sucesso no varejo

Sucesso no varejo: 4 práticas infalíveis que você precisa começar a usar agora!

Sucesso no varejo: 4 práticas infalíveis que você precisa começar a usar agora! 600 300 Marcos Nannetti

sucesso no varejo

Sucesso no varejo? É isso que você busca?

Como você, milhares de outros empresários do setor varejista têm esse mesmo objetivo!

O varejo é o segmento da economia que mais tem crescido nos últimos anos, e ainda oferece grandes oportunidades de negócios para as novas empresas.

Para que a sua loja se torne referência nesse mercado, é preciso olhar para alguns varejistas de sucesso, como Luiza Helena do Magazine Luiza e Samuel Klein, dono das Casas Bahia.

Assim, você pode aprender mais sobre os seus modelos de gestão e segredos de sucesso no varejo.

Quer saber algumas práticas de gestão de sucesso comuns entre os grandes nomes do mercado varejistas?

Então, confira quais são e o que eles fazem para aumentar a eficiência e eficácia da gestão do negócio e melhorar o desempenho no varejo!

4 segredos para ter sucesso no varejo

1- Controle de estoque

Quem sabe como funciona o varejo conhece a importância da gestão de estoques.

É praticamente impossível realizar uma boa gestão da sua loja sem ter saber como organizar o estoque da empresa. Uma vez que o estoque está desatualizado, a empresa pode perder vendas ou lotar seus depósitos. Portanto, é essencial saber precisamente o que há e o que não há no estoque para evitar ter problemas na gestão da sua loja.

Um gerenciamento eficiente do estoque é essencial para conhecer várias informações importantes, tais como:

  • quais produtos são mais populares entre os consumidores;
  • quais deles têm uma melhor saída ou uma menor aceitação;
  • quanto vale o inventário da loja.

entre outras coisas informações características do varejo.

Se possível, utilize um software ERP para automação no varejo. Ele vai facilitar a implantação e análise das informações do seu controle de estoque.

Leia mais: O que é ERP e como saber se é hora de investir nesse software para sua empresa

2- Controle de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para um bom gerenciamento financeiro do seu comércio. Esse controle tem como objetivo melhorar o encaixe entre os recebimentos e os pagamentos que sua loja precisa realizar. Por exemplo, com fornecedores, contas de água, luz, entre outros gastos.

O fluxo de caixa é obtido fazendo-se uma comparação das previsões de entrada e saída do caixa em um futuro próximo. Assim, possibilitando que a sua loja projete os ganhos e despesas para os próximos meses.

A análise de fluxo de caixa te dá uma boa base para tomar decisões importantes para o controle financeiro da sua empresa antecipadamente. Você pode, por exemplo, detectar uma necessidade de um aporte financeiro com antecedência e se planejar para fazer frente a esse compromisso.

Assim você tem tempo hábil para adaptar o seu planejamento a fim de minimizar o pagamento de juros e melhorar a saúde financeira do seu negócio.

O controle do fluxo de caixa é fundamental pata o sucesso no varejo. Mas você pode ir além e criar um plano para redução de custos na empresa em geral.

Confira este infográfico com dicas para conseguir fazer isso:

sucesso no varejo

3- Ter uma equipe motivada e bem treinada

Principalmente pelas características do varejo, investir em treinamento pode ser a chave para alavancar as vendas da sua loja.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Experticity com 330 lojas e 63.500 vendedores identificou que o treinamento no varejo focado em atendimento e produtos elevou a venda dos vendedores treinados em 69% em média.

Já os que foram treinados constantemente, por mais de 6 vezes em dois anos, elevaram a venda em uma média de 128%!

Portanto, fica claro que a sintonia entre a administração e a equipe de vendas é fundamental para ter uma equipe de trabalho coesa e poder oferecer um serviço de qualidade.

Invista no coaching e no aperfeiçoamento, dos seus funcionários, e trace metas e objetivos para sua equipe. Os treinamentos melhoram o clima e a produtividade da empresa e são uma ótima forma de aumentar seu faturamento, a lucratividade e, é claro, chegar ao sucesso no varejo.

Não sabe como desenvolver o capital humano de sua empresa para alcançar mais sucesso no varejo ou em qualquer área de negócios? Então, confira este vídeo:

4- Ter uma forte presença digital

Em um mundo cada vez mais digital, ter uma forte presença digital é essencial para que a sua marca seja conhecida pelo grande público.

Na internet, é possível alcançar bons resultados com pouco esforço. Por exemplo:

  • publicar sua loja nos catálogos disponíveis como as “páginas amarelas” digitais;
  • investir em um site em WordPress;
  • ter uma página nas redes sociais para divulgar suas ofertas.

Essas podem ser iniciativas de baixo custo que com certeza renderão mais credibilidade e uma melhora considerável no marketing da sua loja.

A grande receita para se destacar na internet, é produzir conteúdo de qualidade. E que seja relevante para seu público-alvo.

Publicando um ótimo conteúdo que interesse aos seus clientes é uma ótima forma de se posicionar como referência no mercado.

Assim, quando os clientes precisarem fechar um negócio no varejo, eles irão certamente procurar sua loja.

Saiba mais: Como abrir uma loja virtual de sucesso: pense nesses 5 pontos!

E você? Qual outra prática você acha essencial para ter sucesso no varejo? Compartilhe sua experiência através dos comentários!

Nérus é um sistema ERP especialmente desenvolvido para varejistas por especialistas que sabem exatamente como funciona o varejo. Por isso, ele é muito completo.

Acessse o link e saiba mais: Quero Conhecer o Nérus

Compartilhe