varejo omnichannel

O que é varejo omnichannel e 3 opções para implementar em sua loja

O que é varejo omnichannel e 3 opções para implementar em sua loja 600 350 Cléber Piçarro

Realizar uma venda online não depende de apenas um canal de conversão ou uma tática de atração. Em sua jornada de compra o cliente é influenciado por diversos pontos de contato com a marca e com seus produtos. É por isso que uma estratégia de vendas online deve ser concebida como uma estratégia de varejo omnichannel.

Leia também: Saiba o que é funil de vendas e como aplicá-lo no varejo

Mas o que é o varejo omnichannel? É sobre isso que se trata esse artigo. Continue lendo e tire suas dúvidas!

O que é omnichannel?

Bom, omni em grego é tudo. Ou seja, um canal para tudo? Não! Um canal unificado.

O varejo omnichannel enxerga tudo que está sendo feito de forma integrada.

Desta forma, o consumidor volta a ser o centro do de tudo novamente.

Depois que o e-commerce se tornou comum várias empresas abriram seu próprio site usando plataformas como VTEX, Magento, Rakuten, JN2Jet.

Contudo, eles não permitiam que o consumidor fosse reconhecido tanto no físico quanto no digital.

As vendas que eram feitas na loja não eram integradas ao e-commerce e as vendas feitas no e-commerce não eram reconhecidas pelas lojas físicas.

Isso porque usavam 2 (dois) sistemas independentes ou mal integrados. Resultado:

  • custos extras;
  • demora no atendimento;
  • principalmente insatisfação com os consumidores.

Os varejos físicos competiam com os puramente digitais em pé de desigualdade.

Mas, e agora? Qual o futuro para as lojas físicas?

Não temos dúvida: uma jornada omnichannel ou unified channel!

O consumidor precisa de atendimento integrado e novas formas de suprir suas necessidades.

Ok, mas como fazer isso? Quais as opções eu tenho?

varejo omnichannel

Soluções para o varejo omnichannel: veja suas opções

Conseguimos identificar pelo menos 3 opções para o varejo omnichannel:

  1. customização interna de processos e integrações;
  2. Integração com um bom OMS / HUB;
  3. ERP Omnichannel.

Cada uma dessas soluções omnichannel tem prós e contras e vamos explicar.

Customização interna de processos e integrações

Neste caso, se você que já possui um ERP aberto para customizações que está lhe atendendo bem, deveria pensar nela.

Qual o caminho, você precisa chamar um bom consultor de e-commerce e ele irá indicar quais as melhores plataformas e como pode integrá-las.

Comece devagar pois customizações são caras e demoram a ficar estáveis.

Logo, escolha poucos processos como venda online simples seja no marketplace ou no e-commerce.

Sempre orientamos nossos clientes a começar a vender em marketplaces antes do ecommerce. Entre as melhores opções estão Mercado Livre, B2W, Magalu, Amazon.

Isso vai ajudar você a obter um aprendizado mais rápido apenas com custos variáveis.

Integração com um bom OMS / HUB

Existem boas soluções no mercado para atender as demandas do varejo omnichannel. Desde de simples conectores até soluções mais robustas com o Nérus O2.

Neste caso seu único trabalho é escolher a plataforma de integração / OMS e fazer a integração básica. Rapidamente estará testando novas estratégias.

Se você tem um bom ERP aberto pronto para uma solução omnichannel ou aberto para customizações, poderá evoluir aos poucos para outros processos como:

  • pickup-in-store (retira na loja);
  • drop-shipping (comprar direto da indústria).

Solução integrada com ERP Omnichannel

Neste caso não existem tantas opções para o varejo omichannel. Você deverá escolher com cuidado para encontrar uma boa solução que seja web, nuvem, com bons processos de venda on-line e boas integrações.

Neste caso, apesar de um pouco mais caro, terá uma quantidade muito maior de estratégias que poderá optar como:

  • venda na loja e recebe em casa;
  • venda on-line e recebe na loja;
  • venda on-line e troca na loja;
  • venda on-line e retira na loja, etc, etc.

Agora muito importante entender que as estratégias são suas e devem ser implementadas de acordo com sua operação.

Plataforma de integração omnichannel

O Nérus O2 é uma plataforma de integração pra varejo omnichannel que funciona como hub de integração de marketplace, hub de e-commerce e integrador de ERP que permite lojas físicas se tornarem lojas virtuais integradas ao maiores marketplaces do Brasil, sem trocar de software de gestão para varejo ou plataforma de e-commerce.

Gerencie seu estoque físico e virtual de forma integrada e suas vendas omnichannel de forma centralizada.

Assim, você digitaliza seu varejo, reduz custos operacionais e aumenta seu faturamento de forma prática e segura!

→ Conheça o Nérus O2 ←

Para mais informações, preencha o formulário abaixo e receba uma avaliação gratuita dos nossos especialistas!

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Bom é isso. Se tiver mais curiosidade sobre o varejo omnichannel veja as opções que a Nérus pode oferecer para vocês.

Este artigo foi escrito por : Cleber Piçarro

Leia também:

Porquê entrar no Marketplace antes do E-commerce?

✔ Qual o futuro do varejo?

✔ O que é um Marketplace?

✔ Porquê o e-commerce deu errado para o varejista físico?

✔ Transformação digital e omnichannel no varejo: como fazer e por onde começar.

Quer saber mais sobre o Nérus O2 e o Nérus ERP, preencha o formulário abaixo e nossos especialistas entrarão em contato com você.

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Compartilhe