Como vender por marketplace? O primeiro passo é escolher os produtos que você deseja comercializar. A partir disso selecione a plataforma que deseja ter como parceira e entenda os termos de uso de cada sistema.
Cada marketplace possui uma política de parceria. O Mercado Livre por exemplo não exige nada além de um cadastro gratuito como vendedor. Você faz o cadastro e começa a vender na hora!
Já para vender na Americanas.com, que faz parte da B2W Marketplace, é necessário ter um CNPJ, fazer um cadastro prévio que será analisado pela equipe responsável do grupo. Com sua candidatura aprovada você deverá configurar sua página de produtos dentro do sistema e acompanhar suas vendas.
Como você pode perceber, nos dois casos é fácil aprender como vender por marketplace!
Entretanto, algumas dicas podem tornar seu negócio mais lucrativo, por isso acompanhe nosso guia de marketplace na prática.
Essa não é exatamente uma dica de como vender por marketplace, mas é a dúvida de muitos empreendedores que deseja começar sua empreitada como varejista digital.
Não é necessário ter uma loja virtual para começar a vender por marketplace, entretanto, como vimos acima, algumas plataformas exigem que você tenha um CNPJ.
Você pode ser MEI, ser da indústria, um distribuidor, ter uma loja física ou um e-commerce, qualquer opção vale!
Entretanto, se você está considerando ter uma loja virtual, indicamos a leitura do artigo; “Como abrir uma loja virtual de sucesso: pense nesses 5 pontos!”.
Ao mesmo tempo você não precisa escolher entre marketplace ou e-commerce, é possível realizar vendas nas duas plataformas, inclusive, atualmente já existem plataformas de e-commerce que integram estoques e gestão financeira, para tornar mais fácil a venda em marketplaces.
Existem muitas plataformas de marketplaces entre elas:
Uma das dicas para escolher o marketplace ideal para o seu negócio é entender o nicho de mercado que aquele canal atende.
Por exemplo, se você deseja vender materiais esportivos, melhor do que escolher o Magazine Luiza é optar pela Netshoes.
Hoje em dia os marketplaces estão aceitando diferentes tipos de produtos para a venda em suas redes, entretanto, será que usuário que está procurando um tênis para corrida vai acessar o site da Magalu ou a Netshoes?
A verdade é que atualmente não é necessário escolher apenas um marketplace, entretanto, quando se está começando, fazer a gestão de muitos canais pode ser complicado e por isso priorizar pode ser a melhor opção para você.
Como dissemos acima, alguns marketplaces vão exigir o cadastro com um CNPJ, outros vão solicitar uma lista de documentos, como:
Após o seu cadastro de solicitação de parceria, feito no site do canal que você deseja vender, é provável que a empresa envie por e-mail uma lista com documentos e requisitos necessários.
Não se assuste com essa etapas de como vender por marketplace. A maioria desses documentos você retira pela internet gratuitamente, usando apenas o número do CNPJ.
Após a autorização de venda, o marketplace enviará os dados de acesso a sua área administrativa do sistema, para que você possa começar a vender.
Fique tranquilo! Ninguém tem acesso a sua plataforma, assim como você não tem acesso aos dados de ninguém.
Cadastre seus produtos lembrando de incluir:
Como falado anteriormente, caso você tenha uma loja virtual é possível realizar a integração do e-commerce com o sistema do marketplace.
Essa é uma grande vantagem visto que você diminuirá o volume de trabalho uma vez que não vai precisar, por exemplo, realizar o cadastro dos produtos duas vezes. Além disso é possível:
O que é marketplace e como funciona as vendas por lá?
Dentro dessa modalidade, o marketplace é responsável por atrair o tráfego de usuários para o site e criar maneiras de converter esses usuários em clientes.
Todo o investimento em marketing e na infraestrutura da plataforma é realizado pelo marketplace.
Em contrapartida a cada venda realizada o parceiro deve realizar o pagamento de uma comissão ao marketplace. O pagamento dessa taxa só é realizado se uma venda acontecer.
Dentro do processo de como vender por marketplace é importante que você esteja atento a logística de entrega ao receber um pedido.
Lembre-se que a separação e entrega do produto é sua responsabilidade.
Você pode replicar a logística usada em seu e-commerce, caso tenha um.
Uma das vantagens de aprender como vender por marketplace é que você pode testar novos segmentos de venda sem precisar investir na construção de um novo site.
Fique atento às tendências do mercado e invista em outros setores.
Quer mais dicas de como vender por marketplace com sucesso e se destacar da concorrência? Assista ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=fkBSN6MR-gg&feature=youtu.be
Se você quer ampliar o número de canais de venda do seu negócio de maneira profissional e eficiente, conheça o Nérus O2. O Nérus O2 é um Superhub que permite a entrada de varejistas físicos (lojas físicas) no varejo on-line (Marketplace e e-commerce) integradas ao ERP do cliente, ou seja, sem precisar de trocar de ERP ou colocar outro ERP para e-commerce.
Segmentos de atuação: Móveis e Eletroeletrônicos, Material de Construção, Moda e Calçados e Autopeças.
Quer saber mais? Acesse nosso site ou envie uma mensagem para nós.
O que você quer encontrar?