impressora 3D vantagens

A Impressora 3D: vantagens para o varejo

A Impressora 3D: vantagens para o varejo 600 300 Leonardo Dicker

impressora 3D vantagens

Em minha última visita aos EUA, participei de uma palestra sobre o estado atual das impressoras 3D, suas vantagens e os impactos que elas nos reservam em um futuro próximo no varejo.

Fiquei simplesmente chocado! Consegui me visualizar em 2030 e me senti transportado para um futuro de imensas possibilidades de inovação no varejo.

Neste post, você vai ver como as coisas feitas com impressora 3D podem ser utilizadas no varejo e descobrir se, em um futuro não tão distante, uma impressora 3D será um bom investimento para o seu negócio.

Leia também: Futuro e o Presente

Você sabe como funciona uma impressora 3D? Então, assista a este vídeo e entenda melhor o funcionamento da impresso 3D e sua vantagens:

Impressora 3D: vantagens e seu futuro no varejo

Para aqueles que nunca ouviram falar de impressoras 3D é muito fácil entender o conceito. Afinal, simplesmente o equipamento é capaz de fabricar um produto ou suas peças.

Fazendo um paralelo com a indústria gráfica, quando comecei a trabalhar, qualquer folder ou cartaz teria que necessariamente ser produzido por uma gráfica. Já, hoje em dia, é possível produzir os mesmos folders, com uma qualidade bem equivalente, em impressoras a laser dentro de sua residência.

E é exatamente isso que a impressora 3D se propõem, produzir produtos com uma qualidade bem similar a de uma fábrica. Só que agora esse trabalho será feito em sua residência ou escritório.

Ou seja, em um futuro próximo as fábricas estarão espalhadas por toda parte. É mais uma das consequências da tão comentado transformação digital.

Soa muito futurístico? Procure se informar, pois essa tecnologia está crescendo na casa dos 35% ao ano nos últimos anos. Em breve, nos próximos 5 anos, ela fará parte de nossa vida cotidiana.

Hoje, as impressoras já imprimem produtos baseados em compostos plásticos ou ligas metálicas. E existe uma infinidade de pesquisas para a criação de novos compostos e novas ligas que irão facilitar e muito o trabalho de criação desses produtos. Isso trará, para as impressoras 3D, vantagens ainda maiores que as atuais.

Exemplos de aplicação da impressão 3D no varejo

Em breve teremos a disposição essas impressoras em oficinas mecânicas, por exemplo. Assim, a confecção de peças de reposição de baixo giro, aquelas peças em que o desgaste é muito eventual, será feita no local.

Pense naquela pequena peça que pode deixar seu carro parado por mais de 30 dias. Agora ela será feita em questão de horas.

Ou até mesmo em supermercados, para confecção de pequenas peças que tenham quebrado em sua residência. Por exemplo, aquele puxador da gaveta da cozinha que você não consegue achar mais igual na loja de ferragem.

Não são fantásticas as vantagens das impressoras 3D?

Veja mais: Conheça as tendências para as lojas do futuro

Impressora 3D, compre a sua no varejo!

Segundo reportagem do portal Terra, essa impressora está disponível no mercado:

impressora 3D vantagens

Veja algumas coisas feitas com impressora 3D:

impressora 3D vantagens

O futuro das impressoras 3D no varejo

E o futuro é ainda melhor: poderemos fabricar roupas, sapatos, ferramentas e até mesmo uma nova impressora 3D que replicaria a si mesma!

E quais os impactos que esse processo de inovação irá levar ao varejo?

Bom, isso tem sido muito debatido no primeiro mundo. Existem duas posições antagônicas.

Um lado acha que isso irá revolucionar a cadeia de suprimentos como um todo e mudar radicalmente a cara do varejo. Fazendo, assim, com o que o varejo se transforme em prestador de serviços de impressão de produtos diversos e não mais compra e venda de produtos prontos.

Já o outro lado, vê a possibilidade desta tecnologia conviver com o varejo tradicional. E, dessa forma, abrir novas possibilidades para o varejo prestar serviços na fabricação de produtos personalizados e customizados, bem a gosto dos seus perfis de clientes.

De qualquer forma, a discussão está posta e os dois lados tem os seus argumentos.

O que eu penso a respeito? Que essa nova tecnologia irá conquistar o consumidor que:

  • deseja cada vez mais ser tratado como único;
  • deseja participar da construção de seus produtos e serviços;
  • cada vez menos quer coisas prontas e acabadas.

Acho que é uma grande oportunidade de negócios que está sendo colocada pelo avanço da tecnologia.

Bem vindo ao novo varejo! E torço para que esse assunto e essa discussão chegue muito rápido aqui no Brasil!

Este post também pode interessar a você: O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo

O Nérus é um ERP especialmente desenvolvido para o varejo, por especialistas na área. Por isso, tem tudo que seu negócio precisa e está sempre sendo atualizado.

Quer conhecer mais tendências do varejo do futuro?

Então, baixe nosso e-book gratuito: 6 iniciativas futuristas já disponíveis hoje

Leia também a Revista Update 

Compartilhe