6 estratégias para acertar na precificação de produtos

6 estratégias para acertar na precificação de produtos 600 425 Marcos Nannetti

 

Definir preço não é algo simples: é preciso avaliar e analisar uma série de fatores que indicarão o melhor caminho a ser seguido nesse processo.

Para ajudar você acertar a sua precificação, preparamos 6 estratégias para  transformar o preço do seu produto.

1 – Faça a precificação dos produtos levando em consideração o resultado de todo o seu mix de vendas.

Em alguns casos você pode diminuir consideravelmente o preço, e em outros não. Para isso, faça associações de critérios adequados para o seu comércio: foco nos mais consumidos, na frequência de compra dos produtos, no tempo de prateleira, no valor agregado. O importante é fazer uma precificação item a item e sempre avaliar o retorno de margem de contribuição do item em relação às vendas totais.

2- O responsável por compras deve responder também pela precificação dos itens e pelo giro dos produtos na loja.

Portanto, antes de comprar, verifique o preço dos seus concorrentes. Veja se a margem do mercado atende às suas necessidades e tenha certeza que está fazendo um bom negócio. Compra mal feita é prejuízo certo.

3- Atenção com as remarcações de preços. Geralmente quando remarcamos é porque erramos no preço.

Considere remarcar poucos produtos por vez, sem criar fortes impactos para o mix com um todo. Lembre-se saldões e liquidações é a forma mais rápida de destruir margens.

4- Pesquisas tem mostrado que alguns produtos vendem mais unidade com um preço maior.

Portanto, o preço certo é aquele que não assusta o consumidor e nem aquele que o faz desconfiar da qualidade.

5- Elabore perguntas a fim de conhecer a real necessidade dos seus clientes.

Se sua empresa realmente fizer a conexão entre a necessidade dos clientes e o que está oferecendo, descontos não são necessários.

6- Comunique bem o seu preço.

Esta comunicação não se limita apenas a publicidade. O ideal é começar de forma clara com a equipe interna, dos atendentes aos vendedores e gerentes. Ter o posicionamento claro é um passo importante para ancorar a sua estratégia de preços.

Utilizar um sistema de gestão empresarial pode ser uma ótima pedida para a construção eficiente da formação do preço de venda de seus produtos. Conheça o Nérus e saiba como podemos ajudá-lo a organizar e otimizar a sua empresa.

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