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Como abrir uma loja virtual de sucesso: pense nesses 5 pontos!

como abrir uma loja virtual de sucesso

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Se você está querendo saber como abrir uma loja virtual de sucesso, saiba que essa é um tendência.

As grandes marcas do varejo estão, também, se expandindo pela internet. O comércio online conta com 51,3 milhões de consumidores no Brasil, segundo o balanço de e-commerce Webshoppers.

Por isso, os donos de loja física cada vez mais interagem com esse setor. E é exatamente por essa quantidade de clientes que a criação de uma loja virtual deve ser um passo bem pensado.

Comércio virtual é coisa séria e se você já tem um varejo consolidado com pretensões de expandi-lo na internet fique atento a esses 5 pontos que lhe ajudarão a ter sucesso.

Este post pode interessar você: Quais as vantagens e (desvantagens) de uma loja física em tempos de e-commerce

Como abrir uma loja virtual de sucesso: 5 dicas que você precisa seguir!

1- O nome é o mesmo — a loja, não

Quando um varejo cria sua loja virtual, ela carregará o nome prévio da marca. Mas o empresário deve ter em mente que as operações das duas são muito diferentes. A operação de uma loja física não pode ser confundida com a operação de uma loja virtual.

Os produtos, as ofertas e o setor podem ser os mesmos. No entanto, existem alguns pontos que não podem ser compartilhados.

O estoque é um exemplo: a disponibilidade de produtos deve ser específica para cada uma, pois a chance de problemas aparecerem quando um produto se mostrar disponível na internet, mas acabar sendo vendido na loja física são grandes. Imagine o cliente que resolveu adquirir pela internet e que acaba recebendo uma mensagem de que o produto não está mais disponível?

Portanto, o primeiro passo é separar bem os produtos de uma operação de e-commerce e os da loja física. Trate os dois negócios separadamente.

Utilizar um software de gestão pode ser uma boa ideia, pois este pode permitir separar os estoques mesmo que o CNPJ seja o mesmo.

Confira em nosso blog: Benefícios do e-commerce: 5 motivos para integrar a sua loja física às vendas na internet

2- Um varejo online precisa da mesma atenção do varejo tradicional (ou mais!)

Uma ilusão comum de que pensa em como abrir uma loja virtual de sucesso é acreditar que o comércio online não exige tanto trabalho e dedicação quanto o varejo tradicional.

Se por um lado não existem os problemas físicos — como imóvel, vendedores, entre outros —, as vendas na internet são dinâmicas. Assim, sempre existirá um cliente precisando de informações.

Então, a seriedade deve ser a mesma, lembre-se: é o seu nome em jogo.

3- Como o produto vai chegar até o comprador?

A logística é outro ponto importantíssimo quando o se pensa em como abrir uma loja virtual de sucesso.

É preciso que o empresário tenha pensado nas melhores formas de enviar os produtos para os seus clientes. Por isso, um estudo junto às transportadoras é indispensável para evitar surpresas quando suas vendas online começarem.

Saiba mais: 8 dicas de controle de estoque para e-commerce

4- O pagamento precisa ser feito por algum lugar. Mas como?

Diferentemente do varejo tradicional, o cliente não poderá simplesmente entregar o dinheiro no caixa para finalizar a compra.

No comércio online existem diversas formas de pagar, os chamados meios de pagamento do e-commerce: boleto, cartões, depósitos em conta etc.

Antes de levar o seu varejo para internet, analise as possibilidades. Afinal, não há como montar uma loja online sem meios de pagamento.

Existem empresas que fazem especificamente este tipo de trabalho, servindo de ponte financeira entre o cliente e a loja.

Porém, este serviço tem um custo — que deve ser levado em conta.

Veja este infográfico criado pela Pluga, com alguns dos custos que quem quer saber como montar uma loja virtual precisa conhecer:

como abrir uma loja virtual de sucesso

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Outro fator importante que é negligenciado por que quer saber como montar e-commerce são os estornos de compra efetuadas no cartão quando são detectadas fraudes.

Nesse caso é essencial a contratação de um serviços de prevenção a fraude tipo a ClearSale.

Além desse serviço, diversos outros precisam ser analisados para saber se o meio de pagamento é o ideal para sua empresa. Sem esse cuidado, não há como abrir uma loja virtual de sucesso.

Confira outro infográfico com mais dados sobre esses serviços:

como abrir uma loja virtual de sucesso

Clique na imagem pra ampliar

5- Um e-commerce de sucesso deve ser gerenciado por profissionais capacitados

Para finalizar, fica o alerta: não adianta expandir seus negócios para internet se não conta com gente especializada para gerenciá-los.

Com mais de 51,3 milhões de consumidores, o mercado online exige extrema dedicação e profissionalismo.

A clientela é muito mais volátil e um bom serviço de marketing é essencial.

Por isso, leve em conta:

  • Quem gerenciará o site?
  • Quem auxiliará os compradores?
  • Quem fará a manutenção do sistema?

Assim, contando com planejamento e trabalho duro, a internet pode ser um grande negócio.

Leia também: Vale a pena investir em um e-commerce? Descubra!

Quer mais algumas dicas para abrir uma loja virtual? Então, confira este vídeo do canal E-commerce na Prática:

Depois dessas dicas de como fazer para abrir uma loja virtual, você se sente mais confiante em expandir seu varejo?

Deixe seu comentário em caso de dúvidas ou sugestões e ficaremos contentes em ajudar você a descobrir como criar uma loja virtual de sucesso.

Veja mais: 3 dicas para aumentar a recuperação de carrinhos abandonados em e-commerce

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