mulheres no varejo
As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e no Varejo não é diferente. Porém, a luta por respeito e reconhecimento é árdua. A contribuição feminina tem muito a acrescentar a um segmento fundamental para o funcionamento e crescimento da economia brasileira.
Nesta mini-entrevista, quem fala sobre o tema é a executiva mineira Alessandra Moreira Roberto, diretora da Cash Box, rede de loja de presentes, artigos de casa, cozinha, decoração e artigos infantis de Belo Horizonte, criada em 1995.
Ela comemora os avanços relacionados à liderança feminina nos negócios, porém, ressalta que a caminhada é longa.
Nérus – Quais foram os desafios ao empreender no varejo, um segmento cujo o percentual de homens à frente do negócio é maior?
Alessandra Roberto - Não iniciei o nosso empreendimento sozinha. Estou ao lado do meu marido, Marco Aurélio. De toda forma são inúmeros os desafios nessa caminhada que envolve uma sociedade tradicionalmente machista e misógina.
Nérus – Em algum momento, o fato de ser mulher atrapalhou sua trajetória no Varejo?
Alessandra Roberto - Em alguns momentos eu acho que esse fato dificultou sim. As grandes indústrias nacionais e as maiores importadoras de onde fazemos nossas compras são, em sua maioria, geridas por homens e vemos que eles respeitam muito mais os homens negociadores.
Nérus – Como você vê a aceitação do mercado com a entrada de mulheres em cargos de liderança?
Alessandra Roberto -Vejo que o mercado está muito mais receptivo às mulheres gestoras hoje do que no passado. Mas ainda temos muita caminhada pela frente. Nossos atuais líderes políticos são muito misóginos e isso afeta o mundo dos negócios também. Daí o nosso esforço acaba tendo de ser dobrado para nos destacarmos na liderança.
Nérus - Qual conselho você daria para as mulheres que estão iniciando no varejo?
Alessandra Roberto - Sugiro que se preparem muito, estudem, participem de palestras e cursos. E que confiem na sua capacidade e não desistam diante dos inúmeros desafios que certamente irão enfrentar durante todo o percurso.
Nérus - Que palavra define sua trajetória no varejo?
Alessandra Roberto - Perseverança!
O que você quer encontrar?