Não estamos falando de "tênis de mesa" e nem de "pingue-pongue".
Estamos falando de "validação de sistemas" ou, melhor ainda, "validação de mudanças nos processos da empresa".
Toda vez que mudamos um processo na empresa, seja automatizado ou não, é muito importante que validemos isso.
Em outras palavras, é importante que asseguremos se a mudança sugerida (seja em vendas, compras, estoque, etc.) atingiu os resultados mínimos esperados.
Trata-se de uma questão de manter a qualidade dos serviços prestados. Neste posts, vamos entender esse exemplo de gestão de qualidade e como funciona a validação de processos pingue-pongue.
Teste de sistemas é uma área a parte em engenharia de software e não me proponho a falar sobre isso. Vamos nos concentrar em "como" fazer pessoas chegarem a um consenso se tudo está funcionando a contento. Isto é: vamos descobrir se a qualidade de processos está adequada.
Aliás, isso é muito mais árduo do que parece.
Por isso, vamos recorrer a alguns exemplos de gestão de qualidade e processos.
Vamos lá, imaginemos a seguinte situação: você pediu ao seu fornecedor de sistemas (Nérus por exemplo) que mudasse o seu processo de recebimento de mercadorias em suas lojas.
Ok, a Nérus enviou as orientações sobre quais os parâmetros do sistema devem ser ajustados. Você agradeceu, é claro, e voltou para "dentro de casa", fez as alterações sugeridas e mandou um e-mail para todas as lojas avisando que o processo mudou.
Ótimo, tudo funcionando. Pois o sistema é realmente bem flexível e atende às demandas do varejo.
Contudo, é preciso ir além quando se trata de gestão e controle de qualidade de processos.
Vamos supor, em um outro contexto, que não funcionou!
Aliás, ficaram muitas dúvidas e o processo travou! O que? como pode um sistema completo como o Nérus não atender a uma demanda tão simples?
Voltou no suporte, registrou sua reclamação e recebeu outras orientações. Ok, havia me esquecido que trabalhava com coletores de dados e eles não tinham sido configurados. Recebeu novas orientações e por aí vamos... pingue-pongue... pingue-pongue... (daí o nome desse exemplo de gestão da qualidade e validação de processos).
Veja também: Game of Suporte: como a Gamificação pode ajudar a melhorar o desempenho de sua equipe!
Infelizmente, falando em sistemas, esta situação é muito frequente.
Obviamente temos indicadores de desempenho em nosso suporte para detectar este tipo de problema.
Simples: pare de jogar pingue-pongue!
Em outras palavras, quando se trata de gestão de processos e qualidade, vamos parar de empurrar a dúvida ou problema de um lado para o outro.
Alguns Clientes, por incrível que pareça, resistem à isso, mas é básico. Temos que parar e fazer a validação de processos junto com o cliente, de forma síncrona.
Em alguns casos, coisa de minutos, o que pode ser feito remotamente. Em boa parte, contudo, exige um trabalho de campo, junto com o cliente para entender, ajustar e testar junto.
Simplesmente porque algumas mudanças parecem simples em termos de sistema, mas operacionalmente são complexas. Por isso, exigem capacitação para serem implementadas de maneira segura e rápida.
Em outras palavras, algumas mudanças parecem operacionalmente simples, mas podem ter reflexos severos na operação.
Antes de implementar uma mudança, estime os impactos, analise os riscos e principalmente valide na prática envolvendo as pessoas mais importantes.
Se a coisa funcionar rápido, ótimo. Se não funcionar, não insista com "pingue-pongue" convencional. Chame o fornecedor e tente fazer uma validação "síncrona" (em conjunto) remotamente.
Se ainda assim não funcionar, traga o fornecedor para sua empresa e feche isso presencialmente. Claro que se houver problema no sistema, a responsabilidade é do fornecedor. Se não houver, faz parte.
Lembrando que mudanças visam trazer melhorias (redução de custo ou aumento de receita) e obviamente, podem ter algum "preço" envolvido.
Leia em nosso blog: Nérus EAD pode revolucionar a gestão do seu negócio!
Sempre que fizer uma mudança em seu sistema, só comece a trabalhar depois da validação.
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