Sempre que converso sobre comércio eletrônico com alguém, procuro fazer comparações com lojas físicas a fim de facilitar o entendimento do assunto.
A loja virtual, apesar de ser um negócio tão real como qualquer outro, ainda levanta dúvidas. Mas, se transportadas para o ambiente mais familiar, como o da loja física, são facilmente compreendidas.
O assunto desse artigo, mais do que falar do físico e do eletrônico, procura exemplificar a importância da união das duas pontas no planejamento do negócio como um todo.
Você vai ver que vender na internet não é nenhum mistério, basta saber integrar loja física e virtual.
Veja também: Benefícios do e-commerce: 5 motivos para integrar a sua loja física às vendas na internet
Uma loja virtual é muito mais que apenas um site que vende. Ela contém conceitos que estimulam o consumo e procuram sempre aumentar suas vendas.
Assim como as lojas físicas possuem vendedores bem preparados para atender seus clientes, sua plataforma de loja virtual deve conter os atrativos que façam às vezes desses vendedores.
Para a operação de comércio eletrônico funcionar como se espera, não podemos falar apenas sobre o que seus clientes vêem. Assim como as lojas físicas, há muito que fazer na retaguarda para que uma venda seja concretizada.
A movimentação de estoque, notas fiscais de entrada e saída, receitas e despesas são ações que devem ser controlada. Assim como informações de clientes, fornecedores, obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas. Tudo deve ser controlado, tal qual em uma loja física.
Lembre-se de uma coisa. Plataforma de loja virtual - o sistema de gerenciamento de loja online - é a tecnologia que possui conceitos que permitem vender na internet.
Assim, para integrar loja física e virtual e controlar os processos e departamentos da sua operação, você precisa de um sistema de gestão.
Nesse caso, um ERP (Enterprise Resource Planning). Esse sim tem a função de gerenciar e transacionar as informações entre todos esses departamentos. Para isso, precisa contar com integrações com sua loja virtual.
Para quem está entrando no universo virtual, o planejamento sobre a integração desses pontos é tão importante quanto ter o produto para vender. E a primeira pergunta que vem à mente é: como defino o que deve ser integrado entre minhas lojas física e virtual e quais pontos devem ter processos e estratégias independentes?
Leia mais: A sua rede de lojas está preparada para as vendas na Black Friday?
Os processos e estratégias para lojas físicas e virtuais não são exatamente iguais.
Portanto, não é um segredo do outro mundo integrar loja física e virtual, em termos estratégicos e operacionais.
Em determinadas situações se diferem bastante. Mas isso não significa que você precise obrigatoriamente iniciar sua operação com todos os processos e estratégias independentes da sua loja física.
Até porque, quanto mais específico um processo ou estratégia para a loja virtual, mais investimentos serão necessários.
Os resultados tendem a ser melhores, mas a definição de tais processos e estratégias pode ser uma evolução natural da operação on-line.
E responda às seguintes perguntas:
Desta maneira você será capaz de identificar os principais pontos que se não integrados, poderão afetar o desempenho da operação.
Além disso, será muito mais fácil dimensionar o alcance de suas metas. E, assim, definir os novos processos que devam ser integrados ou desmembrados da sua operação física, para ganhar mais desempenho.
Dessa forma, será mais fácil atingir as novas metas, obtendo capacidade de reinvestimento para estratégias e processos cada vez mais específicos, com resultados ainda melhores.
É o início de um ciclo virtuoso com o objetivo de aprender, cada vez mais, como gerenciar loja virtual.
Saiba mais: Quais as vantagens e (desvantagens) de uma loja física em tempos de e-commerce
Agora que você já sabe como integrar loja física e virtual, está na hora de tornar todas sua operação muito mais ágil e produtiva.
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