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Tecnologia no varejo: a protagonista do seu negócio!

Tecnologia no Varejo

Tecnologia no Varejo

Os varejistas estão compreendendo melhor as mudanças no comportamento do consumidor. E, assim, adaptando suas estratégias ao novo mercado.

Ele é definido por lojas que são, agora, locais de experimentação, descoberta, exploração. Que eliminam as fronteiras com o digital e, por isso, precisam oferecer expertise, conhecimento de causa. Assim, conseguem justificar o tempo dos clientes.

Dessa forma, o varejo é omnichannel e os consumidores digitais, chamados de omnishoppers, são parte de um novo padrão de comportamento de consumo. Hoje, são definidos por conhecerem globalmente o mercado e compararem todas as possíveis vantagens oferecidas pelas marcas.

Esse cliente, além de estar já acostumado com recursos que uma loja física oferece, como atendimento personalizado e entrega imediata do produto, já também está familiarizado à rapidez e à quantidade de ofertas da internet.

A tecnologia no varejo chegou para ficar!

Uma pesquisa feita com 6.000 clientes e 500 executivos do segmento revelou que um terço das pessoas prefere qualquer coisa a ter que ir a uma loja física para fazer compras.

Nesse sentido, algumas expectativas dos consumidores em relação às lojas são:

Possibilidade de verificar a disponibilidade de um produto antes de ir ao estabelecimento;
Entrega dos produtos comprados no mesmo dia;
Possibilidade de tocar e sentir a mercadoria;
Ganho de pontos de fidelidade por gastar tempo na loja e revisitá-la;
Consulta prévia a especialistas do estabelecimento para atender às suas necessidades;
Descontos com funcionários da loja.

Ficou claro para você como a tecnologia no varejo está mudando o sue negócio?

Entenda a importância que tecnologia no varejo assumiu

Varejo e tecnologia nunca andaram tão próximos. E se você não entender isso, vai ficar para traz!

Como a transformação digital e a tecnologia no varejo pode satisfazer os novos consumidores?

A tecnologia e a transformação digital são alternativas para a melhoria da experiência do consumidor nas lojas físicas. As pesquisas mostram que:

Mais da metade das pessoas que frequentam redes de lojas que aderiram à transformação digital, mostraram-se satisfeitos e fiéis.

A inteligência artificial e Big Data também estão sendo usados como artifícios para criação da experiência de compra personalizada do cliente na loja física, e-commerce ou outro canal. Assim, consequentemente, se aumentará a fidelização.

A robótica chega mais barata e humanizada ao varejo. Seja para a vigilância e monitoramento ou para primeiro atendimento ao cliente, entre outras aplicações.

Outra tecnologia no varejo que vem ganhando grande destaque é a realidade virtual.

Ela vem sendo utilizada como estratégia transformadora, inclusive para os canais de e-commerce. Dessa forma, o e-commerce se consolidou como peça chave da transformação do varejo, agregando cada vez maiores parcelas nas vendas totais.

Softwares que fazem a gestão de todo processo de redes de loja do varejo, e possibilitam a unificação e otimização das informações dos consumidores, são grandes aliados destes varejistas.

Exemplo disso é o processo de precificação através de promoções dinâmicas. Para isso, são usadas variáveis definidas, como horário, estoque, e dia da semana, que definem padrões.

Assim, através da Inteligência artificial, se promovem e alavancam as vendas, utilizando o que há de mais moderno em “Machine Learning”. Ou seja o aprendizado automático, o reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial.

Estudo classifica o digital é o “novo básico” do varejo

A consultoria nacional E-Consulting Corp. realizou um estudo com grandes empresas do varejo e analisaram quais são os destaques no setor quando falamos de Transformação Digital.

“Não é só adquirir novas tecnologias. É saber adotar”

Diz Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting e responsável pelo estudo “Régua da Transformação Digital no Varejo”.

A pesquisa afirmou que a transformação digital é o “novo básico” do varejo. E dentro de algum tempo, o e-commerce não será mais vanguardismo.

“O digital é o novo básico para o varejo. Por isso, a inovação estará ligada em trazer estes benefícios no dia a dia e no relacionamento com o cliente. E essa virada vai acontecer por meio de novas competências, como prototipação, design, experiência de compra, jornada, experimentação, analytics, Big Data, cloud, as a service, conexão, simultaneidade, algoritmos, colaboração e integração”.

Assim pontua o executivo.

A Netshoes foi considerada a organização com mais evidências e elementos ligados à Transformação Digital. Isso, devido à sua atuação em marketplaces B2B, Blockchain em seu modelo de gestão, ofertas e serviços nativos digitais com foco na melhor jornada de compra do consumidor e inserir inovação colaborativa.

A Netshoes vem seguida por B2W, Home Refil, Supermercado Now e Grupo Pão de Açúcar – GPA .

Com uma estratégia bem definida, a tecnologia no varejos é a única forma de atender à todas essas expectativas do consumidor moderno.

Como dissemos: varejo e tecnologia estão unidos mais do que nunca!

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