Como diminuir a rotatividade nas empresas

Como diminuir a rotatividade nas empresas: entenda os motivos e descubra o que fazer

Como diminuir a rotatividade nas empresas: entenda os motivos e descubra o que fazer 500 332 Marcos Nannetti

Sua empresa apresenta alta rotatividade de colaboradores?

Você já se perguntou o porque?

Você pensa em se prevenir caso isso venha a acontecer?

Afinal, como diminuir a rotatividade nas empresas?

A alta rotatividade de de funcionários de uma empresa nunca sai barato. Inicialmente esse problema apresenta três naturezas de custo:

  • encargos com o desligamento;
  • perda de mão de obra qualificada e treinada para a função;
  • investimento em abertura de processo de recrutamento e seleção de pessoas para a vaga desocupada.

Neste post, apresentamos uma série de dicas de como diminuir a rotatividade nas empresas, isto é: como diminuir o turnover de uma empresa de forma prática e efetiva.

Leia também: Como plataformas de EAD estão transformando o treinamento de varejo

Como reter talentos e diminuir a rotatividade de pessoal

Uma equipe eficiente e motivada é essencial para que as empresas e processos funcionem conforme foram planejados

Fora os custos operacionais, o fator tempo também interfere diretamente na dinâmica do setor ou mesmo em todo o departamento que o colaborador ocupava.

Isso porque ele precisou de tempo para se adaptar aos valores e procedimentos operacionais do varejo. Em seguida, desenvolveu vínculos pessoais e profissionais, adequando-se ao trabalho em equipe e assimilando a cultura de grupo empresarial.

Da mesma maneira, você precisará, também, de tempo para escolher, adaptar e confiar o cargo ao novo colaborador da sua empresa. É o chamado processo de onboarding.

Portanto, articulando esses fatores, percebemos que a alta rotatividade impacta diretamente nas metas, vendas e resultados finais do negócio. Uma vez que exige recursos e tempo, trazendo morosidade à produtividade.

Sanar este problema exige dedicação, estratégia e empenho por parte dos gestores e do departamento de RH. O objetivo é conseguir evitar desgastes financeiros, temporais, trabalhistas e de relacionamentos dentro da empresa.

Pessoas são o investimento mais valioso de uma organização no campo do varejo — assim como em todos os outros campos do comércio. Portanto, é fundamental saber como diminuir a rotatividade nas empresas.

Rotatividade de pessoal: causas consequências e propostas

Mas por que a alta rotatividade de colaboradores tem aumentado tanto? Você sabe como otimizar o setor de RH para evitar esse tipo de problema no seu varejo? Continue acompanhando o nosso artigo e entenda mais!

Antes de prosseguir, responda sinceramente: você sabe mesmo o que é rotatividade de pessoal? E sabe como calcular a rotatividade de sua empresa? O chamado turnover? Então, acompanhe este vídeo do canal Xerpa:

4 Motivos da alta rotatividade de funcionários

Para saber como reter talentos e diminuir a rotatividade de pessoal, é preciso entender as causas. Veja algumas delas:

  1. O aumento de oportunidades de qualificação e educação profissional de jovens e adultos: fator quantitativo.
  2. A ampliação dos setores de comércio e serviços: crescimento e aquecimento do mercado do varejo, propiciando surgimento de novas funções derivadas do desenvolvimento tecnológico e aumentando a disponibilidade de vagas.
  3. A melhora na qualidade e especialização da mão de obra: profissionais que se especializam e investem em formação de qualidade têm maiores e melhores oportunidades de escolha.
  4. Algumas empresas não necessariamente precisam reter grande parte do seu quadro de colaboradores, por estes exercerem funções técnicas, repetitivas e/ou de baixa tecnologia e necessidade de gestão, exigindo pouca especialização, experiência e know how.

Neste quadro, os profissionais valiosos são aqueles que agregam em adaptabilidade, soluções práticas e criativas, formação especializada e experiência com aplicabilidade mensurável.

Provavelmente, são os que escolherão onde trabalhar e não aceitarão pouca coisa. Por que eles têm consciência de seu valor de mercado e capacidade de realização.

Esses profissionais agregam valor à sua empresa e certamente sairá caro se decidirem “abandonar o barco” no meio do caminho.

Como diminuir a rotatividade nas empresas, afinal?

Para saber como reter talentos e diminuir a rotatividade de pessoal, é preciso descobrir quem são esses profissionais valiosos e o que os estimula e motiva, o que valorizam.

São jovens adultos entre as gerações X e Y, interessados em tecnologia, dinâmicos, adaptados ao trabalho em equipe, que têm três principais valores profissionais como metas de vida:

  1. Bom ambiente de trabalho: qualidade de vida, horários flexíveis, relações interpessoais mais horizontalizadas.
  2. Oportunidade de crescimento profissional de curto a médio prazo: inseridos na dinâmica das novas tecnologias, eles não têm paciência para longos planos de carreira ou estruturas organizacionais rígidas.
  3. Reconhecimento da atuação e capacidade de realização: não necessariamente aumento de salário, mas também reconhecimento podendo exercer suas funções com relativa liberdade, tomada de decisão e compartilhamento de resultados.

A importância da informatização dos sistemas:

Outro fator importante para quem quer descobrir como diminuir a rotatividade nas empresas é a informatização dos sistemas de operação do RH. A importância desses processos nas empresas é fundamental.

Isso porque boas pessoas e bons procedimentos operacionais são otimizados por meio das tecnologias. Dessa forma, há uma maior dinâmica e funcionalidade dos processos produtivos. Garantido, assim, excelência em resultados e, como consequência, fidelizando o colaborador.

O ERP é um software estratégico de gestão que garante:

  • a operacionalidade de processos;
  • controle de estoques;
  • informações diretas ao vendedor;
  • precificação;
  • margem de lucro;
  • redução de erros em geral.

Tudo isso otimiza o trabalho do colaborador, fazendo com que ele se sinta valorizado.

Um bom setor de RH, além de saber captar profissionais adequados, deve contar com uma informatização de alto padrão para otimizar a gestão e a produtividade. Sem isso, não como diminuir a rotatividade nas empresas.

Quando o colaborador percebe que a empresa atua com sabedoria e funcionalidade, ele se sente mais realizado. E isso contribui para diminuir a alta rotatividade de funcionários e os desgastes que esse tipo de situação pode trazer para a empresa.

E você, como identifica e retém os profissionais de talento da sua empresa? Como operacionaliza seus procedimentos, aliados a bons profissionais? Tem alguma sugestão para compartilhar? Escreva para a gente como reter talentos e diminuir a rotatividade de pessoal  através dos comentários!

Leia também: Funcionários sem tempo para nada? Contrate um ERP

Nérus é um ERP para varejo que visa tornar a administração de seu negócio mais fácil e ágil. Com isso, além de funcionário mais motivados e produtivos, o ambiente de trabalho melhora e os lucros tendem a aumentar.

Baixe nosso e-book gratuito e conheça outras maneiras de usar a tecnologia em seu negócio: Transformação digital no varejo – 6 iniciativas futuristas já disponíveis hoje

Compartilhe