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Transformação Digital no Varejo: saiba como conquistar mais clientes! Conheça o conceito, tendências, boas práticas e como é possível integrar canais de vendas

transformação digital

A onipresença das tecnologias digitais na vida das pessoas deu forma a um novo conceito. A transformação digital influencia os modos de produção e de consumo das sociedades. O surgimento de novos métodos e técnicas também têm um impacto profundo nas dinâmicas sociais.

Nas últimas décadas a popularização do computador doméstico transformou a internet, tornando-se um dos principais meios de comunicação. Como resultado, empresas ao redor de todo o mundo tiveram de se adaptar à nova realidade imposta por ela.

Preparamos o texto a seguir para explicar o conceito de transformação digital, mostrar as tendências e as boas práticas relacionadas a ele e como é possível integrar canais de vendas online e offline nessa nova realidade. Confira!

O que é a transformação digital?

O conceito em que nos debruçamos neste texto diz respeito às novas prioridades do contexto social baseado na internet.

Esses impactos podem ser especialmente sentidos nas práticas emergentes de Marketing.

Na atualidade, as empresas interessadas em construir um canal de comunicação transparente e efetivo com o público precisam se ater a:

  • Experiência do usuário;
  • Dados;
  • Competição;
  • Valor.

Cada um desses aspectos serve de base para o desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas de divulgação e vendas no meio digital.

Continue lendo para conhecê-los e se informar sobre as novas tendências das campanhas de Inbound Marketing.

  1. Experiência do usuário

A internet é um meio de comunicação altamente informativo e personalizável. Por conta disso, e por estar inserida no cotidiano, as pessoas tendem a considerar mais marcas que investem em modos de ação mais próximos.

Em outras palavras, a venda de produtos na web presume um nível de personalização e proximidade.

As empresas extremamente sérias e distantes já não tem mais lugar. É mais recompensador tentar se comunicar de igual para igual com os clientes.

  1. Dados

Na hora de desenvolver uma boa campanha de Twitter Ads, é preciso ter à mão uma série de dados de contato da base de clientes.

A captação e o armazenamento desses dados é um dos pilares mais importantes do marketing digital.

Uma das consequências é o aumento exponencial do volume de dados produzidos diariamente na internet.

Cabe às empresas investir em métodos de perfilamento dos clientes, como pesquisas de público, para conhecê-los melhor e poder atendê-los com mais qualidade.

  1. Competição

O mercado digital é tão ou mais competitivo que o mercado físico. Nesse contexto, quem trabalha com nichos de consumo tende a se destacar.

Como a internet é um meio muito fugaz, alcançar uma audiência massiva já não é o foco dos negócios, mas sim uma comunidade ativa e engajada, visto a identificação com a marca.

Uma prova disso é que o Google valoriza o Marketing de Conteúdo mais segmentado e especializado, o que traz valor para os usuários também.

  1. Valor

O público tem mais apreço pelas marcas que representam valores consistentes no dia a dia. 

Assim, as empresas precisam demonstrar que são realmente importantes para os clientes, defendendo causas com as quais se identifiquem. Esse diferencial é imprescindível na hora de fidelizar clientes novos.

Integração online e offline

Outro aspecto crucial da transformação digital é a possibilidade de integrar canais de vendas online e offline.

Hoje em dia, diversas marcas muito populares apresentam um modelo de jornada do consumidor que depende dessa coordenação de canais diferentes.

As pessoas podem chamar um serviço de transporte por meio de aplicativos de celular ou se programar para comprar online em uma loja de varejo e retirar o produto na loja física.

Dessa forma, as duas esferas precisam estar profundamente sincronizadas para evitar falhas de comunicação e de logística.

Assim, as equipes responsáveis pelo canal de vendas online precisam ter acesso às informações do canal de vendas offline e vice-versa.

Esses dados se complementam e dão a possibilidade de oferecer uma experiência satisfatória e conveniente para os consumidores.

Além disso, é importante frisar o aumento expressivo de clientes das lojas online nos últimos anos.

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), até o mês de maio de 2020 esse formato tinha ganhado mais de 4 milhões de novos consumidores.

Ou seja, as marcas precisam estar presentes nesse meio para se manterem relevantes em um mercado cada vez mais mutável.

Considerações finais

A história da civilização é, em vários aspectos, a história do progresso tecnológico. As técnicas e máquinas sempre ditaram o ritmo da evolução da nossa espécie.

No passado remoto foi a invenção da roda ou a invenção da locomotiva a vapor. Agora, é a internet e o e-commerce.

A transformação digital sinaliza a criação de novas dinâmicas socioeconômicas e não dá sinais de que vai retroceder. Assim, é importante se adequar a esse cenário para se manter competitivo.

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