Fazer tudo da mesma forma não é mais a receita para se perpetuar o sucesso. As mudanças pelas quais o mundo vem passando, colocam em cheque as corporações que até então eram consideradas as mais robustas e longevas dos seus segmentos. Exemplos a serem citados são empresas como Ambev, Rede Globo, BRF, Cielo que antes eram consideradas paradigmas de desempenho, e hoje estão sendo colocadas em risco pela mudança de hábitos de consumo do eterno rei: o consumidor.
Leia também: O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo
Sempre foi assim. O que mudou neste neste novo cenário foi a velocidade que estas transformações estão acontecendo, de forma cada vez mais rápida, intensa e aguda. Mas qual a saída, se as mudanças são inevitáveis? Esse foi o tema abordado por Fred Rocha em sua apresentação no Congresso Infovarejo 2019: um road map para perpetuar o valor de seu negócio.
E qual ou quais foram os segredos revelados? Parte boa da história: não existe um segredo e nem uma bala de prata que vá resolver o problema. E sim um caminho que passa por propósito, pessoas, inovação, tecnologia e comunicação em prol do cliente. Calma, nós vamos explicar cada uma destas partes do caminho:
Nenhuma empresa deveria existir sem um propósito claro e bem definido. Fazer algo que tenha sentido tanto para as pessoas que trabalham com você, como para quem recebe os produtos ou serviços que sua empresa produz. Parece simples, e até mesmo banal, mas são poucas as empresas que possuem seu propósito bem definido. É ainda mais restrito o número daquelas que são apaixonadas por este propósito, vivem, ou até mesmo, morrem por ele.
Comece a sua jornada respondendo a estas perguntas com profundidade e clareza.
Para dar vida a seu propósito, para levá-lo da ideia à prática, ou melhor, para que ele possa ser materializado no mundo, você precisará de pessoas. Se você trabalha sozinho, dificilmente conseguirá transformar suas ideias em realidade.
Para convencer pessoas a trabalharem em prol das suas ideias, você precisa contagiá-las com seu propósito. Elas devem acreditar nele como você acredita. Elas devem estar conectadas com sua visão de mundo e com seus valores. Só assim você conseguirá entregar seu propósito a seus consumidores.
Leia também: Fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor e como usá-los em sua loja
Claro que aqui vale a máxima que sem as pessoas corretas para o cargo, bem treinadas, devidamente motivadas e remuneradas de acordo com o mercado, dificilmente sua empresa conseguirá formar uma equipe, que entregue, de forma consistente, o valor prometido aos clientes. Mas sem o calor do propósito tudo isso ainda não é suficiente.
A inovação é um tema amplamente discutido, e muitas vezes pensamos nela como algo disruptivo e tecnológico. Nem sempre é assim. A boa inovação é aquela que torna as pessoas mais produtivas e engajadas para entregar o propósito a mais clientes. A inovação neste caso pode ser o aprimoramento de um processo, a redução da burocracia, a informatização de um processo manual e a eliminação do retrabalho, ou seja, tudo aquilo que facilite o trabalho de entregar o propósito aos clientes.
Sem este foco, a inovação é inócua, fica legal ver, mas pouco aplicável no negócio.
Leia também: O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo
Cada vez mais essencial nos dias atuais, a tecnologia pode cumprir um papel importante na sua empresa, desde que bem compreendida. Ela só desempenhará o seu papel quando o objetivo final for levar o propósito para consumidores e clientes. A tecnologia permitirá que o seu propósito possa ser usufruído por um número de pessoas que você nunca sonhou ser possível.
Pense em como usar a tecnologia para levar o seu propósito o mais longe possível!
Leia também: Tecnologia no varejo: a protagonista do seu negócio!
Se seguiu todos os passos descritos anteriormente:
É a hora de contar isso para todo mundo. Este é o papel da comunicação, espalhar o seu propósito pelo mundo!
Lembre-se que ele é o eterno Rei, sua majestade o cliente. É ele que decide para onde vai o dinheiro dele, é ele quem pode escolher entre todas as opções disponíveis de produtos e serviços. Por isso, foco total no cliente, saiba mais dos problemas que você resolve do que o próprio cliente, você é o especialista.
Tudo o que sua empresa faz só tem sentido se for para atender a uma necessidade final dele: o cliente.
Leia também: Como manter um bom relacionamento com o cliente: tudo que você precisa saber para aumentar suas vendas
O que você quer encontrar?