mulheres no varejo
nerus
Área do cliente

Mulheres no Varejo 

mulheres no varejo

Executiva comemora avanços e conta como tem superado desafios para se destacar no setor

As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e no Varejo não é diferente. Porém, a luta por respeito e reconhecimento é árdua. A contribuição feminina tem muito a acrescentar a um segmento fundamental para o funcionamento e crescimento da economia brasileira. 

Nesta mini-entrevista, quem fala sobre o tema é a executiva mineira Alessandra Moreira Roberto, diretora da Cash Box, rede de loja de presentes, artigos de casa, cozinha, decoração e artigos infantis de Belo Horizonte, criada em 1995. 

Ela comemora os avanços relacionados à liderança feminina nos negócios, porém, ressalta que a caminhada é longa.

Nérus – Quais foram os desafios ao empreender no varejo, um segmento cujo o percentual de homens à frente do negócio é maior?

Alessandra Roberto - Não iniciei o nosso empreendimento sozinha. Estou ao lado do meu marido, Marco Aurélio. De toda forma são inúmeros os desafios nessa caminhada que envolve uma sociedade tradicionalmente machista e misógina.

Nérus – Em algum momento, o fato de ser mulher atrapalhou sua trajetória no Varejo?

Alessandra Roberto - Em alguns momentos eu acho que esse fato dificultou sim. As grandes indústrias nacionais e as maiores importadoras de onde fazemos nossas compras são, em sua maioria, geridas por homens e vemos que eles respeitam muito mais os homens negociadores. 

Nérus – Como você vê a aceitação do mercado com a entrada de mulheres em cargos de liderança?

Alessandra Roberto -Vejo que o mercado está muito mais receptivo às mulheres gestoras hoje do que no passado. Mas ainda temos muita caminhada pela frente. Nossos atuais líderes políticos são muito misóginos e isso afeta o mundo dos negócios também. Daí o nosso esforço acaba tendo de ser dobrado para nos destacarmos na liderança.

Nérus - Qual conselho você daria para as mulheres que estão iniciando no varejo?

Alessandra Roberto - Sugiro que se preparem muito, estudem, participem de palestras e cursos. E que confiem na sua capacidade e não desistam diante dos inúmeros desafios que certamente irão enfrentar durante todo o percurso.

Nérus - Que palavra define sua trajetória no varejo?

Alessandra Roberto -  Perseverança! 

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross