Quando uma empresa decide entrar para o mercado de e-commerce é normal encontrar desafios no caminho. Há uma série de processos que precisam ser feitos antes de iniciar de forma eficiente suas vendas nesta plataforma e crescer o lucro.
No entanto, é preciso entender que este crescimento vem acompanhado de dificuldades e algumas quebras de expectativas, como ao invés de 10 pedidos por dia, você espera conseguir 100. Ou esperar vender mais de 50 produtos, mas ter apenas 5 ou 10 disponíveis.
Os desafios existem, mas podem ser vencidos. Veja à seguir, quatro categorias que vão ajudar você a crescer o lucro do seu e-commerce.
Em um primeiro momento é preciso escolher, com cuidado, quais os produtos serão disponibilizados para a venda online. Em seguida, é preciso preparar todas as informações digitais necessárias sobre cada produto, como fotos, vídeos, descrições, entre outros.
Ademais, começar a atender os pedidos, processar as vendas e dar sequência a todos os processos desta operação.
Em termos de produto, sempre reforçamos um conceito importante: fuja da competição por preços. Produtos exclusivos, marcas próprias ou mesmo importadas podem fazer a diferença, evitando comparações simples de preço por parte do consumidor.
Caso sua loja opere com produtos multimarcas, você terá que encontrar uma forma de se diferenciar, seja pelo atendimento ou uma logística que promova uma melhor experiência com entrega rápida ou retirada em lojas próximas.
A briga por preço na internet é uma estratégia muito limitada, com o concorrente sempre a “um clique de distância”. Falamos um pouco sobre isso neste artigo aqui. Escolher produtos que sejam realmente interessantes, fáceis de serem entregues e que ofereçam uma boa margem de lucro é essencial.
Um dos maiores custos para vendas pela internet é o marketing digital. Existem hoje diversas alternativas para serem avaliadas: marketing pago, marketing de conteúdo, plataformas de afiliação, mídias sociais e até mesmo marketplaces.
Mas afinal, qual é a melhor alternativa?
A resposta é simples: tudo depende dos seus objetivos.
Um bom assessor ou departamento de marketing precisa ficar constantemente atento e ativo aos movimentos do mercado e ao comportamento de seus consumidores. É preciso monitorar tudo o que se faz e os resultados que cada estratégia traz, sendo uma dica importante o monitoramento dos custos de aquisição (CAC) semanalmente.
E isso é essencial porque uma determinada mídia pode se tornar inviável rapidamente e isso pode prejudicar no volume de vendas. Uma boa pessoa e uma boa planilha fazem toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
Já os marketplaces podem ser uma interessante alternativa se levar em consideração o quanto deve investir para fazer uma venda. Lembre-se: nessa modalidade você só paga a comissão daquilo que você vender, enquanto no marketing digital você paga mesmo sem vender nada.
Nossa experiência mostrou que tudo vai bem se você vender pouco (algo entre 10 e 40 pedidos por dia) ou se você estiver crescendo devagar. Nestes casos, você consegue adaptar a logística ao seu crescimento com folga.
Contudo, quando você atinge uma escala maior de 50, 100 ou mais pedidos por dia, as coisas podem complicar um pouco.
A loja onde o seu estoque está precisará ser trocada por um depósito. A sala de separação precisará ser substituída por uma esteira de processamento de pedidos, adotando novos processos de conferência e embalagem (picking and packing).
E neste momento, bons processos e sistemas de processamento de vendas são de extrema importância, caso contrário, você pode até vender muito, mas não conseguirá processar tudo. E já vimos muitos clientes sendo obrigados a parar de vender porque simplesmente não conseguiram dar conta do volume.
Para tanto, invista nos seus processos e garanta que eles sejam feitos de forma eficiente, como o picking and packing. Caso tenha produtos exclusivos, uma saída interessante para evitar problemas de logística são os serviços de fulfillment oferecidos pelos marketplaces ou mesmo prestadores de serviços especializados.
Por fim, terceirizar quando se tem uma boa margem de lucro é mais simples para se concentrar nas atividades mais críticas.
À medida que sua empresa de e-commerce cresce, suas informações ficam mais complexas e não perder o controle se torna uma prioridade na tomada de decisões. Por este motivo, a gestão é fundamental.
Como estão as vendas por canal? Quanto estou gastando de marketing por cada venda? Quais produtos estão vendendo melhor e gerando mais lucros? Como está o recebimento por canal? Recebi tudo o que deveria receber dos marketplaces? Quanto tenho de estoque? Quanto foi devolvido nesta semana?
Essas e outras perguntas envolvendo vendas, processamento de pedidos, contas a receber, contas a pagar, conciliação de canais, entre outras, se tornam críticas.
Além disso, todos os processos necessários na gestão da sua empresa, este BackOffice (sistema de gestão ou ERP de e-commerce) deverá estar bem integrado com os canais com os quais opera ou você poderá perder o controle de tudo facilmente.
Busque fornecedores confiáveis e que tenham integrações confiáveis com estes canais.
Gerenciar os quatro pontos que reforçamos é essencial para o crescimento, com lucro, da sua operação. Saber lidar com os desafios, se preparar para os próximos passos do seu negócio e se antecipar às dificuldades que surgem no dia a dia é importante para qualquer empresa.
E para fazer tudo isso é preciso ter em mãos informações de qualidade e úteis. Para entender melhor como melhorar suas vendas digitais de forma segura e com sucesso, converse com quem entende do assunto.
Nós ajudamos nossos clientes a vender pela internet, seja com marketplaces ou e-commerce, de forma integrada com BackOffice e ERP. No fim, tudo isso se reverte em crescimento com qualidade de atendimento e redução de custos. Quer saber mais sobre as nossas soluções para o seu negócio? Converse com um de nossos especialistas.
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