como fazer o planejamento de uma empresa

Como fazer o planejamento de uma empresa em 3 passos simples e práticos

Como fazer o planejamento de uma empresa em 3 passos simples e práticos 680 340 Marcos Nannetti

como fazer o planejamento de uma empresa
Infelizmente não temos o hábito de nos planejar. Vejo com frequência nas consultorias e nas reuniões com clientes e prospects, pouca preocupação em fazer um planejamento mínimo que seja.

É muito raro encontrar uma pequena ou média empresa varejista que tenha o bom hábito de fazer um planejamento para o ano. E também, um esboço que seja, de um orçamento de receitas e despesas. Como alcançar objetivos e metas, dessa forma?

Neste post, você vai ver como fazer o planejamento de uma empresa de forma objetiva. confira!

Veja também: Você já conhece a metodologia OKRS? Ela veio para melhorar e simplificar a gestão das empresas e de seus processos

Como fazer o planejamento de uma empresa

Para ajudar a estes poucos que querem saber como elaborar um plano de metas para empresa, sugiro:

  1. Fazer um análise do ambiente econômico para os próximos anos.
  2. Fazer um benchmarking dos seus indicadores com os indicadores padrões do seu mercado.
  3. Definir as metas para os próximos anos e os investimentos que serão necessários para cumpri-las.

Veja em mais detalhes como estabelecer metas na empresa com o planejamento:

1- Análise do ambiente econômico

Apesar de parecer muito difícil à primeira vista, com a quantidade de informações que estão disponíveis na internet, conseguimos facilmente reunir as opiniões dos grandes especialistas em questão de segundos. Basta saber onde procurar.

Para fazer uma análise do ambiente econômico basta ficar atento aos informativos dos grandes bancos. Eles podem ser facilmente encontrados em seus sites. Um exemplo é a analise de conjuntura divulgado pelo Itaú semanalmente neste link.

Gosto muito também deste relatório do gestor Luis Stuhlberger, do Fundo Verde, um dos maiores gestores de recursos do país.

Vale a pena ler também o blog do Mansueto e também do artigos da MB Asssociados.

Mas uma coisa é o mundo real e outra são percepções das pessoas sobre a situação. O que tenho constatado é um pessimismo exagerado por partes dos pequenos e médios varejistas.

Analise a sua região

Lembre-se também que essa é um média para o Brasil e que você deve equalizar os dados para a sua região.

Sabemos que o nordeste, norte e centro-oeste do Brasil tem tido taxas de crescimento superiores a média nos últimos anos.

O contrário disso é válido para o sul e sudeste. Assim, devemos pesquisar em nossa região o que está acontecendo. Quais os eventos que serão relevantes para ajudar ou impactar negativamente no crescimento esperado.

2- Analise sua empresa

Depois de mapear o ambiente, temos que voltar para dentro da empresa.

Não há como fazer o planejamento de uma empresa sem verificar como foi o nosso desempenho em relação ao mercado.

Isso é mais fácil do que parece, pois as grandes empresas listadas em bolsa publicam regularmente os seus números.

Além disso, elas ainda mantém uma diretoria de relacionamento com os investidores que relatam cada passo da empresa.

Agora analise os números de seu ramo com os números da sua empresa

Como você está em relação ao mercado? Sua margem é maior ou menor? Sua venda por metro quadrado está próxima do mercado? Sua perda de estoque é maior?

Quando compararmos os números,  iremos compreender a área que podemos melhorar e o que temos de excelência em relação aos nossos concorrentes.

Agora, saberemos como elaborar um plano de metas para empresa. Assim, podemos traçar as nossas metas reforçando nossos pontos fortes e trabalhando nos nossos pontos fracos.

Esperamos ter ajudado a clarear o assunto e a incentivar a todos para a adoção do planejamento como uma ferramenta de gestão, pois os resultados serão surpreendentes, podem ter certeza. Lembre-se: deixar a vida nos levar só funciona no samba!

Leia também: Sistema Integrado de Gestão Empresarial, tudo que você precisa saber para implementar

Agora que você sabe como fazer o planejamento de uma empresa, que tal usar um software de gestão para isso?

O Nérus é um ERP de varejo  crido por especialistas nesse ramo, como você. Por isso, tem tudo que você precisa.

Saiba mais: Tenha o controle do varejo em suas mãos com o Nérus App de varejo

Compartilhe

    </