Para compras realizadas online ou offline o prazer de comprar continuará a ser um desafio. A experiência precisa ser sempre que possível personalizada (a Fartech inclui uma consultoria presencial de moda para determinados tipos de Clientes). A experiência precisa ser rica e rápida, onde o consumidor acha o que procura com facilidade e riqueza de detalhe, mas também pode sair rápido do ponto de venda (online ou loja física) assim que tiver concluído sua compra.
A experiência precisa levar em consideração as características gerais do consumidor (sexo, idade, poder aquisitivo, etc). Varejo continuará ligado a psicologia da compra.
Primeiro ponto está ligado a suportar o varejo online. Apesar de entender que novos negócios irão surgir online não se deve sob hipótese alguma descartar ou ignorar todo a experiência e competência acumulada pelos atuais varejistas. Não, sua rede de lojas não vai acabar. Seu negócio pode continuar a ser relevante fisicamente. Para isso, precisa se integrar. Vai se integrar com o "mundo online".
Contudo, questões como ponto, atendimento, compras, mix de produtos, controle de estoque, controle fiscal, fluxo de caixa, continuam a existir tanto física quanto virtualmente. Quando se pensa no varejo online totalmente novo, sem nada a ver com as competências das lojas físicas, estamos cometendo um erro. Portanto, valorizar este conhecimento é muito importante. Para tal, procure um software para seu negócio (varejo) que conheça o mundo físico e saiba lidar bem com ele. Obviamente, procure um que também lhe permita ir para a internet.
O e-commerce ou marketplace (aguarde matéria da Nérus explicando isso com detalhe) precisa estar totalmente integrado com a loja física, quando esta existir. Um dos erros comuns é pensar estratégias independentes para cada um, desperdiçando preciosos diferenciais como estoque, compras, profissionais, etc.
Procure um sistema que se integre diretamente com o sistema de lojas físicas. Essencial! Integração é a chave para para manter os dois mundos funcionando e ao mesmo tempo aproveitando as competências de todos. Existem diversas soluções online (magento, rakuten, etc). Integre-as. Isolá-las é um erro. A mobilidade entra na mesma regra. Precisa estar integrada com o online e o físico (offline).
Está claro que o varejo manterá algumas características onde quer que esteja. Velocidade, disponibilidade, segurança, flexibilidade, continuarão a ser essenciais. Logo, para que possa se manter relevante, precisará de apoio da tecnologia para isso. Hoje, o melhor que pode oferecer para redes de lojas, sejam elas online ou físicas, é colocar seu negócio na nuvem (cloud computing).
A Nuvem vai permitir que o seu negócio funcione 24x7, de forma segura, crescendo de acordo com a demanda e num custo aceitável. Procure soluções de software que forneçam isso para seu negócio. Pensar em infra-estrutura interna, a menos que esteja sobrando muito disso em seu negócio, é andar contra a maior inovação dos últimos anos a favor do varejo.
Procure soluções especializadas em varejo mas que estejam prontas para rodar na nuvem. Você irá colher o melhor para seu negócio e certamente ajudará na missão de manter seu varejo relevante por muitos anos.
O que você quer encontrar?