas de como elaborar um plano de negócios? Então, confira este vídeo do SEBRAE:

2- Transparência financeira

Não há como fazer a gestão financeira de uma empresa sem transparência.

Essa dica é fundamental para quem deseja implantar uma gestão financeira eficiente. Assuma o controle de todos os ativos do seu varejo, com o máximo de transparência.

Quando o assunto é dinheiro, todas as entradas e saídas devem ser rigidamente controladas. Para facilitar, tenha nota de todos os gastos fixos:

  • pagamentos de salários,
  • aluguéis,
  • reposição de estoque,
  • contas básicas como internet, luz, condomínio e afins.

Essas são as regras básicas de fazer controle financeiro de uma empresa.

Também mantenha anotado o fluxo de vendas e o movimento de caixa, com todas as transações efetuadas à vista e parceladas.

Dessa forma, você vai saber exatamente o montante real de dinheiro que circula a cada semana ou mês. E estará preparado para todos os cenários, podendo se proteger de crises por gastos excessivos.

Leia também: Onde está o meu dinheiro?

3- Invista em tecnologia

Pense bem: como fazer uma boa gestão financeira sem ajuda da tecnologia? E quando pensamos em uma gestão financeira para o comércio varejista, isso fica até mais evidente!

Atualmente, a tecnologia é uma importante aliada das empresas, independente de seu porte ou ramo de atuação. Para o varejo, uma opção bastante satisfatória, com custo-benefício competitivo, são os softwares de gestão integrada.

Confira: Admirável mundo novo: tecnologias favorecem relações de consumidor com o varejo

O ERP para planejamento financeiro empresarial é um modelo moderno que reúne em uma plataforma única a gestão facilitada de todos os departamentos financeiros de uma empresa.

Itens como folhas de pagamento de funcionários, impostos e demais tributos, fluxo de caixa, controle de estoque, entre outros, são facilmente controlados pelo sistema.

Certamente, não há maneira mais fácil de como fazer a gestão financeira de uma empresa. Portanto, essa é a forma mais atrativa para se implementar um sistema de gestão financeira em um comércio, visto que a navegabilidade é facilitada, permitindo seu uso sem complicações.

E então, o que está preparado para implementar uma gestão financeira eficiente na sua empresa?

Laia também: Serviços financeiros no varejo: a maximização do lucro ou sobrevida para o varejo

Nérus é um sistema ERP especialmente desenvolvido para o varejo por especialistas nessa área. Além de muito completo, ele conta com módulos específicos para segmentos de varejo, como Móveis e Eletro, Materiais de Construção, Moda e Calçados e Autopeças.

Confira este vídeo com o depoimento de uma empresa que usa o Nérus com total sucesso:

Clique no link e saiba mais sobre o Nérus: Quero Conhecer o Nérus

Compartilhe