nerus
Área do cliente

Por que vender em marketplace antes do ecommerce? Conheça as vantagens dessa opção

vender em marketplace

Se você está considerando investir no comércio eletrônico ai vai uma dica: vender em marketplace antes do ecommerce pode ser um bom negócio!

As vendas pela internet não param de crescer ano após ano, enquanto que o varejo tradicional físico, de um modo geral, tem andado com problemas tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

Chega o momento então em que vários varejistas físicos, que possuem pouca ou nenhuma presença digital, tomam a decisão de investir no varejo digital com objetivos de:

  • aumentar a receita;
  • ampliar as oportunidades de venda vindas de novos canais;
  • atender ao consumidor cada vez mais informado e exigente.

A primeira opção para se fazer a entrada no mundo digital, aparentemente bem simples, é contratar uma plataforma de e-commerce.

Hoje isso está tão popularizado que, com apenas alguns cliques, é possível criar um site rapidamente, cadastrar os produtos e as fotos correspondentes e já começar a faturar.

Ao mesmo tempo, uma agência digital é importante para ajudar no visual e no marketing digital da loja virtual.

Isso porque, em um mundo completamente poluído em termos de informação, não basta apenas colocar o site no ar, é preciso que as pessoas consigam achar essa loja virtual e seus produtos. Além disso, é preciso que a loja:

  • tenha relevância - os compradores buscam empresas que possuam preços competitivos mas que também seja bastante confiável;
  • cumpra os prazos de entrega;
  • mantenha o cliente informado a cada alteração no status do pedido;
  • permita uma devolução ou cancelamento sem grandes dificuldades;
  • guarde sigilo dos seus dados, especialmente dados de contato e cartão de crédito.

O detalhe é que essa construção de reputação e relevância leva algum tempo, dá bastante trabalho e consome muito investimento, especialmente se o mix dos produtos não for de um nicho específico.

Uma solução realmente prática e de resultados rápidos é a venda por meio de marketplaces.

Por que vender em marketplace antes do ecommerce?

Pesquisas recentes indicam que 95% dos brasileiros que compram online usam marketplace!

Essa já seria uma razão mais do que suficiente para você considerar começar a vender em marketplace antes do ecommerce. Um público de milhões de compradores vai impulsionar suas vendas em um espaço de tempo menor do que  se você dependesse apenas da sua loja virtual, que ainda estará engatinhando perto dos gigantes do varejo digital.

Entre os maiores marketplaces do Brasil estão Mercado Livre, Americanas.com, Magazine Luiza - apenas para citar alguns.

Eles investem maciçamente em marketing digital fazendo que os produtos que estejam nessas plataformas sejam encontrados primeiro pelos algoritmos dos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Além disso, possuem uma série de processos já estruturados que garantem uma experiência de compra de cliente muito consistente, incluindo elementos como:

  • facilidade no momento da compra;
  • controles anti-fraude;
  • avisos a cada mudança de status do pedido;
  • facilidade de cancelamento, e mais.

Dessa forma, quando o lojista opta por vender em marketplace ele só precisa:

  • receber o pedido;
  • embalar a mercadoria;
  • despachar para o cliente.

Além dessas facilidade, existem outras vantagens de vender em marketplace, como por exemplo, dependendo de quais produtos serão comercializados as fotos já estão prontas, facilitando ainda mais o início das vendas pela internet.

Isso significa que a loja pode se aproveitar todas as vantagens do marketiplace incluindo a tecnologia tecnologia e relevância construída ao longo dos últimos anos.

Os lojistas podem então se concentrar na operação de varejo propriamente dita, entregando mercadorias com qualidade e no prazo certo.

A venda em marketplaces vale a pena financeiramente?

Essa é uma dúvida muito comum de empresários que consideram vender em marketplace, mas tem medo das taxas que precisarão ser pagas à plataforma escolhida.

Os marketplaces cobram uma comissão que, dependendo da negociação e da categoria dos produtos - eletro-eletrônicos, casa e decoração, moda e autopeças, por exemplo - pode representar uma parte bastante importante na composição de custo e preço de venda dos produtos.

Por outro lado, nesse valor está embutido tudo o que é necessário para que uma venda na internet possa ser feita com qualidade, segurança e facilidade.

Vários exemplos comprovam que o site próprio, quando bem administrado, é mais lucrativo que a venda no marketplace, mas para se chegar nesse ponto é preciso adquirir notoriedade e experiência nas vendas pela internet.

Ao mesmo tempo, outras empresas já conseguem aproveitar o melhor dos dois mundos, ou seja, a presença já consolidada dos marketplaces com as vantagens de se ter um site próprio.

Essas são algumas razões de por que vender em marketplace antes do ecommerce.

Os marketplaces representam um excelente caminho para se começar a vender pela internet, fazendo com que a empresa varejista:

  • ganhe experiência;
  • entenda melhor o mercado;
  • conheça o público comprador;
  • gerencie todo o processo de separação e entrega.

Como integrar loja física, virtual e marketplace?

A Nérus está aqui para ajudar no que for possível para que você varejista possa dar o grande salto e oferecer todo o que for possível para o seu consumidor.

O Nérus O2 é uma plataforma de integração omnichannel que funciona como hub de integração de marketplace, hub de e-commerce e integrador de ERP que permite lojas físicas se tornarem lojas virtuais integradas ao maiores marketplaces do brasil, sem trocar de software de gestão para varejo ou plataforma de e-commerce.

Gerencie seu estoque físico e virtual de forma integrada e suas vendas omnichannel de forma centralizada.

Assim, você digitaliza seu varejo, reduz custos operacionais e aumenta seu faturamento de forma prática e segura!

Conheça o Nérus O2

Para mais informações, preencha o formulário abaixo e receba uma avaliação gratuita dos nossos especialistas!

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Este artigo foi escrito por : Leo Dicker

Leia também:

Qual o futuro do varejo?

✔ O que é um Marketplace?

✔ Porquê o e-commerce seu errado para o varejista físico?

✔ Transformação digital e omnichannel no varejo: como fazer e por onde começar?

Quer saber mais sobre o Nérus O2 e o Nérus ERP, preencha o formulário abaixo e nossos especialistas entrarão em contato com você.

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross