nerus
Área do cliente

Infovarejo 2022: as tendências do setor e destaques da quarta edição

destaques do infovarejo 2022

O evento mais esperado do Varejo em Minas é um dos principais do setor no Brasil. O Infovarejo chega à quarta edição ainda mais importante em um cenário desafiador e marcado por mudanças aceleradas em várias frentes. 

O principal objetivo do congresso, realizado no dia 30 de março no auditório do Minas Tênis Clube I,em Belo Horizonte e que reuniu 500 participantes em seis palestras, foi debater sobre as tendências do varejo em 2022 e como elas têm impactado empresas, consumidores e a sociedade de forma geral. 

Elas podem ser resumidas em três temas: Omnicanalidade, Foco no Consumidor e Experiência em Loja Física. 

A integração dos canais de venda será cada vez mais importante. Oferecer comodidade a quem compra (receber em casa, retirar na loja) é fundamental. E isso é comprovado por números. De acordo com a pesquisa “Carat Insights Projeções para o Varejo Omnichannel 2022, realizada pelo Instituto Locomotiva , 70% dos brasileiros já realizaram algum tipo de compra pelo Omnichannel e 50% usam esse modelo no dia a dia. 

Diretor comercial da Nérus, Marcos Nannetti avalia que a integração entre canais faz parte da experiência oferecida ao cliente. “A tecnologia e o varejo andam sempre juntos para oferecer aos consumidores a melhor experiência de compra possível, comprar tem de ser prazeroso.”

Omnichannel é um modelo que recebe toda atenção e investimento da Nérus há alguns anos. O Nérus Web Omnichannel realiza a integração total para o varejo físico e digital. É o mais completo software para varejo de médio e grande porte. O sistema realiza todos os processos de compra, venda, estoque, faturamento e distribuição de forma simples e eficiente, sem duplicidade ou inconsistência. 

Baseado no sistema operacional Linux, o Nérus Web Omnichannel conta com o banco de dados MYSQL, aberto e ilimitado. E tanto o banco de dados quanto o próprio sistema rodam na AWS, a maior e mais segura nuvem do planeta, o que elimina a necessidade de servidores, data center ou custos com infraestrutura. 

O comportamento do consumidor no contexto pós pandemia foi abordado por diferentes ângulos, como marketing, política, economia e tecnologia. A abertura foi feita pelo governador Romeu Zema (Novo), que falou sobre o cenário político mineiro, e a influência das eleições na economia foi analisada pela economista Rita Mundim, conhecida pelos boletins diários apresentados na Rádio Itatiaia. 

Consultor e especialista em varejo e consumo com mais de 30 anos de experiência, Alberto Serrentino destacou o perfil e hábitos do novo cliente na palestra “Varejo e Transformação” e no painel “O Novo Varejo na Prática”. Ele também apresentou os principais insights de dois dos principais eventos do varejo em nível mundial: NRF, realizado em Nova York (USA) e Euroshop, sediado em Düsseldorf, na Alemanha. Serrentino enfatizou que as lojas físicas passam a ter um papel estratégico: mais do que um ponto de contato com a marca, elas devem ser um hub de produtos, cada vez mais inteligente e conectada. Personificação, gamificação e integração com o ambiente digital são pontos fundamentais. 

O Infovarejo também teve espaço para o Metaverso, espécie de realidade paralela que propõe experiências de imersão. O tema foi abordado por Renato Castro, consultor internacional. O metaverso traz novas possibilidades de relacionamento entre empresas e clientes e um incremento considerável à experiência e jornada de compra. O momento é extremamente positivo se comparado com a popularização da internet, no ano 2000. 

A jornalista e palestrante Leila Ferreira ministrou a palestra “A Arte de Ser Leve”, em que fala sobre hábitos para tornar o dia a dia menos estressante. 

O Infovarejo teve ainda as palestras de Rodrigo Noll (aumento de vendas a partir de programa de indicações para os clientes), Marcos Fábio e Rudolf Popper, que dividiram o palco para destacar os assuntos dos congressos NRF e Euroshop. 

Balanço e Expectativa para 2023 

O Infovarejo 2022 teve apresentação da CDL BH e realização da Nérus, ATS Informática e Avanço Informática. 

CEO da Nérus, Cléber Piçarro avalia que o evento cumpriu plenamente a meta de ser referência para o Varejo no Brasil. “Em resumo, o congresso foi ótimo. Foram mais de 500 congressistas assistindo a 6 diferentes palestras, os temas foram escolhidos com muito cuidado”, comenta. 

Marcos Nanneti, diretor comercial da Nérus, destaca o crescimento do evento. “O Congresso Infovarejo já faz parte do calendário de eventos de BH. Cada ano que passa o evento fica maior e mais importante para o público que deseja saber as novidades estão acontecendo no varejo no Brasil e no mundo”. 

Segundo Nannetti, em 2023 a expectativa é de um congresso ainda maior e representativo. “Para o ano que vem estamos preparando um evento ainda maior. A nossa ideia é trazer muita gente de fora de Minas para que aos poucos este evento entre no calendário nacional.”

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross