Como administrar uma rede de lojas

Como administrar uma rede de lojas de varejo com ajuda da tecnologia

Como administrar uma rede de lojas de varejo com ajuda da tecnologia 600 300 Marcos Nannetti

Como administrar uma rede de lojas

O avanço da tecnologia da informação e do Cloud Computing estão abrindo portas para que empresas de todos os setores, em especial do varejo, possam informatizar seus processos.

Assim, integrando estratégias, ações e resultados para uma performance mais eficaz no mercado.

Essa conectividade se torna cada dia mais necessária. Não há mais como administrar uma rede de lojas de varejo sem ela.

Isso se dá em virtude de um novo perfil de consumidor: mais atento aos diferenciais e às possibilidades que a empresa tem a ofertar.

Esse consumidor exige uma postura proativa em relação à modernização da sua infraestrutura de TI. Só assim para atender a essa demanda que, além de urgente, é cada vez mais personalizada.

Se você está se perguntando como administrar uma rede de lojas (de varejo e se essa exigência também é para você, não tenha dúvidas de que a resposta é: sim!

Então, continue lendo o nosso post e invista mais alguns minutos para descobrir por que é tão importante manter a conectividade da sua rede de varejo e veja como informatizar uma loja pode fazer toda diferença.

Veja também: Gestão integrada otimiza resultados

Como administrar uma rede de lojas de varejo

1- Centralize as informações

A centralização da informação do seu negócio é indispensável para que você tenha a real dimensão do seu desempenho no mercado.

Você pre4cisa conhecer dados como número total de vendas, rotatividade de estoque, ticket médio e faturamento, por exemplo.

Quando os sistemas estão isolados, você precisa fazer a consolidação dos dados manualmente, abrindo portas para erros e equívocos que podem comprometer toda a operação.

Sendo assim, ao manter a conectividade entre as suas lojas, você mantém também o seu controle centralizado, podendo gerenciar o seu negócio com mais eficácia.

2- Padronize o fluxo de comunicação

O fluxo de comunicação entre as suas lojas deve ser algo constante. Contudo, manter o alinhamento entre funcionários distribuídos geograficamente se torna muito difícil sem o auxílio de tecnologias que facilitem a troca de informações.

Não tem como como administrar uma rede de lojas de varejo sem ajuda da tecnologia.

Ao investir em tecnologias baseadas na nuvem, por exemplo, você tem atualizações constantes de vendas, estoque, clientes etc. Informações que são compartilhadas em tempo real entre todas as suas unidades.

Esse investimento evita:

  • vendas acima do estoque;
  • valores desconexos com uma promoção ou política nova da empresa;
  • insatisfação de clientes.

3- Reduza de custos

Com a conectividade entre suas lojas, fica mais fácil operar o seu estoque, otimizando pedidos e entregas com os fornecedores e evitando desperdícios.

É possível, ainda, melhorar a colaboração entre unidades com troca de mercadorias e até mesmo rodízio entre funcionários. Assim, haverá melhor alinhamento com as políticas da empresa, promovendo melhorias contínuas no atendimento ao cliente.

Da mesma forma, com sistemas integrados de gestão, você diminui a necessidade de mão de obra especializada em tecnologia da informação e com a manutenção de sistemas isolados.

saiba mais: Computação em nuvem ou cloud, como isso pode ajudar o meu varejo?

Quer dicas de redução de custos na empresa? Então, confira este infográfico:

sucesso no varejo

4- Use um software de gestão integrada

Para ver o seu negócio crescer de maneira ordenada, nada melhor do que começar com a conectividade entre lojas desde o início.

Por isso, não abra mão de investir em softwares e sistemas que possibilitem o crescimento escalável do seu negócio.

À medida que for abrindo novas filiais, coloque-as sob as mesmas regras e sistemas, criando uma cultura de conectividade que fortaleça a sua marca no mercado, destacando-a da concorrência através do cuidado com a informação e o atendimento ao cliente.

Leia mais: 6 dicas práticas para abrir uma filial com segurança

Você está pensando em crescer, mas não sabe como manter a conectividade das suas lojas? Por onde você pretende começar? Conte para nós através dos comentários!

O Nérus é um ERP especialmente criado para o varejo, por varejistas. Por isso, tem exatamente o que é preciso para quem quer saber como administrar uma rede de lojas de varejo.

Clique aqui e saiba mais o Nérus

Compartilhe