A experiência de compra dos clientes, hoje, é multicanal. A chamada multicanalidade. Trata-se de mais uma oportunidades para atender – ou não – bem o seu cliente.
Confira esta equação: Tecnologia + internet + gadgets = e-commerce
Assim como toda mudança ou novidade, o universo digital assustou alguns varejistas despreparados, desprevenidos ou que desconheciam este espaço.
A possibilidade de comprar sem precisar sair de casa preocupou – de inicio, claro – muitos lojistas.
Neste post, você vai entender melhor como funciona a experiência de compra do cliente e o que ela representa para o futuro do varejo, além de algumas dicas sobre os novos tipos de consumidores, sua experiência de consumo e como adaptar suas estratégias de vendas no varejo a essa nova realidade.
Antes de se aprofundar na experiência de compra do cliente, que tal conferir este vídeo do SEBRAE que explica melhor esse conceito:
Leia também: Varejo: Procura-se cliente com ou sem experiência!
A verdade é que o que se tem em mãos, hoje, é uma infinidade de maneiras de vender um produto.
O omnichannel – ou multicanalidade – vem para auxiliar o varejista a apresentar o potencial e a qualidade de seus produtos e, até mesmo, ajudar a criar o desejo no cliente de ir até a loja, por meio de uma experiência de consumo diferenciada.
O e-commerce não surgiu para substituir o espaço físico. Ele deve ser mais um meio de compra, de acesso ao cliente.
A realidade é simples: o consumidor está cada vez mais informado, exigente e ágil. Então, posicione-se um passo à frente e faça da experiência do cliente um verdadeiro prazer. E isso passa por experiências sensoriais, nas lojas físicas, por exemplo.
Conhecer seu público-alvo e os tipos de consumidores é essencial para saber o que os fazem querer estar com frequência em uma loja.
Podem ser as cores, o perfume, a sensação de ser bem atendido, a disposição dos produtos, um brinde no momento de efetuar o pagamento. O importante é a experiência de compra do cliente.
E as mudanças no comportamento do consumidor, principalmente na internet, é um fator determinante nessa equação.
Confira alguns dados de pesquisa realizada pela MindMiners sobre as experiências de consumo na internet e nas lojas físicas:
Nesse contexto, a experiência de compra do cliente ee cada vez mais significativa.
Para falar mais sobre este assunto, o vice-presidente e coordenador geral do Conselho do Varejo – ACSP – Nelson Felipe Kheirallah respondeu a algumas perguntas para a NO VAREJO. Confira abaixo.
Leia também: O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo
Lidar com diferentes canais e tipos de consumidores não é fácil. Por isso, usar um ERP especialmente desenvolvido por varejistas para varejistas é a melhor opção.
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