O Omnichannel foi desenvolvido para encurtar a relação entre online e offline e melhorar a experiência do cliente. Essa estratégia tem como base o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação. Logo, ser omnichannel não é apenas ter vários canais de comunicação, mas também, ter uma sintonia entre eles.
Analisando a etimologia da palavra, encontramos prefixo “omni”, que em Latim significa: de tudo e inteiro. Já “channel”, é uma palavra inglesa que significa canal. Assim, omnichannel refere a algo como “todos os canais”. Basicamente, omnichannel trata-se da unidade em diversos canais de uma marca.
Em outras palavras, o consumidor sentirá que tudo está interligado, tanto loja física quanto e-commerce. Assim, com a experiência integrada, as vendas podem ser iniciadas e finalizadas em canais diferentes sem ruídos na comunicação.
Inclusive, existem diversas outras possibilidades, portanto, vale a pena saber como aproveitar ao máximo o Omnichannel. Pensando nisso, selecionamos desde as principais vantagens até como conseguir aplicar essa estratégia em seu negócio. Vamos lá?!
1. Melhora na logística e atendimento ao cliente
O Omnichannel permite visualizar todas as encomendas de forma unificada em uma rede de distribuição. Isso inclui:
Tendo essas informações em mãos, fica mais simples para a sua empresa:
2. Ampliação da marca
Ao adotar uma operação omnichannel se conquista uma percepção positiva para a marca. Afinal, ela passa a transitar em diferentes canais, nutrindo e convertendo o consumidor por vias distintas. Isso, por sua vez, também aumenta a visibilidade dos produtos e a credibilidade perante o mercado.
Para tanto, os clientes se tornam fiéis com as boas experiências que tiveram. Assim, a empresa que é omnichannel tem maior capacidade de fidelização devido a relevância das possibilidades que viabiliza.
1. Tecnologia adequada
Para ocorrer a integração de pedidos e informações é fundamental contar com a tecnologia. Nesse sentido, se faz necessário contar com um software de integração omnichannel.
O Nérus O2, por exemplo, é uma excelente alternativa. Isso porque ele permite empresas de médio e grande porte vender em vários canais ao mesmo tempo. Assim, essa opção disponibiliza, ainda, uma integração de ponta a ponta, independentemente se a venda foi feita na loja física ou na internet. Esse software consegue unir:
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2. Comunicação alinhada
Para que o consumidor não note diferença entre online e off-line, diversos aspectos da sua marca deverão estar bem alinhados. Vale destacar que a identidade visual e a comunicação são muito importantes, por isso não devem possuir contradições.
Treine a sua equipe para definir padrões cujo o formato funcione em todos os canais. Isto é, independentemente da origem ou da abordagem – dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios, alinhe a sua comunicação.
Nesse sentido, além de beneficiar na memorização do consumidor, isso evita experiências ruins por posicionamentos que não correspondam com a estratégia.
3. Fiscalização do desempenho
Assim, não adianta criar todo um sistema omnichannel se ele possui falhas na experiência do consumidor ou na sua administração. Portanto, compreenda que a fiscalização e o alinhamento contínuo devem ser um dos pilares para que a estratégia dê certo.
Por fim, agora que você sabe como aproveitar ao máximo o Omnichannel, extraia todo o potencial do seu negócio. Esperamos ter lhe ajudado nesse processo de transformação. Até mais!
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