Ainda sem saber se vale a pena entrar para o mercado do varejo digital? Bom, já é hora de deixar as dúvidas de lado! Com as novas tecnologias, a forma como consumimos mudou e é preciso se adaptar a isso.
O faturamento do mercado de e-commerce no Brasil vem aumentando ano após ano, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Em 2019 é esperado um volume de quase 80 bilhões de faturamento pelas lojas virtuais, 16% a mais que em 2018.
Nessa linha, fica nítido que o varejo mudou e você também precisa mudar! Vem com a gente que vamos apresentar as tendências do e-commerce e 7 vantagens de migrar para o varejo digital agora!
Em 2019, o e-commerce brasileiro vivenciou sua maior expansão desde 2014. O número de lojas online aumentou 37,59% em relação a 2018. Os dados são do levantamento “Perfil do E-commerce Brasileiro”, feito pelo BigData Corp e PayPal Brasil.
Se o número de lojas de varejo digital vem só aumentando, as lojas físicas por outro lado apresentam um panorama de queda. A estimativa é que a abertura de lojas físicas tenha caído 75% em 2018.
A dificuldade de se manter no varejo físico não é exclusividade de pequenos negócios ou novos empreendedores. Gigantes do mercado de varejo também estão migrando para o mundo virtual. A Magazine Luiza, por exemplo, apostou no e-commerce e apresentou um aumento no faturamento de mais de 90%. Hoje, as vendas online representam 33% de todas as vendas da empresa e a tendência é que esse percentual aumente.
Conheça mais sobre o varejo digital nesta palestra de Eduardo Benjamin Galanternick, Diretor Executivo de E-Commerce do Magazine Luiza:
https://www.youtube.com/watch?v=jrCXF7s9KAE&feature=youtu.be
Depois de analisar todos esses números, surge a pergunta: o que faz com que o consumidor prefira comprar pela internet ao invés de ir até uma loja física?
Confira a seguir algumas das vantagens que os clientes veem no varejo digital:
Se as lojas virtuais apresentam muitas vantagens para o consumidor, para o empresário não é diferente. O e-commerce tem muitos pontos positivos para quem investe na área do varejo.
Veja o que o seu negócio está perdendo, se você ainda não migrou para uma loja virtual:
Como vimos anteriormente, o setor do varejo digital está em clara expansão e a expectativa é que siga crescendo nos próximos anos. Em 2019, o mercado do e-commerce apresentou um crescimento de 16%, de acordo com relatório da ABComm, e a expectativa é que até 2021 o montante de vendas na internet dobrem.
As lojas físicas necessariamente se restringem a uma rua, um bairro ou um distrito específico, o que limita o seu campo de atuação. Para chegar a mais clientes, é necessário abrir mais pontos comerciais. No varejo digital, você amplia os seus potenciais clientes e, com o devido investimento em marketing e divulgação, pode alcançar todo o Brasil, o que é um grande diferencial de marca.
A abertura de uma loja física requer uma série de investimentos como aluguel de um ponto comercial, compra de imóveis e de equipamentos e contratação de equipe. Uma loja online, por outro lado, dispensa a maioria desses custos. Além disso, o seu funcionamento pode ser automatizado, o que diminui ainda mais os gastos com funcionários.
No varejo digital, você pode vender a qualquer hora, em qualquer dia, independente do horário comercial ou do fuso. A boa notícia é que isso não exige uma equipe à disposição todo o tempo. O cliente pode ser avisado do horário de atendimento no caso de dúvidas, além de contar com vários canais de suporte, como e-mail, redes sociais, chats online e chats bots.
Depois que a loja virtual está montada, é possível automatizar uma série de serviços como correção de preços, atendimento ao cliente, controle de estoque e ações de Marketing digital. E no fim das contas, para o lojista, isso representa redução de custos, aumento de escala e maior previsibilidade de faturamento!
Os acessos à sua loja virtual podem ser analisados de maneira a prever como os clientes vão se comportar. Quanto tempo cada cliente esteve na sua loja, em quais páginas entrou e quais produtos foram mais visualizados, são algumas das análises que podem ser feitas facilmente através de ferramentas digitais. Os dados desse monitoramento vão te ajudar a preparar estratégias de marketing e vendas para potencializar o seu negócio.
O varejo digital não exige que todo o controle de estoque seja centralizado em um só lugar. É possível que os produtos permaneçam no espaço dos fornecedores e sejam entregues diretamente ao cliente. Com isso é possível oferecer uma variedade muito maior de itens e reduzir custos de armazenamento de produtos.
Agora que você já sabe as vantagens de ingressar no varejo digital, você pode estar se perguntando:
Como integrar meu varejo físico ao digital?
Como garanto que a integração das duas operações sem perder informações e tomando decisões para potencializar o negócio?
O Nérus O2 é um superhub que permite lojas físicas se tornarem lojas virtuais integradas automaticamente ao principais marketplaces do mercado, tudo isso sem precisar trocar seu sistema de gestão ERP atual.
Ou seja, menos custos, menos tempo para começar a operar e maior faturamento para seu negócio!
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