O Congresso InfoVarejo foi um sucesso. Presenciamos um momento de muito aprendizado, troca de experiências e vimos muitas relações profissionais sendo construídas durante o evento.
Ainda nesse clima, nós preparamos para você uma lista dos 4 aprendizados mais importantes que pegamos no Congresso InfoVarejo (e foi muito difícil escolher entre todos os aprendizados recebidos).
Sim, essa informação é verdadeira e o reconhecido especialista em varejo Alberto Serrentino tem convicção da recuperação do setor.
A previsão é que o varejo entre em um momento de maturidade, gerando uma estabilidade. Empresários que conseguiram sobreviver aos impactos gerados pela crise econômica aprenderam a lição sobre como administrar o negócio nesses momentos e será a hora de conseguir melhores resultados com base nesses aprendizados.
Podemos tirar dessa informação que, se você esta preocupado com o futuro do seu negócio, em breve o mercado vai melhorar.
Mas é preciso ficar atento, vimos em sua palestra que os consumidores estão cada vez mais conectados à internet, o que obriga sua loja a oferecer um excelente momento de compra para fidelizar o cliente.
Já que falamos em momento de compra, vamos em breve abordar mais um aprendizado que diz respeito à experiência do cliente.
Vender mais não é sinônimo de ter resultados mais lucrativos. Alexandre Ribeiro em seu painel sobre como crescer durante um período de economia recessiva, deixa claro que abrir mão da sua margem, não pensar em suas despesas e ignorar as quebras pensando em vender mais, fará você cair em um buraco sem fundo e levará seu negócio junto.
É preciso um olhar atento para todos os processos da operação do seu negócio. Cada passo dessa operação deve ser conhecido e analisado durante uma tomada de decisão sobre uma ação para aumentar as vendas.
Aplicar uma prática repentina de preços baixos sem estabelecer uma análise precisa dos riscos resultará em prejuízos, é o que afirma o especialista.
O segredo está na compra. Estabelecendo processos que te ajudem na hora de escolher bons produtos para colocar em sua gôndola, você irá minimizar a possibilidade de prejuízos por conta da não venda de mercadorias.
Comprar bem para vender bem, essa é a dica.
A frase é de Cláudia Vale, especialista em experiência do cliente, a consultora apresentou aspectos que apontam como a construção de uma Jornada do Cliente, é uma vantagem para toda empresa.
A Jornada do Cliente é, basicamente, a estruturação das operações da sua loja tendo como base a perspectiva do consumidor. Sendo assim a visão do cliente é o principal ponto a ser considerado na hora de tomar uma decisão.
Para estabelecer uma jornada, o principal é saber exatamente quem é o seu cliente.
Sabendo de todas as demandas do cliente, será possível adotar as melhores ações para conseguir estabelecer uma relação agradável entre o seu cliente e sua loja.
Entender quem é o seu cliente e o que ele procura serão importantes informações que vão te ajudar a criar um momento de compra favorável, eliminando os atritos que impossibilitam que um cliente efetue a compra em sua loja.
Olhando pelo aspecto tecnológico vivemos uma era de grandes inventos, ferramentas modernas surgem a cada instante para contribuir com o cotidiano da sociedade.
No varejo essa perspectiva não é diferente, os consumidores atualizaram os seus métodos de compra e cada vez mais é preciso que as empresas acompanhem essa inovação tecnológica.
É preciso cuidado, antes de sair colocando muitos aparelhos tecnológicos em sua loja é preciso, novamente voltando ao item anterior, olhar para o cliente e entender qual o tipo de inovação ele está buscando.
O mundo inteiro está conectado ao celular e não pensar em inovações que contemplem esses aparelhos pode significar perda de cliente e pouca produtividade em suas ações digitais.
A inovação também chega até os processos internos, é preciso controlar cada vez mais cada situação que acontece em uma empresa e a tecnologia é uma grande aliada nesse ponto. Um processo quando automatizado aumenta a produtividade, elimina erros em atividades corriqueiras e economiza tempo e esforços empregados.
O Congresso InfoVarejo contou com a participação dos diretores de grandes empresas do varejo. Os participantes tiveram a oportunidade de descobrir como estas empresas usam a tecnologia para auxiliar o controle de processos no dia a dia.
Case Infovarejo - Rommanel
Case Infovarejo - Lojas Móbile
Todos esses aprendizados devem ser empregados buscando melhorar a vida do cliente. Atingindo esse objetivo sua loja não só conseguirá vender mais, mas também conseguirá construir e manter uma boa relação com o seu cliente, para assim vender sempre.
O evento foi pensado para que conseguíssemos levar até o varejista em um dia, alguns aprendizados que passamos aqui diariamente. Para você que compareceu e conseguiu tirar algo que irá aplicar em sua loja, temos aqui vários outros conteúdos que serão da mesma forma, pertinentes ao dia a dia do varejo.
Não foi ao evento? Veja as fotos e não se preocupe, vamos fornecer muitos conteúdos de conhecimentos que pegamos no dia do evento e vamos colocá-los em futuros materiais. Não deixe de conferir e claro, participar do próximo Congresso InfoVarejo.
O que você quer encontrar?