Como todos sabem o Nérus mantém total compatibilidade com o SACI até hoje. Isso não é eterno, como já havíamos antecipado. Na versão prevista para meados de 2018 já esperamos diferenças. Essas diferenças estão em diversos aspectos, em especial na questão relatórios.
Desde que a Nérus iniciou suas atividades, temos o compromisso em manter a compatibilidade dos processos e dados. Os relatórios estão incluídos nesses processos. Contudo, os relatórios prontos (CTRL + L) e os relatórios QSQL apresentam limitações importantes:
Isso não é mais coerente com a visão que temos do Nérus. Para 2018 por exemplo, esperamos apresentar ao mercado nossa primeira versão full web, com todos os recursos migrados para esta nova tecnologia. Precisamos então também pensar em relatórios, dentro de uma nova visão de futuro.
Em especial, pensamos em mais riqueza nos relatórios, praticidade e recursos que facilitem seu uso, sem acrescentar custos excessivos:
Além disso, nos deparamos com um dilema antigo. A Nérus sempre defendeu a personalização dos processos dentro da realidade de cada cliente. Personalização e especialização dos processos é chave do nosso ponto de vista. Os relatórios estavam incluídos nesse conceito. Contudo, sempre que entramos num cliente novo ou sempre que temos que comparar resultados de clientes que já usam nossos relatórios, sentimos falta de uma “referência” para comparar estes resultados e para garantir qualidade. Daí, concluímos que precisaríamos de um recurso adicional: “um conjunto de relatórios fixos” (rotineiramente chamados de “book de relatórios”). Esse “conjunto” foi construído e agora vai acompanhar as versões do Nérus, garantindo sua compatibilidade e facilitando tanto o teste das versões quanto a comparação de resultados. Nessa primeira versão, entregamos 47 (quarenta e sete) relatórios prontos. Isso certamente vai aumentar, mas por enquanto já ajuda e acelera muito.
Analisamos várias tecnologias (geradores internos, Birt, Jasper Reports, Pentaho, etc). Analisamos com profundidade pelo menos 6 tecnologias. Concluímos que queríamos algo:
O Pentaho (www.pentaho.com) mantido hoje pela Hitachi, mas com uma versão open source presente nos principais ambientes de cloud computing (incluido a AWS) atendeu a todas as expectativas. Além de rico, flexível e opensource, estava totalmente pronto para ser integrado. Investimos meses, mas valeu a pena. Novo ambiente está bem bacana e irá certamente surpreendê-lo.
Colocamos o Nerus Report (by Pentaho) dentro do Webdesktop. Dessa forma, temos um ambiente integrado com o Nérus, compartilhando todas as diretivas de segurança e, principalmente, na Web. Além de estar oferecendo tudo que esperamos, pode ser acesso de qualquer lugar, sem consumir usuários do Nérus. Melhor ainda, se você está dentro do Nérus, poderá abrir várias abas, com todos os relatórios que precisa acessar, bastando para isso mudar de tela, sem ter que entrar em sair do sistema ou mesmo sem ter que imprimir relatórios para uso temporário. Se preferir, poderá enviar por e-mail, salvar em pdf, salvar em formato excel, html, etc. Trata-se realmente de uma mudança radical em termos de relatórios.
1- Tela de login Nérus
2- Tela inicial Nérus
3- Módulo com relatórios fixos
4- Opções de filtro
5 - Tipos de saída
6- Resultado
7- Tela de login WebDesktop
8- Tela inicial WebDesktop
9- Nérus Reports
10- Grid Book
11- Resultado e filtros
12- Sintético gráfico
13- Mais de um relatório aberto
Estamos com um serviço na WEB pronto para ser ligado ao Nérus (ou para quem possuir o Webdesktop). Já temos também um pequeno pacote de serviços para configurá-lo e também para converter os relatórios que quiser. Entre em contato com a Nérus e comece a usufruir já desse importante recurso.
O que você quer encontrar?