nerus
Área do cliente

5 dicas de como alavancar vendas no varejo inspiradas na Copa do Mundo

como alavancar vendas no varejo

como alavancar vendas no varejo

O futebol é uma paixão em comum entre a grande maioria dos brasileiros. Por isso, vamos usar este contexto para ilustrar maneiras de como alavancar vendas no varejo.

No país do futebol, a Copa, por exemplo, gera grandes impactos, principalmente no comércio varejista. Diante desse contexto, os hábitos de compra dos consumidores tendem a mudar. As expectativas sobre os resultados deste megaevento, ainda geram dúvidas para alguns setores.

Durante um período de aproximadamente 30 dias, empresas e pessoas “param” suas atividades para confraternizar e torcer pela seleção Brasileira.

Existe uma ideia inicial de que o evento tende a gerar somente benefícios para o varejo. Entretanto, a realidade não é bem por aí.

De fato, para alguns segmentos, como o de alimentação, bebidas, eletrônicos e materiais esportivos, a Copa do Mundo proporciona uma forte elevação no movimento de consumidores. Portanto, para eles, esse é um dos momentos ideais para alavancar vendas no varejo e os lucros.

Já, para outros segmentos, a Copa promove uma significativa queda no movimento e nas vendas. Isso devido às paralisações em decorrência dos jogos. Deste modo, toda a cautela é necessária para esse período.

É preciso se planejar com antecedência, para transformar esse desafio em oportunidade de crescimento e converter resultados positivos para as empresas.

Separamos 5 dicas para aumentar as vendas no varejo durante uma Copa.

Saiba mais: Como manter um bom relacionamento com o cliente: tudo que você precisa saber para aumentar suas vendas

Como alavancar vendas no varejo

Selecionamos 5 dicas para aumentar vendas no varejo. Todas inspiradas na grande paixão nacional: o futebol!

1) A tecnologia será seu principal atacante

Não tem como alavancar vendas no varejo sem ajuda da tecnologia!

Vemos cada vez mais a tecnologia aplicada ao futebol na Copa do Mundo, por exemplo. São muitas estratégias utilizadas para evitar erros de arbitragem, fraude, entre outros.

No varejo, não poderia ser diferente. O mercado está evoluindo bastante no que diz respeito à inovação tecnológica. Exemplos disso são:

  • o crescimento da adoção de softwares de gestão ERPs pelo comércio;
  • a expansão dos e-commerces permitindo a compra em qualquer lugar;
  • a mobilidade fornecida por aplicativos que agora substituem o caixa na emissão das notas eletrônicas e fazem a transação eletrônica financeira junto as adquirentes.

Desta maneira, a tecnologia se torna responsável por oferecer aos varejistas mecanismos para que as empresas se tornarem mais competitivas. Assim, otimizando resultados, reduzindo despesas e ampliando as receitas.

Lembre-se, a tecnologia é o atacante que seu time precisa. É uma das maneiras mais efetivas de como alavancar vendas no varejo.

2) Mantenha uma comunicação ativa com seus públicos

A Copa do Mundo é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. E os jogos proporcionam uma atmosfera positiva de celebração, motivação e confraternização. E isso pode ser associada a imagem e posicionamento das marcas e transmitido para os públicos, tanto externos, quanto internos.

As empresas podem aproveitar o evento, para promover produtos e experiências positivas e marcantes para o consumidor. Divulgar a marca, serviços e produtos nesse período, utilizando o tema com estratégia e criatividade, é uma boa opção para se manter a visibilidade no mercado e de como alavancar vendas no varejo.

Por isso, é importante que saibamos quem são nossos clientes, como eles compram, de que gostam etc. E isto só é possível se o varejo passar a identificar os clientes na compra.

É claro que o consumidor irá querer algo em troca de fornecer os seus dados. Mas é neste momento que um bom programa de fidelidade cumpre o seu papel.

Além de tornar o ato de identificação mais fácil, a comunicação com seu público se torne mais efetiva e engajada. Nada melhor do que vender mais para quem já gosta de gente, não é mesmo?

3) Crie promoções relacionadas à Copa do Mundo

O evento é, ainda, um excelente tema para se trabalhar promoções, já que desperta a euforia dos consumidores. Conquistar a atenção do público neste período está entre os grande desafios para os varejistas.

Para ter sucesso nas ações promocionais, é necessário planejar e executar atentamente cada passo. O objetivo deve sempre estar alinhado com estratégia, seja ela para impulsionar os resultados, alavancar vendas no varejo ou manter o mesmo ritmo de conversões.

Aqui, o mais importante é saber dos resultados de uma promoção. Como você consegue medir se a promoção foi efetiva ou não?

Para ter esta resposta, é essencial que o seu software de gestão separe o que foi vendido em promoção das vendas de produtos normais que não estão na promoção. Assim, você poderá analisar com cuidado se os resultados da promoção foram satisfatórios ou não.

Leia mais: 6 dicas infalíveis para aumentar as vendas

4) Tenha sempre um bom plano de contingência no banco de reservas

Algo deu errado? O movimento de consumidores na loja não foi o esperado durante os jogos? Sobrou muito produto no estoque?

Você deve estar sempre preparado para situações deste tipo. Portanto, crie planos de contingência para essas ocasiões. Assim, você e a equipe saberão o que fazer quando o pior acontecer.

Planejando com cuidado e agindo rapidamente, o varejista evita o prejuízo e o esforço excessivo na solução de uma dificuldade, que poderia ter sido evitada. Com a ajuda das informações que estão disponíveis nos programas de gestão para o varejo, o varejista pode antever e criar cenários que poderão ou não se concretizar.

Proponha-se a pensar e antecipar os possíveis problemas e como eles podem ser solucionados ou até mesmo evitados.

Veja também: Aumente as vendas com serviços agregados

5) Tenha um bom Software de varejo para dominar o jogo

Você pode utilizar o avanço da tecnologia a seu favor, com um bom software para varejo, que te ajudará a a saber como alavancar vendas no varejo.

Com um software, é possível:

  • automatizar todos os seu processos, contribuindo para um melhor gerenciamento do seu tempo e o de seus funcionários,
  • otimizar a gestão financeira e administrativa com a integração de diversos processos,
  • lhe dar segurança nos processos das redes de lojas, dando tranquilidade nas rotinas do varejo
  • tornar acessíveis a um clique dados essenciais para a tomada de decisões assertivas.

O Nérus é um software completo e diferenciado para a gestão do varejo. E lhe oferece recursos exclusivos e que atendem às operações específicas de vários segmentos.

  • Ele integra todas as atividades do dia-a-dia de uma rede varejista, do PDV à contabilidade sem a necessidade de programas auxiliares.
  • E atende às características operacionais e legais, fiscais e tributárias, necessárias na operação no mercado.

Confira em nosso blog: Nérus e-com acelera ingresso das redes nas vendas online

Quer saber mais sobre o Nérus? Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas.

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross