Você sabe o que é funil de vendas? Estamos falando sobre uma estratégia extremamente vantajosa para o marketing voltado à gestão de varejo, especialmente, quando aplicado em conjunto com planejamentos para o e-commerce (ou comércio eletrônico).
O principal objetivo do que é funil de vendas é atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, manter por perto aqueles que já conhecem o seu negócio.
Por isso, essa estratégia de vendas no varejo se tornou um dos principais elementos do Inbound Marketing, isto é, na criação de conteúdo para cativar o público.
Vale ressaltar que, ao longo do processo de vendas no varejo, as empresas lidam diariamente com um grande volume de possíveis clientes e, em meio disso, várias decisões de compra - principalmente com pessoas que entram no ponto de venda para conhecer os produtos.
Portanto, é comum que ocorram objeções, perdas e ganhos de clientes nesse contexto.
Contudo, com o funil de vendas no varejo é possível concentrar esforços para maximizar e aproveitar melhor os recursos disponíveis e, assim, ter resultados cada vez mais positivos.
Conhecido também como pipeline, o funil de vendas nada mais é que um modelo estratégico que ilustra a jornada do cliente em sua decisão de compra, desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da venda, isto é, o fechamento do negócio.
Assim, o que é funil de vendas concentra uma série de etapas, que têm como principal objetivo ajudar os empreendimentos a visualizarem como ocorrem os processos de decisão dos consumidores.
O funil de vendas no varejo é usado pelas empresas para conduzir seus potenciais clientes a um determinado caminho e, desse modo, aumentar a taxa de conversões.
A taxa de conversão corresponde a quantidade de pessoas que efetivam a compra.
Vale destacar que a “compra” não é um processo homogêneo e simples, pelo contrário, o cliente passa por vários momentos que podem afastá-lo ou aproximá-lo da ação de comprar.
De maneira geral, o funil de vendas no varejo acompanha:
O prospect é a denominação para a pessoa que busca informações sobre o tema que você aborda em suas estratégias de marketing.
Por exemplo, uma empresa especializada em pisos e revestimento pode produzir um conteúdo sobre piso laminado escuro, fornecendo detalhes sobre o material, as vantagens de aplicação e demais curiosidades.
Assim, uma pessoa que esteja buscando essas informações poderá encontrar no site da empresa. Esse pode ser o primeiro contato, que culminará na conversão em leads.
O lead é conhecido como o cliente em potencial, pois além de demonstrar interesse sobre o conteúdo, também se enquadra na persona da empresa e ótimas chances de efetivar uma compra.
Ora, voltando na empresa de pisos e revestimentos, além de verificar informações sobre o piso laminado, o lead pode entrar em contato, pedindo um orçamento do produto ou de outros itens.
Quer dizer que, para ser convertido em lead, é preciso que o usuário:
Como consequência, temos a atração de oportunidades para a venda.
Com base nessas definições, percebe-se que o prospect está no início da jornada de compra e, por isso, necessita de incentivos para avançar no processo.
Assim, as empresas devem focar nesse público, com conteúdos educativos e úteis às suas preferências e necessidades.
Imagine uma empresa de pintura residencial. Ela pode atrair os prospects informando sobre os possíveis intervalos de uma manutenção de residências, ou sobre as tendências para decoração de imóveis e como investir em materiais de qualidade.
Com isso, é possível atrair um público que tem interesse em saber mais sobre reforma de fachada, métodos decorativos de pintura, entre outros aspectos.
O Funil de Vendas está dividido, basicamente, em três etapas:
Elas também são chamadas de ToFu, MoFu e BOFu, respectivamente.
Fonte: Take
Cada uma das categorias permite detectar as correções necessárias para não reduzir o volume de vendas, identificar os prospects e convertê-los em leads.
Dentro do que é funil de vendas no varejo, o topo é a etapa de consciência, ou seja, antes disso, a pessoa era indiferente à sua necessidade ou problema.
Ela não procurava ou buscava nenhum produto e/ou serviço, pois desconhecia a sua própria demanda.
Mas, ao primeiro contato com o conteúdo da empresa é ativado um gatilho e, como consequência, o usuário passa a procurar por mais informações.
É nesse momento que a empresa deve se colocar como especialista em determinado assunto, demonstrando:
Portanto, voltando ao exemplo anterior, além da pintura de fachada a empresa pode realizar serviço de gesso para imóveis - que é muito mais econômico e versátil.
Assim, pode-se fornecer materiais para que o visitante conheça mais sobre a atividade e o material, compartilhando as principais informações.
Em caso de dúvidas, o usuário poderá entrar em contato diretamente com o empreendimento.
Na maioria das vezes, não se sabe muita coisa sobre esses visitantes (perfil médio, preferências, etc). Por isso, é preciso educá-los, para aumentar as chances de conversão em leads, passando do topo para o meio do funil.
Vale ressaltar que apenas uma porcentagem das pessoas que entram no funil de vendas percorre todo o caminho, até a transformação em cliente. Por esse motivo, o trabalho de atração é muito importante, já que é preciso gerar um número alto de prospects.
O meio do funil concentra as pessoas que já foram atraídas para a empresa e estão considerando uma possível compra.
Nesta etapa do processo de vendas no varejo, já sabe-se um pouco mais sobre o perfil dos leads, pois eles entraram em contato fornecendo nome, endereço, e-mail, entre outras informações.
Usando os exemplos anteriores, a pessoa pode ir até a loja (fisicamente ou virtualmente) após ler um determinado conteúdo (como as dicas de decoração de fachadas) e começar a decidir sobre os materiais compráveis (como uma cantoneira de ferro, uma tinta nova, um novo serviço em gesso, entre outros).
Contudo, mesmo o lead demonstrando um certo interesse uma dica para aumentar as vendas no varejo é continuar a guiar esforços para que ele de fato concretize a compra.
Essa estratégia pode ser feita por meio de ações de convencimento como:
A principal recomendação é sempre ser sincero com o lead. Ou seja, veja se determinado produto irá realmente atender às necessidades do cliente e apresenta outras alternativas viáveis.
Por exemplo, ao invés de redecorar a fachada, como apresentado nos exemplos anteriores, o cliente pode somente trocar a entrada por uma porta de aço reforçada, que será um acessório muito mais eficiente e com preço menor de investimento.
A sinceridade também ajuda na fidelização dos clientes. Ao saber que determinada empresa realmente se importa com os interesses do público, os consumidores tendem a dar mais credibilidade ao empreendimento e indicá-lo para mais pessoas.
Portanto, ser sincero ajuda muito na jornada de compra, mas também no Marketing de Relacionamento.
No fundo do funil lida-se com os MQLs (Marketing Qualified Lead, ou leads qualificados, tradução em português), que são os lead que passaram por todo o processo de educação e estão prontos para efetivar a compra.
Nesta etapa, criam-se oportunidades, pois os leads já estão cientes do problema e buscam soluções possíveis.
Aqui, estabelece-se a relação de confiança. A empresa precisa portar-se como autoridade no assunto, ser sincera e, ainda, oferecer boas resoluções aos clientes.
A intenção das estratégias de vendas no varejo é mostrar que a empresa não é uma simples loja de varejo, mas sim, uma parceira para os negócios.
Portanto, se um lead qualificado está procurando por uma boa iluminação para piscina, uma alternativa possível é apresentar resultados satisfatórios com uma lâmpada específica, com demonstrações e fotos.
Além disso, durante o atendimento, a empresa pode ressaltar as qualidades do produto (economia de energia elétrica, longa vida útil, alta potência de iluminação, etc).
O fundo do funil também permite mensurar resultados da estratégia de marketing. Por exemplo, em uma empresa de revisão automotiva, percebeu-se que grande parte dos clientes que efetivaram a compra eram pessoas de 30 a 45 anos de idade.
Dessa forma, é possível planejar ações para essa faixa etária de público, tornando o marketing ainda mais direcionado e efetivo.
Além disso, através da mensuração de resultados, o desempenho da empresa pode ser avaliado. Assim, se ele estiver baixo significa que é o momento de identificar problemas e fazer ajustes na estratégia de funil. Mas, se estiver alto, o melhor é seguir em frente com a ação de marketing.
E ai? Compreendeu o que é funil de vendas no varejo e como aplicá-lo ao seu negócio?
Para complementar nossas explicações indicamos que assista ao vídeo abaixo. Ele apresenta uma explicação bem didática para você aplicar o modelo em sua estratégia. Confira!
Agora que você já compreendeu o que é funil de vendas no varejo é preciso ficar atento e mais um fator determinante para o sucesso dessa estratégia: a integração de canais.
Para você conseguir atrair usuários e transformá-los em cliente sua empresa precisa estar nos canais em que seus potenciais clientes estão. E a presença não é um fator isolado!
É preciso criar uma estratégia que permita a integração de todos os canais de vendas e marketing que você oferece, por exemplo, lojas físicas, redes sociais, vendas em marketplace ou ecommerce.
Como fazer isso?
O Nérus O2 é uma plataforma de integração omnichannel que funciona como hub de integração de marketplace, hub de e-commerce e integrador de ERP que permite lojas físicas se tornarem lojas virtuais integradas ao maiores marketplaces do brasil, sem trocar de software de gestão para varejo ou plataforma de e-commerce.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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