nerus
Área do cliente

Das Lojas Físicas ao Sucesso Digital: A Magia do Ship From Store

mulher recebendo seus pedidos em casa

No competitivo cenário do comércio eletrônico, a capacidade de atender os consumidores de forma rápida pode ser um diferencial crucial. Mudanças como a implementação de soluções como o Omnichannel e o Ship From Store (envie da loja), são importantes diferenciais. 

A logística sempre ocupou um lugar central na estratégia de vendas digitais, com a meta universal de entregar de maneira eficiente, no menor tempo possível e a um custo acessível. E, principalmente com o período de pandemia, essas soluções se tornaram mais necessárias para a sobrevivência de negócios.

É nesse contexto de transformação digital que surgem constantemente novas abordagens de entrega,  como "Ship From Store", "Pick Up Store", "Curbside Pickup" e outras alternativas que visam chegar ao consumidor final de maneira ágil e eficaz.

Neste artigo, falaremos mais sobre o Ship from Store, uma das mais bem-sucedidas revoluções na entrega e como utilizá-la com eficiência em suas transações.

O que é o Ship From Store?

Mulher despachando uma caixa que um homem está carregando

A modalidade ShipFrom Store, que consiste basicamente em despachar produtos diretamente da loja mais próxima do cliente, é um desses casos de sucesso que vem ganhando terreno nas estratégias de varejo. 

Essa abordagem transforma as lojas físicas em centros de distribuição, oferecendo várias vantagens aos consumidores. Além da entrega mais rápida, os consumidores podem resolver quaisquer problemas diretamente com a loja que está por perto, economizando tempo e evitando o estresse frequentemente associado às devoluções ou trocas de compras online.

Benefícios para lojistas

Para os varejistas, essa estratégia também oferece benefícios significativos: As vendas adicionais geradas pelo comércio eletrônico fortalecem as margens de lucro das lojas, criam oportunidades para vendas cruzadas, expandem o leque de serviços oferecidos e podem aumentar o tráfego nas lojas físicas quando os clientes optam por retirar seus produtos (Pick Up Store). 

Ainda mais importante, é a otimização do estoque, pois a venda acontece aproveitando o estoque que já está na loja. Além disso, essa abordagem eficaz harmoniza as estratégias de comércio eletrônico e lojas físicas, demonstrando que essas estratégias podem se complementar para criar valor para o cliente.

Leia mais: 9 tipos de estoque: conheça cada um deles e sua importância no varejo

É importante observar que essa estratégia não é viável para todas as redes de lojas. Ela pressupõe uma rede com um número considerável de lojas, distribuídas em uma ampla região, com capacidade de distribuir produtos entre essas lojas. 

Portanto, os maiores beneficiários dessa modalidade de distribuição são os varejistas de maior porte, tanto nacionais quanto regionais. Por exemplo, lojas como Magazine Luiza e Leroy Merlin, que de acordo com o site Novarejo, atualmente são dois grandes nomes que utilizam essa estratégia para entregas mais rápidas e baratas para os clientes. 

Com o intuito de estender essa ideia a varejistas menores, foram criados os chamados pontos de coleta e retirada. Nesse modelo, uma empresa organiza uma rede de lojas dispostas a funcionar como pontos de logística para terceiros, transformando-as em locais de coleta e retirada, beneficiando assim pequenos lojistas. 

A Kangu é um exemplo desse tipo de negócio, que visa aprimorar a experiência do usuário e oferecer uma alternativa de custo para pequenos varejistas.

Todas essas estratégias de Ship From Store destacam a importância da omnicanalidade, ou seja, a unificação de todos os canais em uma única experiência para o consumidor. Elas combinam o melhor dos mundos físico e virtual para tornar a jornada de compra cada vez mais agradável e livre de atritos. 

Leia também: Estratégia digital e omnichannel: 5 táticas de vendas no varejo para lojas físicas e virtuais

Como implantar o Ship From Store em seu negócio

E como decidir se o Ship From Store é a melhor forma de venda para sua empresa?

Antes de tudo é preciso conhecer bem os hábitos de compra dos seus clientes e o que é possível ter em seu estoque, além de uma boa estrutura e softwares próprios para gestão. Além disso, o Ship From Store necessita de:

Localização e estrutura

Antes de optar pelo Ship From Store, é importante avaliar o local em que seus clientes se concentram, para que seja possível efetuar entregas no mesmo dia ou de maneira rápida. A estrutura é outro ponto chave: saber se o espaço que você possui em sua loja física é ideal para a demanda de pedidos online, lembrando que ela também será o seu centro de distribuição, define o quanto você pode vender.

Treinamento de colaboradores

É importante que funcionários estejam preparados para o novo método de trabalho e recebam treinamentos para operar os novos softwares, novas funções e se acostumem ao novo ritmo.

Separação, embalagem e preparação para o envio são algumas das etapas que os funcionários precisam se acostumar ou, caso necessário, devem ser feitas novas contratações para atender novas demandas.

Integração de sistemas

O omnichannel é uma estratégia que permite a integração, concentrando informações de lojas físicas e virtuais, como por exemplo, estoque e disponibilidade de produtos.

Além disso, com o advento da inteligência artificial, os atendentes online permitem a compra via aplicativos de conversa (como Whatsapp, Telegram, SMS), com segurança e, com as informações do cliente cadastradas em qualquer uma plataforma, é possível efetuar a compra com um clique e entrega rápida.

Testes, softwares e métricas

O lojista precisa ver o Ship From Store como um novo começo. Ou seja, são necessários testes e avaliação de métricas para que os softwares instalados sejam inseridos de forma natural no dia a dia, até que as entregas sejam feitas de maneira eficiente e em maior número.

Não tenha medo de realizar testes e ajustar as demandas para que seus clientes tenham as melhores experiências e então voltem a comprar, afinal eles garantem o sucesso da sua empresa.

Despacho e entrega

Entregadores retirando caixas do carro.

O Picking é uma etapa importante da preparação do pedido que consiste em separar e preparar o produto para o envio. Conforme o site Delage, consiste em até 60% dos custos de operações, pois envolve processos e profissionais diferentes.

Leia também: Qual a diferença entre Picking e Packing?

Logística reversa

É inegável o valor de uma boa estratégia de logística reversa: Com o crescimento de compras online, também aumentam os pedidos de devoluções e trocas por vários motivos. Por isso sua estrutura física deve estar preparada para essas ocorrências.

Assim como a experiência de compra que deve ser simples, as devoluções, trocas e atendimento ao cliente também deve ser, ou poderá arruinar toda a experiência e fazê-lo com que ele vá para o concorrente.

Entendeu como funciona o ship from store? E você, o que tem feito para atender melhor e vender mais? 

Nós da Nérus estamos sempre atentos às novas tendências do mercado, prontos para aprender, desenvolver e adaptar soluções para nossos clientes.

Se você se interessou, entre em contato conosco e vamos explorar juntos as possibilidades que se adequam ao seu setor.

Contact Form Demo
Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross