como evitar fraudes na internet

Conta e cartões pré-pagos: saiba como evitar fraudes na internet e golpes com cartões de crédito

Conta e cartões pré-pagos: saiba como evitar fraudes na internet e golpes com cartões de crédito 600 300 Marcos Nannetti

como evitar fraudes na internet

As vendas pela internet no Brasil são um sucesso mais do que comprovado.

Mas esse sucesso poderia ser muito maior caso tomássemos algumas providências importantes, como evitar fraudes na internet .

De acordo com levantamento da Mintel, empresa de pesquisa de mercado, um a cada três brasileiros tem medo de fraude em compras pela internet. Um dos principais motivos apontados são os golpes com cartão de credito pela internet.

Neste post, você vai ver como evitar fraudes na internet mais comuns e também conhecer a Super Conta Digital.

Veja também: Varejista, não caia em ações judiciais: 7 pontos da Lei sobre E-commerce

Como evitar fraudes na internet

Fraudes com cartões de crédito na internet têm se tornado ca vez mais comuns. Mas há como evitar fraudes na internet. Basta tomar algumas providências simples.

Como evitar fraudes na internet: dicas para empresas

Para as empresas que compram em sites do exterior e revendem em sites aqui no Brasil, a opção do cartão pré-pago é muito interessante.

Isso porque diferente do cartão de crédito tradicional, onde o crédito para compras só atualiza mensalmente, no cartão pré-pago não há limites de valores para compras.

“É uma solução interessante para aqueles que compram em valores mais elevados, já que além de evitar fraudes com o uso do cartão virtual, ele tem um limite mais conveniente que no cartão de crédito, sem ficar preso aos limites mensais, basta demonstrar renda compatível com os objetivos da compra”

Explica Luiz Almeida, vice-presidente da Super, empresa de meios de pagamentos digitais que opera a SuperDigital. Veja mais detalhes no próximo tópico.

Confira em nosso blog: Como abrir uma loja virtual de sucesso: pense nesses 5 pontos!

Como evitar fraudes na internet: dicas para pessoas

Para auxiliar os consumidores na luta contra as fraudes na compra pela internet, a Super, criou o cartão SuperDigital.São cartões virtuais pré-pagos exclusivamente para compras pela Internet.

Mas antes de entender melhor como evitar fraudes na internet, entenda melhor como acontecem golpes com cartão de credito pela internet.

Características das fraudes na internet mais comuns:

  • Não é preciso clonar o cartão físico para uma fraude na internet, basta descobrir os dados do cartão
  • As pessoas mal-intencionadas simplesmente conseguem essas informações com as próprias vítimas, por meio de truques
  • Pishing: golpe na internet em que um e-mail falso, imitando seu banco, por exemplo, solicita informações como senhas
  • Spoofing: a mesma ideia de fazer a pessoa passar seus dados, mas usando um site falso, ao invés de um e-mail
  • O golpista testa fazendo uma compra de pequenos valor em um site pouco seguro
  • Se conseguir, passa a fazer compras de valor maior
  • DICA: algumas operadoras de cartão enviam torpedos a cada compra, verifique se a sua oferece esse serviço

Agora que você já conheceu as fraudes na internet mais comuns, veja outras maneiras de evitar fraudes na internet, para pessoas físicas.

Conta e cartões pré-pagos

Com essa ferramenta, a pessoa tem uma grande segurança ao comprar pela Internet.

Isso funciona da seguinte maneira:

  • a pessoa carrega seu cartão virtual no valor da compra que vai efetuar;
  • se sobrar algum valor, descarrega o cartão, transferindo o dinheiro novamente para a conta.

Assim, caso o site sofra um ataque ao seu Banco de Dados e tenha vazamento, o cliente estará sem saldo e a compra não será permitida.

Luiz Almeida, avalia que é fundamental as empresas e os consumidores estarem preocupados em evitar fraudes, principalmente os operadores de meios de pagamentos digitais.

“Durante a Black Friday, por exemplo, há um número maior de pessoas comprando. A Internet hoje oferece produtos de qualidade e, muitas vezes, a preços mais acessíveis. Mas, é importante desenvolver sempre novas ferramentas para ganhar a confiança dos usuários de cartões de crédito. Tanto os que não os usam para pagar na internet quanto dos milhões de consumidores que não têm coragem de comprar online, apesar da comodidade e vantagens. Com cartões virtuais com limite isolado do saldo da conta, o cliente pode fazer compras grandes e pequenas. Tudo isso sem a insegurança da exposição de limites ou saldos bancários. Temos que acordar todos os dias pensando como evitar a fraude. É um processo contínuo e evolutivo, uma luta que nunca vai parar”

Veja mais: Vale a pena investir em um e-commerce? Descubra!

Como você administra seu varejo? O Nérus é um ERP para varejo que conta com todas as funcionalidades que você precisa, em diversos ramos, como Móveis e Eletro, Materiais de Construção, Moda e Calçados e Autopeças.

Saiba mais novidades do Nérus: Nérus e-com acelera ingresso das redes nas vendas online

Compartilhe