Varejistas investem em inovações tecnológicas para conquistar clientes acostumados com o mundo virtual
A loja é física, mas a experiência de fazer compras será cada vez mais virtual. Vitrines interativas, monitores touchscreens e muitas outras inovações tecnológicas são a tendência para as lojas do futuro, apresentadas nesta semana na maior feira de varejo do mundo, a NRF, realizada em Nova York.
Com o crescimento das vendas online, as lojas físicas buscam formas de atrair consumidores cada vez mais acostumados com o mundo virtual, especialmente os mais jovens. Em parceria com empresas de tecnologia, varejistas apresentaram protótipos das lojas do futuro na feira.
A Macy’s mostrou seu quiosque “self-service” de cosméticos, chamado de “Ponto da Beleza”. A máquina, que lembra o formato de um caixa eletrônico, permite aos consumidores pesquisar o catálogo de cosméticos e perfumes diretamente na tela touchscreen, sem precisar de um vendedor para receber informações detalhadas sobre os produtos e sobre tendências de cores e moda. O modelo já está sendo testado em quatro lojas físicas da Macy’s nos Estados Unidos.
A Adidas desenvolveu uma vitrine virtual capaz de apresentar uma seleção praticamente infindável de modelos de tênis com um simples comando dos consumidores, que interagem com um mostrador digital em 3D. A ferramenta permite ver o produto ampliado e em todos os ângulos, por exemplo. A parece virtual de tênis da Adidas será lançada na loja da marca em Londres e deve chegar ao mercado dos Estados Unidos em 2013.
Outra inovação foi mostrada pela marca de brinquedos LEGO, que trouxe para a feira uma nova experiência interativa baseada em animação e reconhecimento de gestos. A empresa criou um mostrador que permite aos clientes estrelar um jogo como um boneco feito de LEGO animado, que imita os movimentos do jogador que interage com a tela.
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