nerus
Área do cliente

Aumente a rentabilidade do seu negócio digital com o Fulfillment: o conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas online.

Fulfillment, ou Order Fulfillment, trata-se do conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas online. Ele abrange desde o processamento do pedido até a separação no estoque, embalagem, entrega e pós-venda junto ao consumidor. O que pode ser definido, também, como a estrutura logística de um negócio digital.

A eficiência nessa cadeia gera benefícios diretos na experiência do cliente. Representando uma ação determinante para alguns negócios. Afinal, diversas empresas possuem bons produtos, mas perdem credibilidade se:

  • oferecem fretes elevados;
  • não cumprem com os prazos de entrega; ou
  • não têm um bom atendimento e logística reversa para trocas e devoluções.

Assim, percebemos que o fulfillment é muito relevante. Logo, ele dá visibilidade sobre a jornada dos pedidos. Inclusive, desde o checkout até a entrega.

Como funciona o fulfillment?

Por que se desgastar com o todo o processo logístico quando tudo isso pode ser facilitado com a tecnologia? Com o fulfillment, em vez de manter um estoque físico e realizar todas as etapas logísticas por conta própria, o lojista terceiriza todas essas atividades. Assim, pode se concentrar somente nas vendas. O que é muito útil para qualquer negócio digital.

De forma geral, tudo funciona mais ou menos assim: a loja virtual recebe o pedido e o repassa para o operador de fulfillment. Contudo, o comum é que isso aconteça com a intermediação da tecnologia. Desta forma, o sistema do lojista (normalmente um ERP) se comunica com o sistema do operador de fulfillment, que se responsabiliza pelo resto do processo.

O lojista só precisa repor o estoque de produtos junto ao operador e deixar a atividade fluir normalmente.

Etapas do fulfillment

O fulfillment possui algumas etapas básicas, confira cada uma delas a seguir.

Estoque

Tudo inicia com o armazenamento dos produtos que serão vendidos no seu negócio digital. Isso pode ser feito com um armazém próprio ou recorrendo ao estoque de terceiros (dropshipping). Nesse caso, é importante contar com sistemas que asseguram um excelente controle de inventário e reposição pós-vendas.

Separação (Picking)

Após o processamento dos pedidos é preciso localizar o produto dentro do estoque e coletar a quantidade que será enviada.

Embalagem (Packing)

Depois que houve a seleção para o pedido, é necessário embalar de forma que não ocorra qualquer avaria durante o frete. Portanto, o processo precisa ser ágil e ao mesmo tempo qualificado, sem gerar custos extras para o seu negócio digital.

Transporte

Com o produto embalado, é preciso realizar a condução do armazém até o endereço de entrega. Lembrando, é claro, de garantir a pontualidade e integridade dos itens.

Por fim, o processo pode exigir soluções tecnológicas que permitam o rastreamento em tempo real.

Pós-entrega

Concluídas as etapas anteriores, nessa é coletado o feedback do cliente após a entrega do produto. Em seguida, são administrados casos como trocas e devoluções, que exigem a estruturação de um sistema de logística reversa.

Como realizar o fulfillment de forma acessível e prática?

Para deixar todas essas etapas bem alinhadas, não dá para deixar de lado a tecnologia. Logo, em termos de tecnologia, é preciso encontrar um parceiro que ofereça suporte a este tipo de operação.

Por exemplo, a Nérus, possui sistemas que permitem você fazer suas vendas no fulfillment.

Nérus BackOffice

O Nérus BackOffice é um ERP robusto com desempenho superior, velocidade e recursos que os outros não possuem

Antes de mais nada, ele visa garantir que varejistas digitais controlem suas operações com muito mais eficiência e continuem a crescer.

Então, são benefícios do produto para o seu negócio digital:

  • Permite vender no modelo Fulfillment.
  • Permite resolver o problema de picking & packing, expedição e outros processos.
  • Acesso rápido às informações e agilidade nas ações.
  • Aumento do faturamento com controle e segurança.
  • Permite que você opere milhares de pedidos e notas fiscais sem restrições.
  • Acelera a produtividade e o controle da operação.
  • Proporciona o crescimento com segurança.
  • Atuar como multiempresas e multi-CNPJ.

Agora que você já sabe como funciona o fulfillment e como implementá-lo no seu negócio digital através do nosso ERP, otimize a sua logística.

Afinal, quanto mais alinhada cada uma das etapas citadas, maior é o potencial do seu negócio crescer e lucrar cada vez mais. Navegue pelo nosso site e conheça mais detalhes. Até mais!

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross