O futebol é uma paixão em comum entre a grande maioria dos brasileiros. Por isso, vamos usar este contexto para ilustrar maneiras de como alavancar vendas no varejo.
No país do futebol, a Copa, por exemplo, gera grandes impactos, principalmente no comércio varejista. Diante desse contexto, os hábitos de compra dos consumidores tendem a mudar. As expectativas sobre os resultados deste megaevento, ainda geram dúvidas para alguns setores.
Durante um período de aproximadamente 30 dias, empresas e pessoas “param” suas atividades para confraternizar e torcer pela seleção Brasileira.
Existe uma ideia inicial de que o evento tende a gerar somente benefícios para o varejo. Entretanto, a realidade não é bem por aí.
De fato, para alguns segmentos, como o de alimentação, bebidas, eletrônicos e materiais esportivos, a Copa do Mundo proporciona uma forte elevação no movimento de consumidores. Portanto, para eles, esse é um dos momentos ideais para alavancar vendas no varejo e os lucros.
Já, para outros segmentos, a Copa promove uma significativa queda no movimento e nas vendas. Isso devido às paralisações em decorrência dos jogos. Deste modo, toda a cautela é necessária para esse período.
É preciso se planejar com antecedência, para transformar esse desafio em oportunidade de crescimento e converter resultados positivos para as empresas.
Separamos 5 dicas para aumentar as vendas no varejo durante uma Copa.
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Selecionamos 5 dicas para aumentar vendas no varejo. Todas inspiradas na grande paixão nacional: o futebol!
Não tem como alavancar vendas no varejo sem ajuda da tecnologia!
Vemos cada vez mais a tecnologia aplicada ao futebol na Copa do Mundo, por exemplo. São muitas estratégias utilizadas para evitar erros de arbitragem, fraude, entre outros.
No varejo, não poderia ser diferente. O mercado está evoluindo bastante no que diz respeito à inovação tecnológica. Exemplos disso são:
Desta maneira, a tecnologia se torna responsável por oferecer aos varejistas mecanismos para que as empresas se tornarem mais competitivas. Assim, otimizando resultados, reduzindo despesas e ampliando as receitas.
Lembre-se, a tecnologia é o atacante que seu time precisa. É uma das maneiras mais efetivas de como alavancar vendas no varejo.
A Copa do Mundo é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. E os jogos proporcionam uma atmosfera positiva de celebração, motivação e confraternização. E isso pode ser associada a imagem e posicionamento das marcas e transmitido para os públicos, tanto externos, quanto internos.
As empresas podem aproveitar o evento, para promover produtos e experiências positivas e marcantes para o consumidor. Divulgar a marca, serviços e produtos nesse período, utilizando o tema com estratégia e criatividade, é uma boa opção para se manter a visibilidade no mercado e de como alavancar vendas no varejo.
Por isso, é importante que saibamos quem são nossos clientes, como eles compram, de que gostam etc. E isto só é possível se o varejo passar a identificar os clientes na compra.
É claro que o consumidor irá querer algo em troca de fornecer os seus dados. Mas é neste momento que um bom programa de fidelidade cumpre o seu papel.
Além de tornar o ato de identificação mais fácil, a comunicação com seu público se torne mais efetiva e engajada. Nada melhor do que vender mais para quem já gosta de gente, não é mesmo?
O evento é, ainda, um excelente tema para se trabalhar promoções, já que desperta a euforia dos consumidores. Conquistar a atenção do público neste período está entre os grande desafios para os varejistas.
Para ter sucesso nas ações promocionais, é necessário planejar e executar atentamente cada passo. O objetivo deve sempre estar alinhado com estratégia, seja ela para impulsionar os resultados, alavancar vendas no varejo ou manter o mesmo ritmo de conversões.
Aqui, o mais importante é saber dos resultados de uma promoção. Como você consegue medir se a promoção foi efetiva ou não?
Para ter esta resposta, é essencial que o seu software de gestão separe o que foi vendido em promoção das vendas de produtos normais que não estão na promoção. Assim, você poderá analisar com cuidado se os resultados da promoção foram satisfatórios ou não.
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Algo deu errado? O movimento de consumidores na loja não foi o esperado durante os jogos? Sobrou muito produto no estoque?
Você deve estar sempre preparado para situações deste tipo. Portanto, crie planos de contingência para essas ocasiões. Assim, você e a equipe saberão o que fazer quando o pior acontecer.
Planejando com cuidado e agindo rapidamente, o varejista evita o prejuízo e o esforço excessivo na solução de uma dificuldade, que poderia ter sido evitada. Com a ajuda das informações que estão disponíveis nos programas de gestão para o varejo, o varejista pode antever e criar cenários que poderão ou não se concretizar.
Proponha-se a pensar e antecipar os possíveis problemas e como eles podem ser solucionados ou até mesmo evitados.
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Você pode utilizar o avanço da tecnologia a seu favor, com um bom software para varejo, que te ajudará a a saber como alavancar vendas no varejo.
Com um software, é possível:
O Nérus é um software completo e diferenciado para a gestão do varejo. E lhe oferece recursos exclusivos e que atendem às operações específicas de vários segmentos.
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