Quando olhamos para os anúncios e as propagandas das lojas de varejo nos deparamos com a mesma mensagem de desconto, de promoção, de liquidação.
Sempre nos oferecendo uma barganha imperdível. Mas será que os novos consumidores realmente são convencidos que a empresa A ou B tem o melhor preço?
Nesse contexto, como chamar a atenção de clientes para a loja?
Neste post, vamos te mostrar a maneira mais indicada para captar novos clientes. Já pensou em dar um pouco mais de personalidade à sua loa?
Veja também: Ideias de promoção: tudo o que sua loja precisa para vender mais
Pense em você como consumidor. Porque você escolhe comprar em determinado supermercado?
Analise cada um dos pontos a seguir e entenda como atrair clientes para sua loja. São ideias de marketing para atrais clientes que você deveria pensar em usar.
Onde comprar? Com certeza isso irá depender de qual o tipo de compra que você irá fazer. Se for uma compra mensal poderá escolher determinado supermercado, se for uma compra eventual talvez a sua escolha seja outra.
A localização pode influenciar muito a sua decisão, principalmente nas grandes cidades onde o transito nos impõe grande perda de tempo na locomoção.
Por isso, ao escolher o ponto de sua loja, leve isso em conta. Afinal, essa é uma excelente maneira de como chamar a atenção de clientes para a loja: ter uma localização privilegiada!
O mix de produtos também pode pesar. Pense que está recebendo alguns amigos e deseja servir aquele grão de bico que você só encontra no supermercado X.
Com certeza essa é outra forma infalível de como chamar a atenção de clientes da loja.
Este são apenas alguns exemplos, mas na verdade podemos ficar nos questionando sobre as inúmeras variáveis presentes na tomada de decisão.
Quando fazemos uma escolha, tomamos uma decisão, na verdade estamos lidando com uma série intermináveis de opções. E muitas delas são pesadas e analisadas de forma inconsciente, quase automática.
Em diversas pesquisas de marketing que se procurou medir os motivos que direcionaram o consumidor para uma loja ou invés de outras, o fator preço não era mencionado como item relevante.
Muitas vezes o consumidor tinha consciência que o preço que estava pagando era um pouco mais caro, mas isto fazia muito sentido devido aos aspectos apresentados pela loja.
Isto é:
Como vimos no item anterior, tudo que o cliente possa captar pelos cinco sentidos (olfato, tato, visão, audição e paladar) é constantemente avaliado.
Assim, mesmo que inconscientemente, ele compõe um quadro completo sobre a personalidade ou a imagem que o cliente faz da loja.
Você precisa trabalhar isso, de outra forma, não tem como chamar a atenção de clientes para a loja.
De acordo com a imagem que é feita, o consumidor classifica a loja em um determinado conceito.
Após a classificação da sua loja na mente do consumidor, você terá ocupado um determinado espaço. E é bem provável que na próxima demanda daquele mesmo produto, novamente a imagem de sua loja seja a primeira a vir na mente. Isso é o que todos desejamos.
Por isso é muito importante pensar em todos os mínimos detalhes que compõe a operação de uma loja de varejo.
E para adequar todos esses aspectos citados e ocupar um lugar de destaque na mente dos consumidores, é extremamente importante escolher um nicho de mercado, uma segmentação de público.
Porque não se pode ser tudo para todo mundo.
Todas as lojas que pretenderam ser uma solução para todos, acabaram não atendendo bem à ninguém e se tornando uma segunda ou terceira opção na lista de escolha dos consumidores.
Quer saber como trazer clientes para sua loja?
Então, responda as seguintes questões:
Pense nisso e da próxima vez que entrar na sua loja, procure ver com os olhos e demais sentidos de um consumidor que está entrando pela primeira vez.
Procure ver a imagem geral da loja, as características físicas, as cores, os cheiros, os ruídos, o modelo de atendimento, e veja se tudo isto faz sentido para você.
Verifique se esta imagem está de acordo com o que você pensou quando montou sua loja. Ou se faz sentido com a mensagem que você está passando ao mercado.
Tente enxergar estes aspectos nas empresas concorrentes. Com certeza você passará a entender melhor os motivos de sucessos e fracassos de cada empreendimento.
Saiba mais: O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo
Agora que você já sabe como chamar a atenção de clientes para sua loja, que tal conhecer um ERP de varejo feito por quem entende desse ramo?
O Nérus tem um excelente custo benefício, além de contar com módulos específicos para diversos ramos de varejo, como Móveis e Eletroeletrônicos, Material de Construção, Moda e Calçados e Autopeças.
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