nerus
Área do cliente

Como manter um bom relacionamento com o cliente: tudo que você precisa saber para aumentar suas vendas

como manter um bom relacionamento com o cliente

 

como manter um bom relacionamento com o cliente

Estabelecer um bom relacionamento com os clientes é essencial para conseguir uma posição de destaque no mercado. A pergunta que não quer calar é:

“Quais são as melhores ferramentas e práticas para criar um laço com o consumidor e agregar valor a este relacionamento?”

Neste post, você vai ver como fazer a gestão do relacionamento do cliente usando as estratégias mais adequadas.

Veja também: Clientes Nérus tem conhecimento técnico e gratuito a seu dispor!

Como manter um bom relacionamento com o cliente: 3 dicas fundamentais

Você sabe qual a importância do relacionamento com o cliente? Então, confira algumas estratégias de relacionamento com o cliente que preparamos para você aumentar suas vendas!

1- Busque a empatia no atendimento

Investir em um atendimento empático é o primeiro passo para se relacionar bem com seus clientes. Ninguém gosta de se relacionar com alguém que seja antipático.

Sua empresa tem que ser querida, tem que ter alto-astral, ter gente feliz e de bem com a vida! Para implementar isto, basta ter em mente como você gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do seu cliente.

Um bom atendimento é aquele que tem foco no consumidor, não na empresa. Sem isso, não há como manter um bom relacionamento com o cliente.

Coloque-se no lugar do cliente.  Analise se o seu discurso está focado na empresa ou na real necessidade de servir o cliente.

Aqui entra o que chamamos do paradoxo do varejo. Se minha empresa se preocupa só em vender, as vendas só irão diminuir. Se passo a me preocupar com meus clientes e coloco a venda como uma consequência do bem servir, as vendas subirão.

Um atendimento empático é aquele que não pressiona o consumidor. Ao contrário disso, ele mostra para ele todos os benefícios que ele terá ao se relacionar com a empresa e adquirir seus produtos e/ou serviços.

Essa é uma das mais efetivas estratégias de relacionamento com o cliente.

Leia mais: 5 dicas incríveis para fidelização de clientes no varejo

2- Use a internet a seu favor

Quer saber como manter um bom relacionamento com o cliente? Ora, as novas tecnologias que foram disponibilizadas pela grande rede oferecem uma série de possibilidades para empresários que desejam se relacionar bem com seus clientes.

Uma das melhores formas de cultivar uma boa relação com os consumidores é por meio do e-mail marketing.

Esta é uma das ferramentas mais eficazes de marketing direto. Use o recurso para enviar ofertas que você sabe que interessarão ao cliente, pois são adequadas ao seu perfil. O e-mail marketing também é útil para oferecer descontos no mês de aniversário e informar o cliente sobre promoções exclusivas. As redes sociais também são uma forma excelente decomo manter um bom relacionamento com o cliente.

O Facebook, por exemplo, pode ser um bom canal para responder dúvidas dos consumidores e para divulgar promoções e lançamentos de produtos.

Muitas empresas também têm usado o WhatsApp para informar novidades e ou dicas de uso de seus produtos e serviços.

Outras empresas utilizam o SMS para mensagens diretas a seus clientes. Elas informam as promoções, o saldo do crediário e/ou para agradecem a visita que foi feita em sua loja. Tudo isso faz com que os clientes percebam que você realmente se importa com eles.

E esse é um dos principais motivos de se fazer a gestão do relacionamento com o cliente.

Leia também: Como uma gestão de clientes pode me ajudar a vender mais?

3- Garanta um pós-venda de qualidade

Muitas empresas não sabem como manter um bom relacionamento com o cliente porque se preocupam apenas em vender, esquecendo-se totalmente da etapa que vem após o pagamento do produto ou serviço.

Ao garantir um pós-venda de qualidade você fideliza o cliente que, além de fazer novas compras com sua companhia, certamente a indicará para a sua rede de contatos.

Práticas como um e-mail de agradecimento após a compra, ligação para saber se o cliente ficou satisfeito com o produto e envio de mala direta com cupom de desconto no mês do aniversário, por exemplo, fazem com que o consumidor nunca se esqueça da sua empresa.

Confira em nosso blog: Vantagens do CRM para a empresa: proximidade com seus clientes

O Nérus é um ERP para varejo completo e fácil de usar. Ele tem tudo que você precisa porque foi criado por quem entende de varejo. Além disso, ele tem um excelente custo benefício e uma série de recursos exclusivos e adaptáveis.


Agora que você já entendeu qual a importância do relacionamento com o cliente, conheça a série de e-books gratuitos Nérus e comece a pensar a Transformação Digital no varejo. O primeiro deles revela o poderoso “Cliente 4.0”. Clique aqui e baixe agora!

 

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross